Oninaki – Switch Review
JRPG é um estilo de jogo que tem sofrido mudanças bruscas na atualidade, porém ainda tem um grupo de amantes de RPGs no geral que se apegam muito no estilo “Old School” de RPGs.
Tokyo RPG Factory foi formada pela Square-Enix com o objetivo de fazer o novo “Chrono Trigger”- I am Setsuna. Em muitos aspectos o jogo foi bem sucedido e logo depois veio Lost Sphere concertando muitos dos problemas que os fãs reclamaram. Mas em Oninaki eles decidiram sair totalmente dos RPGs por turnos e se aventurar em um Action JRPG.
Plot
Um dos pontos interessantes do mundo de Oninaki é como a morte é tratada nele.
Logo na abertura do jogo vemos o nosso protagonista, Kagachi, ainda muito jovem perdendo ambos país e levando uma bronca dos adultos por estar de luto por isso. No mundo de Oninaki quando uma pessoa morre ela entra no ciclo de reencarnação e caso seus entes queridos e pessoas amadas ainda tiverem algum ressentimento sobre a morte dela, a alma dessa pessoa corre o risco de corromper e se mutar em um monstro.
Apesar do mundo interessante com uma cultura e uma lore muito diferente do que estamos acostumados a história de Oninaki é incrivelmente sem graça e com um pacing lento. Os personagens que encontramos durante a aventura não ajudam no mesmo. Temos um caso estranho de um mundo com cultura super diferente do que estamos acostumados em JRPGs e uma história bem chata e sem graça – mesmo com a introdução de um vilão Night Devil – você vai passar boa parte do tempo de jogo vendo histórias pequenas que giram em torno do conceito de vida, morte e o ciclo de reencarnação do mundo.
Visual
A direção artística de Oninaki continua com o estilo próprio da Tokyo RPG Factory e com um ar mais dark e pesado (o que é algo raro em JRPGs ainda mais atualmente) personagens que você com certeza iria ver em JRPGs e animes antigos. Infelizmente boa parte dos cenários que você vai visitar assim como parte dos inimigos são bem genéricos e nada que você já não viu muitas por aí. Apesar de tudo Oninaki conta com um estilo artístico muito bonito e raro de se ver hoje em dia.
Som
É aqui que Oninaki peca um bocado. O jogo conta com uma trilha sonora bem fraca e em boa parte dos segmentos sequer tem música para acompanhar as batalhas, infelizmente você vai ficar ouvindo os grunhidos e berros de Kagachi durante boa parte do jogo. Nem mesmo com uma ambientação sonora legal o jogo conta. A dublagem não chega a te surpreender pela qualidade, mas também não chega a ser ruim.
Gameplay
Oninaki conta com um sistema de Daemons – Espiritos especiais que concedem armas e habilidades para seus usuários -, imagine algo como um sistema de Jobs de Final Fantasy. Cada daemon conta com uma árvore de habilidades diferentes dando uma ótima variedade para o combate. Infelizmente a movimentação e o combate em si de Oninaki é bem travado, não a ponto de o jogo ser ruim, mas com certeza você vai se irritar em alguns momentos no jogo. Cada daemon também conta com uma história própria que você vai liberando conforme vai usando e upando ele, essas histórias apesar de curtas e apenas sendo texto e voz são bem legais e ajudam você a se imergir no mundo do jogo.
Considerações finais
Infelizmente Oninaki é um jogo bem falho, mesmo com o world building interessante e sinceramente único, os acontecimentos que você participa no jogo são bem fracos. Isso em conjunto com um combate um tanto quanto travado torna Oninaki uma recomendação um pouco difícil pelo preço de 50 doláres, mas caso você consiga achar ele em alguma promoção, Oninaki é um ótimo passa tempo.
Nota: 6 / 10
Desenvolvedora: Tokyo RPG Factory
Publicadora: Square Enix