Lançado recentemente para PC, Xbox One, PlayStation 4, Xbox 360 e Playstation 3. Alien Isolation é um jogo estilo Survival Horror em primeira pessoa com ênfase em stealth desenvolvido pela Creative-Assembly e distribuído pela SEGA.
Uma odisseia no espaço…
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O jogo tem início 15 anos após o primeiro filme e a história começa com a visita de Christopher Samuels a Amanda Ripley que filha de Ellen Ripley (protagonista dos filmes) oferecendo a oportunidade de trabalhar em sua missão que consiste em investigar a estação de suprimentos Sevastopol que está passando por alguns problemas de energia.
Amanda se recusa mas Samuels, sabendo que Amanda procura por mais informações sobre sua mãe, diz que dentro da Sevastopol está o registro de voo da USCSS Nostromo, nave que sua mãe Ellen fazia parte da tripulação.
O enredo é clássico, algo que não é muito inovador, mas para quem assistiu ou é fã da série de filmes Alien o torna incrível. Para compensar a história do jogo vai se desenrolando por logs e mensagens nos terminais de computadores e áudio-logs que você coleta pelo percurso. Se você quiser saber mais sobre o que aconteceu na Sevastopol é imprescindível que você encontre esses logs.
Gráfico, som e música e ambientação.
Já nas cutscenes é possível perceber que se trata de um jogo feito para as novas gerações de consoles. Os gráficos são surpreendentes. Percebe-se a pele molhada de suor, pintas e até mesmo os poros dos personagens. Os designers se preocuparam até mesmo em definir detalhes como o desgaste nas roupas (desfiados, desbastados etc.).
O gráfico ingame é muito bom até mesmo na geração passada o que conta muito para aqueles que ainda não dispõe de um console da nova geração. Mas como tudo tem seu preço, percebe-se a queda de frame rate durante as cutscenes até mesmo nos consoles de nova-geração.
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O jogo está em português o que já é uma tendência hoje em dia. A dublagem é boa, mas o lip sync deixa um pouco a desejar. O volume das vozes oscila durante o jogo o que me fez jogar com a legenda habilitada para não perder algumas falas. A trilha sonora foi extraída diretamente dos filmes, as músicas têm o papel de aumentar o suspense e a tensão durante.
O som ambiente do jogo faz com que tudo fique mais tenso. Os efeitos sonoros são incríveis e imersivos. A jogabilidade é boa, você pode abaixar, andar abaixado, espreitar correr e interagir com objetos, mas a Amanda não pula o que é chato às vezes. O jogo tem uma duração ótima pros tempos de hoje, podendo chegar a 20 horas de gameplay dependendo de como se joga. Se você for um explorador destemido se prepare para passar muitas horas jogando.
A ambientação do jogo é excelente, você realmente se sente dentro de uma estação semiabandonada. Problemas elétricos e estruturais, a impressão de que pessoas saíram às pressas do local e rangidos fazem com que você fique totalmente imerso na atmosfera.Tudo foi cautelosamente planejado para se parecer com o ambiente do filme. Terminais de computadores e até mesmo os objetos em cima das mesas são idênticos ao filme. Vale até assistir os filmes antes de jogar para ir se acostumando com a atmosfera.
Sobreviver é a única regra.
O jogo é absurdamente escuro, te obrigando a usar lanterna e sinalizadores a maior parte do tempo. A lanterna funciona com baterias não-recarregáveis, por isso fique esperto, pegue todas as baterias que conseguir e não a use a lanterna a todo o tempo, pois além do problema da bateria você pode chamar atenção de algum inimigo. Não há muita variedade de inimigos. Basicamente são humanos, androides e aliens. Sinceramente, para o ambiente do jogo nem precisa de mais.
A estação Sevastopol está mergulhada no caos e as pessoas estão com medo e preocupadas. Não há suprimentos, a lei e a ordem ruíram. Não é difícil perceber que o que está acontecendo ali não é uma simples falta de energia. Todos na estação estão neuróticos e nem todos estão dispostos a dividir suprimentos com estranhos, muito menos confiar neles com assassinatos ocorrendo. O melhor que se pode fazer é se esconder.
Os humanos dispõem de um arsenal variado e na maioria das vezes portam arma de fogo por isso não é uma boa ideia confrontá-los abertamente. Os androides, no jogo chamados de Working Joe ou Joes Trabalhadores tiveram sua programação corrompida e se desviaram de suas funções, alguns se tornaram violentos e imprevisíveis. Os androides não possuem armas de fogo e não correm. São fáceis de despistar e fugir, mas são fortes no corpo-a-corpo, por isso não é uma boa ideia tentar enfrenta-los de perto.
Já os aliens… bem os aliens eu vou deixar que vocês descubram por si só. Não vou quebrar esse suspense que o jogo propõe.
A dificuldade: Me ame ou me odeie.
A dificuldade do jogo é alta para os padrões de hoje. Aqui não existe espaço para “rambos” OK? Sair correndo e atirando é suicídio. Basta somente 2 ou 3 tiros e você já era! A inteligência artificial dos inimigos é excelente. Os inimigos não caem no mesmo truque sempre e até mesmo aprendem com sua forma de jogar. Você tem que ser esperto para conseguir despistá-los depois que eles te detectam.
Não existe sistema se checkpoint, o que torna o jogo mais desafiador. Você só pode salvar em pontos específicos. Se morrer, volta para o ultimo save. Muito frustrante as vezes e pode desencorajar você a explorar a estação. Imagine só depois de uns 15 minutos explorando e coletando itens, morrer e ter que fazer tudo de novo.
Existe um sistema de craft bem intuitivo e fácil. Coisa que você vai precisar muitas vezes no jogo para criar diversos itens para te ajudar a sobreviver nesse ambiente inóspito.
Considerações finais.
Alien siolation me surpreendeu pela qualidade e pela proposta. O jogo fugiu dos padrões dos jogos atuais onde tudo é muito fácil. Jogadores casuais vão achar o jogo um tanto difícil. Esse jogo definitivamente foi feito para fãs de stealth. Se seu estilo é correr atirando, você pode se frustrar.
Nota: 8,7
Pros: Gráficos bons até nos consoles da geração passada, efeitos sonoros incríveis, ambientação excelente.
Contras: Problemas com as vozes, queda de frame rate nas cutscenes.