Reviews

Review: Tales of Symphonia Remastered

Após 20 anos de seu lançamento para o GameCube, a BandaiNamco achou que era hora de reviver esse clássico que na época foi grande alvo de elogio, seja pelos seus gráficos em cel-shaded ou pelos personagens carismáticos, seu enredo e a dublagem também foram muito bem recebidos na época, porém será que o game ainda tem espaço dentre tantos outros títulos de JRPG no cenário atual? É isso que vamos te falar nessa análise de Tales of Symphonia Remastered.

História…

O Game se passa no mundo de Sylvarant e conta a história de Lloyd Irving, um jovem que mora em pequena vila com seus amigos conhecidos como Collete, a escolhida e Genis, o jovem Mago. Tudo corria muito bem, suas vidas eram bem tranquilas até que um dia seu pequeno vilarejo sofreu um ataque, pois havia pessoas procurando por Collete. Após um embate contra o Lorde Botta, o mercenário Kratos se intromete na briga e ajuda os jovens a expulsar os homens maus do vilarejo. Dessa forma Collete aceita seu destino como a escolhida e parte com seus amigos para encontrar com o Oráculo, Kratos promete que irá proteger Collete nessa aventura para salvar o mundo e descobrir segredos inimagináveis.

Gameplay…

Tales of Symphonia Remastered traz todo o conteúdo do game clássico de 2003, sua jogabilidade, seu combate permitindo realizar combos com outros personagens, usar botões para lançar magias ou utilizar botões para usar itens de cura, tudo isso em meio ao calor  da batalha pois seu sistema de combate é baseado em ação e não por turnos como na maioria dos JRPGs. O jogo também permitia realizar comandos de jogos lutas para lançar ataques especiais como é feito um Hadouken por exemplo (o famoso “C pra frente + Soco forte”).

Por ser um game que utiliza um sistema de combate baseado em ação e não por turnos, deveríamos ter personagens livres para se movimentar no cenário para escapar dos ataques inimigos, como vemos em nos jogos Rogue Galaxy e Final Fantasy XII de Playstation 2. Mas isso não acontecia aqui, em Tales of Symphonia os personagens só podiam se movimentar para frente, para trás e diagonal na tela, mesmo sendo um jogo totalmente 3D. Tudo bem, lá em 2003 podia não incomodar esse tipo de movimentação em batalha, talvez fosse até inovador para época, porém hoje, 20 anos após seu lançamento original esse sistema pareceu bem datado e travado se comparados aos sistemas de Actions RPGs atuais.

Gráficos…

Tales of Symphonia foi um dos games mais bonitos em sua época, bem colorido, gráficos bem parecidos com os de animes, fazendo uso da tecnologia cel-shaded, seus personagens eram bem bonitos, assim como seus cenários, porém hoje o game sofre com alguns problemas em relação a sua versão remaster. Suas cores não são tão vivas, há borrões e serrilhados bem aparentes durante a gameplay. A impressão que tenho é que deram uma boa lapidada nos personagens deixando-os bem bonitos e em HD mas deixando de lado os cenários que ficam bem borrados, pois a diferença fica bastante destacada.

Remastered…

Hoje as empresas estão trazendo diversos títulos do passado e estão remasterizando, é o mesmo jogo de 20 anos atrás e colocam com uma resolução HD, foi assim com Final Fantasy VIII, Final Fantasy IX e até mesmo o FFXII que foram lançados alguns anos atrás e não foi diferente com Tales of Symphonia. Na minha opinião, a BandaiNanco tem tecnologia e recursos para fazer um remake à altura do último título da franquia, o aclamado Tales of Arise, que se diga de passagem é um espetáculo à parte aquele jogo, um sistema de batalha muito bem desenvolvido e um gráfico extremamente polido. Era isso que os fãs estavam esperando no aniversário de 20 ano do game, talvez isso tenha decepcionado um pouco o público em geral.

Resumindo…

Se você é um fã da série Tales of, o título remaster de Symphonia não pode faltar em sua coleção ou se você é do tipo nostálgico esse game vai te trazer bastante lembranças de uma época que foi muito boa. Mas acredito que Tales of Symphonia Remastered não agrade um público mais novo ou até mesmo os jogadores mais antigos que jogam os títulos atuais, pois vão sentir bastante diferença nos sistemas de batalha.

Em relação a qualidade dos gráficos, a BandaiNamco deixou um pouco a desejar pois é evidente que deram um foco maior nos personagens e esqueceram um pouco os cenários que ainda estão bem borrados. O sistema de combate de 20 anos atrás também não ajuda muito pois é bem travado uma vez que você esteja acostumado com os jogos atuais. Uma coisa que me incomodou foi o fato do game não contar com textos em português, o que pode afastar mais ainda alguns jogadores.

Tales of Symphonia Remastered está disponível para Playstation 4, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.

Tales of Symphonia Remastered

Gráficos - 7
Gameplay - 7
História - 8
Remaster - 6

7

Bom!

Tales of Symphonia Remastered traz a sensação de nostalgia mas os 20 anos de idade acabam deixando o título bastante datado.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo