.Nintendo SwitchNotíciaPCPlaystation 4PLAYSTATION 5ReviewsXbox OneXBOX SERIES X|S

R-Type® Final 2 – Review

Introdução

Pela primeira vez em quase duas décadas, você pode experimentar o R-Type Final 2. A sequência de R-Type Final recebeu o seu financiamento, após uma campanha no Kickstarter. Isto porque em 2019, sem aviso, a Granzella Inc., uma empresa constituída por ex-membros da Nazca, da Irem Corporation (a criadora dos jogos R-Type originais) e Kazuma Kujo, o criador de Metal Slug, R-Type Delta e o R-Type Final original, unirem esforços e lançaram uma campanha no Kickstarter (maior site de financiamento coletivo do mundo e que busca apoiar projetos inovadores. O site foi fundado em 2008).

Para os não iniciados, o R-Type original era um Shoot ‘em up de rolagem horizontal onde você controlava a nave R-9A Arrowhead, que em busca de paz para a raça humana, luta contra o império Bydo.

Jogabilidade

O jogo é jogado de forma lenta e estratégica, e embora haja muitos inimigos sua batalha para progredir também será contra o cenário e o ambiente. Jogar R-Type Final 2 é revisitar indefinidamente as fases/missões refinando sua rota e gradualmente começando a se antecipar a quaisquer surpresas que surgirem. Não se deixem enganar, pela dificuldade mais baixa, o desafio continua para qualquer nível, seja iniciante, intermediário ou expert deste gênero.  O jogo continua a apostar na dificuldade extrema e com toda a certeza você vai ver a palavra “Game Over” diversas vezes. Além da atribuição de vários créditos quando é iniciada uma nova partida, o jogo também evolui conosco. Se a nossa prestação melhora, o jogo coloca menos obstáculos, se com o tempo as nossas expedições atingem melhores resultados, o jogo colocará mais ameaças para conquistar. Outro ponto de destaque é que  se você perder não aparecerá magicamente no mesmo lugar, como acontece em outros títulos. Em vez disso, você retornará ao último checkpoint, totalmente vulnerável. 

R-Type Final 2 apresenta uma escolha incomum no que diz respeito à tela. A câmera se inclina para cima e para baixo levemente conforme você move a nave, o que significa uma mudança modesta nos recursos 3D que envolvem o plano de jogo 2D do jogo. Embora este seja um jogo 3D no sentido estético, a jogabilidade ainda opera em 2D. Portanto, é muito importante que a colisão com objetos de nível seja claramente mensurada e marcada. Na maioria das vezes, a colisão de nível faz sentido, mas há alguns casos em que realmente não é óbvio.

O jogo permite adquirir 99 naves, que podem ser modificadas com cores e decalques.  Os jogadores poderão desbloquear estes veículos espaciais, acumulando materiais que receberão no final de cada missão. Missões em dificuldades mais elevadas também abrem caminho para novas áreas, e oferecem melhores recompensas, o que incentiva os jogadores evoluírem com os seus progressos.

Gráficos

Mantendo os cenários escuros que marcaram a franquia, este retorno do R-Type possui um belo estilo visual. Todos os cenários do jogo estão carregados de detalhes e carisma que os separam imediatamente uns dos outros, mas que nem por isso deixam de ter seus problemas. O mais perceptível é a iluminação, pois a apesar de cumprir bem o seu papel e fazer com que toda a pirotecnia salte aos olhos, as texturas e o nível de detalhes dos objetos deixam muito a desejar, não conseguindo explorar todo o poderio oferecido pela Unreal Engine 4.

Conclusão

O game é uma sequência que se encaixa ao lado de seu antecessor. Além disso, se mantém fiel às origens e entrega uma jogabilidade simples, mas que leva tempo para ser dominada.

R-Type Final 2 não conseguiu superar seu antecessor em termos de qualidade geral, mas apesar dos problemas apresentados ele continua sendo uma contribuição autêntica para uma série que deixou uma marca na evolução do gênero.

Ficha técnica

  • Desenvolvedor: Granzella
  • Publicado por: NIS America, Inc.
  • Direitos autorais: ©Granzella Inc. “R-TYPE” is a trademark and/or copyright of IREM SOFTWARE ENGINEERING INC. Licensed to and published by NIS America, Inc.
  • Plataforma: PlayStation, Nintendo Switch, Xbox e PC
  • Disponibilidade: Lançado em 30 de abril de 2021
  • Classificação etária: + 10 anos
  • Disponibilidade: Lançado em 30 de abril de 2021
  • Classificação etária: + 10 anos
  • Categorias: Jogos de tiro
  • Idioma: English (United States)

Nota: 6.8 /10

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo