.Nintendo SwitchNotíciaPCPlaystationPlaystation 3Playstation 4ReviewsXboxXbox 360Xbox One

Review – FIFA19

Desenvolvido pela Frostbite™, o FIFA 19 da EA SPORTS™ oferece uma experiência dentro e fora do campo. Liderado pela prestigiosa Liga dos Campeões da UEFA, o FIFA 19 oferece recursos avançados de jogada que permitem que você controle o campo em cada movimento e oferecem maneiras novas e incomparáveis de jogar, incluindo um final dramático para a história de Alex Hunter em The Journey: Champions, um novo modo no sempre popular FIFA Ultimate Team™ e muito mais.

A grande novidade de FIFA 19, conforme descrito acima é a introdução das competições da UEFA Champions League.  Depois de vários anos a EA Sports conseguiu retirar um dos maiores trunfos da concorrência: o licenciamento UEFA. Vamos ao que realmente interessa e confira a nossa análise do game…

Modos de Jogo

A Jornada – Neste modo que damos por concluída a nossa aventura com Alex Hunter, que desta vez conta com participações mais ativas de Danny Williams e Kim Hunter. Esse modo mantém o mesmo estilo de FIFA 17 e FIFA 18, com várias cutscenes, treinos e jogos.

No geral a narrativa da história continua bem simples, mas mantém você focado por um bom tempo. Alex Hunter continua a ser o principal protagonista dessa história, mas você também tem a opção de seguir com Danny e Kim. Hunter viaja para Espanha e sonha conquistar o 14º troféu pelo Real Madrid (mudança de Alex Hunter para o Real Madrid é obrigatória), enquanto que Danny Williams quer a todo o custo colocar o seu nome no mapa e Kim Hunter luta por um lugar  na seleção feminina dos Estados Unidos. A história dos três converge para o tão aguardado final, numa história repleta de drama, desilusões, mas também vitórias e alegrias. Durante o decorrer da história o jogo recomenda quando o jogador deve alterar para outro personagem para seguir o curso natural da história.

FIFA Ultimate Team – É o modo mais popular de FIFA e onde os jogadores passam a maior parte do tempo.  Este modo apresenta algumas novidades para os fãs da franquia. Primeiro, há Divisions Rivals, um novo modo de partida online, uma competição semanal entre jogadores com o mesmo nível de habilidades que dá a você uma chance de ganhar recompensas FUT. A Liga dos Campeões da UEFA terá uma grande influência no FUT 19 já que o conteúdo em tempo real é lançado dentro do modo, refletindo o progresso real do campeonato. 

As primeiras partidas vão servir para definir a sua habilidade, e depois serão atribuídos a uma divisão. Depois disso irão disputar partidas para ganharem recompensas semanais.

Existe um novo modo que é precisamente a Champions League (Liga dos Campeões), permitindo recriar toda a experiência da competição desde a fase de grupos até à ansiada partida final. Os Elementos oficiais da UEFA como ,por exemplo, o  design, insígnias, bolas,  troféus  e os logotipos e o  icónico tema da Champions, estão presentes.

Modo de Partida Rápida – Aqui vamos encontrar uma série de novidades, incluindo algumas opções que mudam completamente as regras do futebol. É possível especificar que apenas gols de fora da área ou de jogadas aéreas irão valer. Também existe a possibilidade de jogar sem regras ou o time que marcar um gol perderá um jogador. Essas propostas de modo de jogo são bastante divertidas ainda mais para jogar com os amigos.

O licenciamento da Liga dos Campeões

Esse é o grande trunfo e diferencial de FIFA19, pois o principal torneio de clubes do mundo está presente e EA soube tirar proveito disso estendendo a licença a vários modos do game. É possível jogar a liga dos campeões em um modo específico, conforme informado anteriormente.

Jogabilidade

FIFA 19 tem uma das melhores jogabilidades da história da franquia. O nível da inteligência artificial de um modo geral foi melhorado em comparação ao FIFA 18. O controle da bola aérea, o cabeceio, a movimentação dos jogadores, o domínio de bola, a execução de passes e as finalizações todos esses itens foram aprimorados.  Essas melhorias permitem aos jogadores criarem jogadas mais impressionantes.

A maior mudança fica pela adição da finalização calibrada. É a principal novidade do game e tende a ser um tanto complexo de ser dominado. Ele funciona da seguinte maneira: quando o jogador quiser chutar ou cabecear ao gol, seja em bola corrida, ou depois de um passe ou cruzamento, ele aperta uma vez o botão de chute e, em seguida, precisa pressionar o botão outra vez mesmo antes do jogador tocar na bola. Se conseguirem com o timing correto, o resultado será uma conclusão mais forte e precisa ao gol. No entanto, caso a jogada dê errado existe grande possibilidade de a finalização sair de forma desastrosa.  EA incluiu uma opção nas definições para desativar /ativar essa funcionalidade.

Sistema de táticas

Uma das novidades mais funcionais de FIFA 19 é o novo sistema de táticas, que permite ajustar com maior facilidade o comportamento das equipas. 

Esse tipo de mudança está mais perceptível em “FIFA 19” e quem dominar a troca em tempo real de estratégia tende a levar uma vantagem considerável em partidas contra adversários mais difíceis. Você pode personalizar o comportamento que seu time terá em determinados   momentos da partida seja no ataque ou na defesa.  O novo sistema de táticas é bem superior comparado ao FIFA 18. Agora o sistema funciona de forma mais correta, de acordo, com as suas configurações.

Comentaristas e Narradores…

A dupla de Narração e comentarista é formada por Tiago Leifert e Caio Ribeiro. Um dos problemas encontrados nesse quesito é a a narração repetitiva que logo fica aparente com para os jogadores. 

Ouça um pouco dos comentários

Conclusão:

FIFA 19 apresenta algumas melhorias em relação ao seu antecessor, principalmente no que diz respeito aos modos de jogo e à aquisição da licença da Liga dos Campeões. Além disso, a qualidade gráfica, as animações novas durante o jogo, a jogabilidade excelente e até os festejos novos nas arquibancadas são sem dúvidas um grande espetáculo para quem adquirir o jogo. O game como um todo possui um grande pacote capaz de agradar aos jogadores com as mais variadas preferências.

Os pontos fracos dessa franquia é a ausência de clubes brasileiros, a narração repetitiva e alguns bugs tanto a nível de modos como de jogabilidade, mas nada que prejudique a nossa experiência. 

Nota:9

Data de lançamento inicial: 28 de setembro de 2018

Série: FIFA

Motor: Frostbite Engine

Estúdio: Electronic Arts

Modos de jogo: Um jogador, multijogador, Coop, Online

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Nintendo Switch, Xbox 360, Microsoft Windows

Desenvolvedores: Electronic Arts, EA Canada, EA Romania

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo