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Review – Onimusha: Warlords

Originalmente lançado em 2001, Onimusha: Warlords é um clássico game do Playstation 2, mas para alegria dos jogadores, a Capcom decidiu finalmente lançar esse remaster para Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch e no PC.  Esta versão inclui a história de vingança dramática e intensas batalhas de espada do jogo original, controles melhorados, resolução wide (assim como a 4:3 original), nova trilha sonora e mais. 

História

Onimusha Warlords é baseado na era do Japão Feudal e conta a história do samurai Samanosuke Akechi e da ninja Kaede numa missão para resgatar a Princesa Yuki, de uma legião de demônios que invadiram o Castelo de Inabayama. Ambos os personagens são jogáveis, embora Samanosuke seja o que ocupa mais tempo.

Samanosuke precisa enfrentar Oda Nobunaga e seu exército, evitando que demônios tomem conta do nosso plano terrestre.

Gameplay

O ritmo dos combates de espada é ágil e pede respostas rápidas do jogador, enquanto o cenário com câmeras fixas, algo bem marcante dessa época (o game utiliza a mesma engine de Resident Evil do final da década de 90). Onimusha Warlords possui uma jogabilidade bem mais pausada, que em vez de combos, se concentra mais em bloqueios, contra-ataques e timings.  Os controles são simples, um botão para ataques, um botão para usar magias, um para defesa, um para mirar em um inimigo, um para usar armas de disparo e por fim um que permite sugar almas dos demônios com o Oni Gauntlet.

 

O gameplay ganhou um balanceamento mais interessante, pois além do clássico controle em tanque essa nova versão a jogabilidade foi adaptada aos analógicos, com movimentação livre. Mas se você é fã do sistema original de controles, também poderá jogar exatamente como no jogo de 2001.

Felizmente o jogador não está preso a antiga mecânica de movimentação no estilo “tanque”, porém é bom tomar cuidado toda vez que a câmera muda de perspectiva, pois é necessário que você mude a sua orientação. Pequenas melhorias também podem ser vistas em detalhes como na troca de armas durante os combates. Resumindo o gameplay é essencialmente o mesmo, apenas com a adição de algumas melhorias.

Os puzzles seguem o formato original, com vários quebra-cabeças interessantes ao longo de sua exploração pelo castelo onde se passa o game. 

 

 

Gráficos

Graficamente, Onimusha Warlords está exatamente como o game original.  A Capcom aplicou um aumento na resolução que passou a suportar o verdadeiro widescreen permitindo uma visualização mais nítida aos padrões de hoje. Além disso, as texturas do jogo foram retrabalhadas, mas a remasterização não vai muito além disso.

As animações (cutscenes), por exemplo, poderiam ter recebido mais polimento, mas a capcom aparentemente limitou-se a cumprir os serviços mínimos de uma remasterização. Já os personagens sofreram uma melhoria gráfica satisfatória, pois eles não parecem borrados durante o andamento o jogo.

Áudio 

A parte sonora do game recebeu poucas alterações, está visivelmente mais claro e de melhor qualidade que o game original. As dublagens são as mesmas do game original, com opções para jogar com as dublagens em japonês ou em inglês. O ponto fraco ficou por conta da falta de sincronização labial em diversos diálogos dos personagens.

As músicas do game continuam excelentes e imersivas, com direito a um silêncio nos momentos de mais suspense.

Conclusão:

Mesmo com problemas mencionados e a falta de esforço da Capcom em trazer grande melhorias nesse remaster, Onimusha: Warlords é um jogo bastante divertido, sobretudo porque não existe nada como ele hoje em dia. Faltou a Capcom também modernizar alguns pontos como, por exemplo, as cutscenes e os diálogos. Não dá para pular ou avançar.  Toda vez que você morre e tem de repetir um determinado trecho precisa ver todos os acontecimentos de novo sem poder avançar.

A remasterização de Onimusha Warlords traz uma nostalgia para quem jogou o clássico na época e também é uma oportunidade para quem nunca jogou a franquia finalmente conhece-la. Um dos grandes pontos positivos de Onimusha é sua jogabilidade. Enquanto antes tínhamos os mesmos controles de Resident Evil, agora temos mais liberdade. 

No PC o jogo é vendido por R$ 39,99 na Steam. Já para Xbox one por R$ 61, e a Sony e está vendendo mais caro, por R$ 71,50. 

Nota: 6.5

DATA DE LANÇAMENTO: 15/jan/2019
DESENVOLVEDOR: CAPCOM CO., LTD
DISTRIBUIDORA: CAPCOM CO., LTD

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

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