CAPCOMNintendo SwitchNotíciaPlaystationPlaystation 4PLAYSTATION 5ReviewsXboxXBOX SERIES X|S

Review – Monster Hunter Rise (Xbox Series S/X)

A espera foi longa, mas o dia finalmente chegou, Monster Hunter Rise chega ao Playstation e Xbox após quase 2 anos de seu lançamento no Nintendo Switch, trazendo novas mecânicas, gráficos mais refinados e uma nova experiência aos Hunters, isso tudo sem perder a verdadeira alma do game.

História…

Em MH Rise temos um novo cenário, a vila de Kamura, muito linda, diga-se de passagem, com casas ao estilo japonês, várias árvores de cerejeiras, cachoeiras e é lar de poderosos guerreiros que há muito tempo enfrentaram o Frenesi que é quando as Feras saem do controle e começam atacar a vila. Esses guerreiros têm como dever proteger a vila de Kamura e derrotar os monstros de nível calamidade.

Seu personagem é recrutado pela guilda de guerreiros de Kamura para ajudar a combater esses monstros e proteger a vila e assim a história do game é contada, através de missões urgentes, conversas com o chefe da guilda após as missões liberam novas atividades, missões secundárias que contam mais um pouco do Frenesi e te dá oportunidade de batalhar com outras criaturas.

As missões principais se baseiam em Capturar ou Eliminar, para eliminar é mais fácil, pois consiste apenas em desferir um total de golpes que drene toda a vitalidade do monstro, não que isso seja uma tarefa fácil, estamos falando de Monster Hunter, aqui nenhuma missão é tranquila.

Mas quando se fala em missões de captura o buraco é mais embaixo, pois envolve pouco mais de destreza por parte do jogador, pois precisa dar bastante dano no monstro e preparar o momento certo para realizar a captura implantando armadilhas pelo cenário.

Jogabilidade…

Acho que para quem nunca jogou um game da franquia, é importante falar que Monster Hunter, como o próprio nome já diz, é um game de caçar monstros, sendo assim o game logo de inicio lhe oferece um leque de armas para usar, como espadas longas, bastões, machados, espadas e escudos, arco e flechas enfim, o que lhe adaptar melhor e escolher sua arma é apenas o começo, pois é preciso comprar itens para abastecer seu inventário para recuperar sua saúde, sua estamina, afiar sua arma, itens para criar armadilhas além de dar aquela passada rápida na barraquinha de delícias para comer alguma coisa, pois cada refeição lhe dá aumento de status, como força, aumento na velocidade, stamina e até em sua saúde.

É importante lembrar que é possível levar uma quantidade limitada de itens em seu inventário, itens de cura e estamina são sempre imprescindíveis, outro item que não pode falta é a pedra para afiar sua arma, pois com o uso, seu ataque vai enfraquecendo e não tira mais o mesmo dano. Armadilhas são um excelente recurso pois há missões que só terminam após capturar a fera mas já em missões normais, é possível realizar a captura com o inimigo enfraquecido.

Complicado, mas divertido…

Ao avançar nas missões básicas de Monster Hunter Rise, novas missões vão liberando com um grau maior de dificuldade e novos monstros vão aparecendo. E para se proteger, é preciso criar armaduras pesadas e armas que deem conta do recado!  Mas isso não é uma tarefa tão fácil, pois é necessário repetir a mesma missão diversas vezes para pegar as partes do monstro e em uma quantidade considerável, após coletar todo o material requisitado, é só levar no ferreiro da vila que ele monta a armadura com as partes do monstro para você. É uma tarefa chata, mas ao mesmo tempo gratificante e quando você olhar seu inventário já está com uma coleção de armaduras.

O mesmo processo é feito com as armas, o game até disponibiliza comprar armas no ferreiro, porém são as armas básicas sem nenhum status, diferente das que você pede ao ferreiro para fabricar. Dessa forma, é possível ir avançando com mais tranquilidade no game, porque vai chegar uma hora que será necessário fazer uma nova armadura e uma arma mais potente para encarar os monstros que vão ficando cada vez maiores e mais fortes!

Nova mecânica…

Em MH Rise foi introduzido no gameplay o Cabinseto, uma nova mecânica que funciona como um gancho que permite o jogador realizar grandes saltos, seja para alcançar lugares mais longes ou até mais altos. Essa mecânica é ótima para explorar o mapa e coletar itens de difícil acesso. Logo no tutorial o jogador tem direito a dois Cabinsetos, porém é possível coletar um terceiro, a cada salto, é preciso esperar um tempo de recarga.

Mas a grande sacada é utilizar o Cabinseto para atacar os monstros, isso ai, pois com o gancho é possível saltar sobre o monstro e desferir um golpe que dá bastante dano podendo deixar tonto, também é possível usá-lo para escapar das investidas dos monstros, se esquivar e encurtar a distância entre o jogador e o monstro. É uma ótima mecânica, sabendo usá-la faz toda a diferença.

Amicão e Amigato…

Sim, esses são os nomes que deram para os Palicos e Palamutes na versão BR e até que não ficaram ruins não! Os Amigatos sempre estão ao lado de seu grande companheiro caçador desde os jogos anteriores à Rise, sempre ajudando no combate, seja infligindo dano nos monstros, coletando itens ou até mesmo te curando, porém agora temos mais um amigo para levar com a gente nas missões, isso mesmo, o Amicão é de grande ajuda tanto no descolamento quanto no combate.

O jogador pode montar em seu Amicão e cruzar o mapa bem mais rápido, eles também te ajudam no combate deixando o monstro tonto, tirando dano e outras coisinhas mais! É possível customizá-los e deixar de sua preferência, não há muita opção, apenas alguns modelos de pelagem, cores, tamanho das orelhas ou do rabo, colocar cicatrizes ou arranhões mas no geral é bem legal!

É monstro que não acaba mais…

A Capcom não economizou nos monstros em Monster Hunter Rise e colocou um total de 66 criaturas, cada uma mais violenta que a outra pronta pra te devorar vivo! Dragões voadores que cospem fogo como o Rathalos ou outros dragões do tipo elétrico como o Astalos, temos o grande macaco Super Sayajin Furious Rjang, Diablo, Valstrax, monstros clássicos retornam como Gore Magala, Kushala Daora, Khezu entre outros e temos a adição de outros monstros como é o caso do grande Magnamalo!

Todos os monstros são superfortes, super-resistentes e prontos para acabar com seu personagem no menor descuido possível. Há missões que é preciso derrubar não só um desses monstros, mas as vezes dois, o caos se instala quando você está enfrentando um monstro e o outro aparece para participar da brincadeira! É nessa hora que o jogador põe a habilidade de Hunter à prova.

Um mundo bonito e vivo…

Com sua chegada aos consoles Playstation 5 e Xbox Series, Monster Hunter Rise ganha sua versão definitiva com um grande detalhamento visual, mais fluidez, texturas de alta qualidade nos objetos, nos cenários e principalmente nos monstros. O game pode ser rodado a 4K com uma taxa de 60FPS, não há demora nas transições de tela, MH Rise está bem otimizado.

O nível de detalhamento nos mapas de Monster Hunter Rise é incrível, há grama tremulando com o vento, há insetos, há todo um ecossistema vivo, com pássaros e outros monstros vivendo suas vidinhas em paz. Temos desde florestas densas, passando por cachoeiras e até montanhas vulcânicas, isso com um gráfico belíssimo. A Capcom está de parabéns novamente!

Resumindo…

Monster Hunter Rise para console é a versão definitiva para todos os caçadores! O game traz novas mecânicas, uma lista enorme de monstros, alguns são caras novas e outros já são bem conhecidos pelos fãs da franquia! Rodando a 4K e 60FPS, MH Rise transborda fluidez e um visual incrível, a jogabilidade que acompanha o game não mudou, mas temos novidades como o Palamute ou amicão para os mais íntimos (rs!), são cachorros, que assim como os Palicos ou amigatos, te ajudam nas investidas contra os monstros, também podem ser montados para chegar no objetivo mais rápido ou até mesmo para fugir.

A dificuldade do game e o menus nada atrativos são marcas da franquia, porém esses fatores podem afastar novos jogadores que desejam se aventurar em caçar essas criaturas colossais, mas para quem é fã de longa data do game vale muito a pena.

Nota: 8,5

Prós:
Visual incrível
Lista enorme de Monstros
Amicão
4k e 60FPS
Novas mecânicas na jogabilidade

Contras:
Demora muito para criar armaduras e armas
Tutoriais nada convidativos
Dificuldade pode afastar novos jogadores.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo