Review – Yaiba – Ninja Gaiden Z
O mais novo jogo da franquia Ninja Gaiden, produzido por ninguém menos que Keiji Inafune, o criador de Mega Man, chega ao Playstation 3 e Xbox 360. Yaiba: Ninja Gaiden Z conta a história não de Ryu Hayabusa como estamos acostumados, mas sim de um personagem novo, Yaiba. Um ninja que foi derrotado por Hayabusa em combate quer sua vingança, bem no meio de um apocalipse zumbi (?!?).
História…
Basicamente umas duas semanas antes dos acontecimentos do jogo, o ninja Yaiba também conhecido como Ninja Kamikaze trava um duelo contra Ryu Hayabusa, o protagonista dos titulos anteriores da franquia,. Após ser brutalmente derrotado por Hayabusa, Yaiba é trazido de volta à vida pela sexy engenheira Monday da Forge Industries. Yaiba recebe um braço e parte do rosto totalmente mecânicos e passa a ficar sob comando de um homem chamado Del Gonzo, o dono da empresa.
Por ironia do destino, Del Gonzo e Yaiba nutrem um mesmo sentimento de ódio pelo mesmo alvo e se juntam para eliminar Ryu Hayabusa. Sem muitas explicações, o mundo está enfestado de zumbis e a missão de Hayabusa é eliminar essa ameaça para que o mundo seja salvo novamente, porem Yaiba não esta nem ai, ele só esta em busca de vingança.
Ninja Gaiden continua bonito…
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=sSAbvLMFEBE”]Os jogos da franquia Ninja Gaiden sempre fizeram sucesso pela sua jogabilidade e seus belos gráficos, em Yaiba: Ninja Gaiden Z não é diferente. O game possui belos gráficos focado num estilo cartunesco. As Vezes o game se parece com um anime de ação (desenhos japoneses). Os personagens são bem feitos e muito bem animados, a direção de arte do jogo fez um ótimo trabalho.
Retalhar zumbis é bom, mas cansa…
A jogabilidade de Yaiba: Ninja Gaiden Z é muito boa, tem um ritmo frenético nas lutas e as variações de golpes é enorme. Yaiba pode retalhar ordas de zumbis com sua espada ninja, pode desferir socos com seu braço cibernético e acertar vários inimigos ao mesmo tempo com sua corrente. Certos inimigos se tornam armas nas habilidosas mão de Yaiba apos serem derrotados, como nunchakus, canhões que atira granadas, além de várias outras coisas que se tornam arma nas mão do Ninja.
Algo que talvez possa não agradar ao fãs da franquia é a falta de ninjas no game, Yaiba só enfrenta zumbis e algumas maquinas que lançam misseis, o uníco ninja que trava um duelo com Yaiba é apenas o Ryu Hayabusa. E por falar nisso, Yaiba:Ninja Gaiden Z é um jogo que adora repetir inimigos, as vezes muda a quantidade e variação mas são sempre as mesmas caras conhecidas.
Em relação a dificuldade do game, é um assunto questionavel, pois hora fica muito fácil retalhar hordas de inimigos sem tomar um único dano e as vezes fica dificil você desferir um único ataque no inimigo. Isso porque o jogo poe tantos inimigos na tela, uns bem fracos e outros muito fortes que possuem ataques que Yaiba não consegue defender, e nessa tentativa frustrante de atacar e tentar se esquivar, é um game over atras do outro.
A câmera de Ninja Gaiden Z também não é das melhores, quando ha muitos inimigos na tela, a camera se afasta tanto que obriga o jogador a ficar procurando Yaiba no meio da bagunça que esta rolando na tela. Por outro lado, quando a luta é com chefes ou poucos inimigos, a camera cola em Yaiba, anulando a visao geral do cenário e confundindo bastante o jogador.
Piada sem graça…
Yaiba: Ninja Gainden Z é um jogo engraçado e bem humorado, mas tem horas que parece aquele seu amigo que conta a mesma piada e quer que vc continue rindo sendo que já perdeu a graça faz tempo. Ninja Gaiden Z é esse seu amigo…ele insiste naquele humor forçado, fazendo piadinhas sem graça para que o jogador abra um sorriso durante o jogo, mas isso não acontece…e parece que a partir da metade para o final do game as piadas simplesmente acabam, ninguém fala mais nada e vai mudo até o fim.
Resumindo…
Yaiba: Ninja Gaiden Z é um ótimo Hack’n Slash, tem seus problemas de camera e variação de dificuldade durante o gameplay mas ainda sim é legar espancar hordas de zumbi com seu braço bionico. É um jogo bem humorado mas peca por excesso em seu humor forçado. E se você não tem problemas em bater nos mesmos inimigos repetidamente ao longo do jogo…Yaiba: Ninja Gaiden Z ainda vale a pena.
Prós: Jogabilidade fluida – Belos Gráficos
Contras: Variações de dificuldade durante o jogo problemas com a câmera, inimigos repetitivos e humor forçado