A Konami lançou recentemente a nova edição do seu game de futebol, PES 2014 chega na atual geração com gráficos impressionantes e uma jogabilidade muito mais aprimorada dentre os jogos anteriores da franquia. O game chega ao Brasil custando R$ 179 a versão de Playstation 3 e a versão de Xbox 360 R$ 199.
Controle de bola mais realista
Todos nós sabemos que a rivalidade entre os fãs mais fervorosos domina quando se fala em jogabilidade entre PES e FIFA. Mas posso dizer com todas as palavras que este ano Pro Evolution Soccer 2014 não veio para ficar em segundo lugar. Sua jogabilidade se aproxima cada vez mais com o realismo.
Muita coisa mudou desde sua versão do ano passado, a movimentação da bola é bem mais realista e tira aquela sensação que a bola era puxada por um ima ao se aproximar do jogador. A bola está totalmente solta em PES 2014, o que torna mais difícil o domínio da pelota. Destruir seus adversários com dribles desconcertantes também não é tão fácil assim, pois como falei, é preciso ter um bom domino para que o outro time não roube a bola e comece um contra-ataque fulminante.
Outra novidade é que agora o jogador pode escolher a direção que fará o lançamento da bola através de um cursor, porém se torna um pouco difícil fazer isso enquanto corre e presta atenção para que não perca a bola.
Esbarrões e carrinhos
Graças a Fox Engine (criada pela a equipe de Hideo Kojima para o novo Metal Gear Solid), PES 2014 está muito mais próximo do futebol real. O contato físico é mais real e as tentativas de roubar a bola estão mais eficientes, mesmo que não funcione sempre, atrapalha o jogador adversário fazendo com que ele erre o passe ou isole a bola na hora de uma finalização.
O desarme é uma das grandes inovações que PES 2014 trás,porém esse desarme pode ser considerado uma faca de dois gumes porque ao mesmo tempo em que pode ser totalmente eficaz para o jogador que está defendendo como pode também adiantar o lado do atacante adversário pois basta um leve drible para o lado e o defensor estará no chão desolado.
Outra grande mudança de PES 2014 está nos sistema de passes, dribles e chutes. Os passes de bola tem que ser feitos com mais precisão e assim como o chute, é preciso medir a força que que será realizado, pois se apertar muito forte o botão, a barra de força encherá por completo e o jogador nunca alcançará a bola. É preciso também prestar a atenção pra onde esta tocando a bola, pois muitas vezes, apenas apertar o botão de passe faz com que se jogue a bola para lateral ou até mesmo para o time adversário.
[youtube_sc url=”http://youtu.be/foGfXQ73jHw”]
O passe longo foi o que mais me chamou a atenção, pois ele é bem eficiente e realista. Os passes são bem executados e faz com que se acostume com a barra de força na hora de fazer aquele contra-ataque.
O sistema de chute de PES 2014 continua com o problema de dosagem, pois você nunca sabe o quanto de força botar para poder fazer com que a bola balance as redes. Muitas das vezes o jogador parece estar desnutrido de tão fraco que é o chute ou com tanta raiva que parece que vai jogar a bola para fora do estádio.
Cobranças de falta e escanteios estão mais fáceis
[youtube_sc url=”http://youtu.be/gJDAEjXIpbw”]
PES 2014 traz uma experiência inédita a franquia para as cobranças de bolas paradas. Agora na hora de bater uma falta ou um escanteio, uma linha pontilhada aparece, dando uma direção á bola.
Já nas cobranças de pênaltis a linha pontilhada não aparece mas um cursor indicando a direção da bola é mostrado na tela, com esse recurso o jogador pode escolher o canto onde quer chutar.
Modos de jogo
PES 2014 não apresenta muita novidade de modos de jogo em relação as versões anteriores. A grande novidade aqui é a Copa Libertadora das Américas que é exclusiva do título.
No titulo desse ano temos os modos Rumo ao Estrelato, a Liga Master, Libertadores e UEFA Champions League e os campeonatos de cada pais, alem de muitos outros campeonatos que já vinham das edições anteriores.
Problemas de com direitos de imagens
Novamente a Konami peca ao trazer alguns times desatualizados e personagens que não parece nem um pouco com os jogadores reais. Isso sem falar no descaso total com a seleção Brasileira que conta com o uniforme principal Verde e o reserva Branco.
PES 2014 para brasileiro ver
Porem o trabalho feito com o campeonato brasileiro está incrível, todos os times deste ano estão na competição além de contar com os comentários incríveis de Sílvio Luis e Mauro Beting.
Resumindo…
PES 2014 trás muitas mudanças boas na série e mostra que a Konami quer tomar o primeiro lugar dos games de futebol novamente. A movimentação dos jogadores em campo é bem menos artificial e a nova física faz com que os sistemas de passes e de colisão estejam mais realistas.
Os gráficos estão incríveis, mas por conta de tanto detalhamento a queda de frame acontece em alguns momentos durante as partidas e quase sempre durante as animações. Além de alguns bugs que parecem ter sido trazidos de outros títulos da franquia.
Boa noite!
Gostaria de saber como faço para adiantar alguns jogadores dentro da minha formação (Ex: Colocar meu atacante bem próximo ao goleiro rival)
Wesley, na verdade é bem simples. É so vc colocar o cursor sobre o personagem e arrastar até onde vc quiser. É a mesma coisa de substituir os jogadores.
Espero ter ajudado. ^_^