.NotíciaPCPlaystationPlaystation 4ReviewsSquare EnixSteamXboxXbox One

Review – Shadow of Tomb Raider

Enfim chegamos ao final da trilogia de Lara Croft, Shadow of Tomb Raider é o capitulo que encerra essa incrível saga que a Square Enix em conjunto com a Crystal Dynamics nos presenteou ao reviver a franquia. Uma Lara mais madura e selvagem enfrentando todo esse novo desafio, explorando ruínas e lutando contra uma grande organização chamada Trindade e tem como objetivo coletar artefatos para a dominação mundial. Ficou interessado? Então chega mais que a gente te conta.

Shadow of Tomb Raider já está disponivel para PC, PS4 e Xbox One.

História…

O game começa com nossa heroína partindo em uma nova aventura em busca de uma antiga Adaga que acredita ser dos Maias e que pode ter ligação com seu falecido pai. Porém, como nos outros games da séria, a Trindade também está procurando este artefato. O que a Trindade não esperava era que Lara tinha chegado antes. Com medo que a Trindade tentasse roubar a Adaga, Lara retira o artefato do templo e sente um grande tremor.

Segundo a profecia, a Adaga Maia estava ali juntamente para proteger o mundo de grandes catastofres e uma vez retirado o objeto, o mundo sofreria as consequências. O que você fez heim Lara?!? Uma vez responsável por tal erro, Lara precisa consertar as coisas o mais rápido possível se não o mundo que conhecemos hoje em poucos não existira mais.

Uma Lara brutal…

Shadow of Tomb Raider é o game mais violento e sombrio da séria, aqui vemos uma Lara mais adulta, mais experiente e que sabe das suas responsabilidades, portanto não pode deixar que a Trindade alcance seu objetivo. O novo game trás uma séries de novos movimentos furtivos possibilitando diversas maneiras de Lara eliminar quem está em seu caminho de forma silenciosa e mortal.O game se passa no Peru e Lara enfrenta florestas densas e ruínas escuras, o que ajuda bastante na hora de abater os inimigos sem chamar a atenção.

Lara se torna realmente uma sombra nesse novo game pois os cenários te ajuda bastante a jogar no melhor estilo Metal Gear, pois é possível criar armadilhas para os inimigos, subir em galhos de arvores e pular em cima dos seus adversários, se camuflar na lama e efetuar um ataque surpresa mas o meu preferido é quando Lara está em cima de um galho de arvore, amarra uma corda na ponta da flecha, ao dispara-la, a flecha fica presa no inimigo então Lara pula da arvore deixando o corpo pendurado na arvore, essa é apenas uma das formas de se aniquilar os soldados da Trindade.

Mas se você é do tipo que gosta de fazer barulho também não tem problema, Lara conta com um arsenal de respeito durante a jogatina e você vai se sentir o Rambo feminino.

Que jogo lindo…

Desde o primeiro game lançado em 2013, o reboot da série trouxe belos gráficos, uma Lara mais jovem, cenário belíssimos, já no segundo game a Crystal Dynamics se manteve sua qualidade e trouxe Rise of Tomb Raider, com cavernas, montanhas e geleiras para Lara escalar e tudo isso com um gráfico absurdamente bonito e agora em Shadow of Tomb Raider não podia ser diferente. O titulo que encerra a trilogia é o mais bonito entre os três, a floresta peruana é um show a parte, cachoeiras belíssimas, o efeito de água está incrível.

Lara está toda hora se sujando de lama, seja para se camuflar ou porque simplesmente rolou no chão para se esquivar de um possível ameaça. Porém tem horas que parece que o game não renderiza e alguns momentos o gráfico deixa a desejar um pouco, má programação por parte dos desenvolvedores talvez mas isso não irá estragar a sua experiencia de jogo.

Algo legal a se notar é como Lara mudou fisicamente desde o primeiro game, em Shadow of Tomb Raider é possível ver que a nossa heroína não tem mais aquela carinha de menina do primeiro game, da pra notar a passagem de tempo e ver uma Lara mais madura.

Fase da água…

Sim, temos a fase da água, pra falar a verdade Lara nada bastante neste terceiro game. Há diversas situações em que é preciso mergulhar para coletar algum objetos no fundo de lagos ou precisará atravessar cavernas totalmente submersas e é ai que mora o perigo e o desespero, pois há diversas ameaças submersas como enguias e cardumes de piranhas que estão ali para tira o seu sossego e como se isso não bastasse há pouquíssimos lugares para Lara recuperar seu folego, causando uma sensação quase claustrofóbica no jogador, sério, você se sentirá um nervoso e fará de tudo para tirar a senhorita Croft de lá o mais rápido possível. Shadow of tomb Raider definitivamente não para corações fracos.

Perigosa e Mortal…

Ao longo do jogo, Lara vai passando por diversas situações de perigo, como fugir ou matar algum animal selvagem, lutar contra a trindade, escalar montanhas, atravessar cavernas submersas enfim, muita coisa mesmo e isso lhe rende pontos de habilidade, quanto mais pontos você adquirir mais letal Lara vai ficando, podendo produzir flechas envenenadas, balas explosivas, melhorar sua visão e percepção do ambiente.

Como nos títulos anteriores, suas armas também sofrem modificações deixando elas melhores, as vezes os upgrades nas suas ferramentas se faz necessitário para resolver um puzzle ou simplesmente para atravessar uma certa área do game. Se você é gosta de puzzles, vai adorar Shadow of Tomb Raider, pois como é de costume, o game trás diversos desafios que te obrigam a para uns minutos para estudar o local e pensar a melhor forma de resolve-los para prosseguir no jogo.

Shopping na floretsa…

Para quem jogou Rise of Tomb Riader sabe que tinha um soldado em cima da montanha que lhe vendia alguns itens e armas, então, em Shadow of Tomb Raider também existe alguns comerciantes que podem lhe vender itens bem interessantes, como veneno para suas flechas, recursos como madeira e óleo para aprimorar suas armas, algumas armas que você não encontra durante o jogo e algumas roupas.

Em relação as roupas, o game trás bastante variedade, como o visual do Tomba Raider e de Rise of Tomb Raider, além das skins classicas do PSOne, exatamente, a Lara quadradona porém ela destoa um pouco com o cenário. O legal aqui é que Lara pode encontrar esses comerciantes em alguns lugares durante a campanha e cada um tem seus próprios itens, também é possível vender alguns itens que você vai coletando no caminhos, pedras preciosas podem rendem uma boa grana.

Todo mundo se entende…

Mais uma vez a SquareEnix trás o game totalmente em português brasileiros, com menus, descrição dos itens e legendas. Além do game estar totalmente dublado porém algo que incomoda um pouco é como todo mundo se comunica no game. Lara fala o português alto e claro e os habitantes da região falam outro idioma e durante as conversas todo mundo se entende e isso fica bem esquisito.

Algo parecido aconteceu na campanha de Tekken 7 da Bandai Namco,
onde cada personagem fala seu idioma nativo e todo mundo se entendia. Acredito que isso tenha sido um dos pontos negativos em relação ao trabalho de dublagem do game, fora isso os efeitos sonoros são excelentes, o som ambiente da floresta de uma sensação de imersão bem profunda.

Resmundo…

Shadow of Tomb Raider cumpre bem o seu papel encerrando de maneira incrível sua trilogia. Exibindo lindos gráficos, uma atmosfera bem mais pesado em relação aos dois títulos anteriores. A Lara mais adulta deixa o game com um clima mais sério e isso é muito bom. O game trás também novidades em sua jogabilidade deixando a heroína mais letal do que nunca, novas animações de finalizações e também novas mecânicas de criação de item e comercio.

O fato do time de dublagem não ter corrigido ou alterado o idioma nativo faz com que os diálogos em certas partes no game se parece bem estranho mas nada que estrague sua experiência. Shadow of Tomb Raider é essencial para quem já jogou os dois primeiros games da trilogia e curte uma boa aventura.

Nota, 9,0

Prós:
Jogabilidade renovada
Gráficos lindos
Atmosfera mais séria
Novidades são bem vindas

Contra:
Problemas de renderização em certos pontos
Diálogos com idiomas diferentes onde todo mundo se entende.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo