Review – Punch Man: A Hero Nobody Knows
A publisher e desenvolvedora em jogos de anime BANDAI NAMCO Entertainment America Inc. lançou seu primeiro jogo baseado na super popular série ONE-PUNCH MAN de publicação Shonen Jump®.
One Punch Man: A Hero Nobody Knows é desenvolvido pela Spike Chunsoft, que tem muitos títulos baseados em animes, logo eles possuem experiência com esse tipo de jogo. A distribuição ficou a cargo da Bandai Namco, que tem feito diversos trabalhos com jogos de luta e adaptações de grandes animes.
Para quem acompanha e acompanhou a série sabe que o universo de One Punch Man vislumbra de uma realidade habitada por heróis. Assim, ser um herói é equiparado como uma profissão onde é preciso se habilitar, se qualificar e evoluir. Em paralelo, este mundo, constantemente, é invadido e assolado por criaturas e ameaças locais. Portanto, o game não fugirá desta premissa. No entanto, nós jogadores não assumiremos a pele de Saitama-san. Ao invés disso, nosso personagem, irá fazer parte dos eventos que deram vida ao anime. O grande foco de One Punch Man: A Hero Nobody Knows é o modo história, no qual o jogador pode criar um personagem do zero e relativamente embarca em sua própria jornada. Este jogo representa a primeira temporada do anime e os eventos da história estão presentes tal como seria de esperar.
Campanha / Customização
A customização no jogo não traz lá muitas novidades, mas conforme o jogo avança, você vai desbloqueando novos itens e deixando o seu herói do jeito que você realmente quer dando ao seu avatar uma personalidade única. Existem centenas de itens para equipar, desde as coisas mais sem nexo, até ao mais usual. É possível colocar alguns itens em qualquer zona do corpo e mudar a respetiva cor. São diversas possibilidades isso é uma boa opção para quem quiser ir mais além na criação de algo único.
No inicio do game, somos forçados a seguir um tutorial interminável com movimentos básicos e alguns detalhes do processo de progressão do game, o que é tradicional. Porém, ele é interminável e cansativo ao ponto de nos exaustar de tamanha lentidão. Concluindo o tutorial, esta lerdeza se persiste em todo o progresso do game.
Depois de um monte de tutoriais, o jogo finalmente te coloca na sua primeira missão: enfrentar um robô para aprender aos poucos o sistema de batalha do game, que é bastante parecido com os jogos de luta baseados em animes da Bandai Namco.
A campanha segue a história do seu protagonista, que é novo nesse mundo. Com isso, ele deve aprender sobre tudo que envolve ser um herói. Ao mesmo tempo, acompanhamos de perto a história de Saitama e de outros personagens baseados nos acontecimentos do anime.
Os heróis recebem missões de uma organização, e são classificados em ranques, que separam os grandes heróis dos pequenos.
O sistema de progressão é o que incentiva o jogador a finalizar missões da associação e completar objetivos para os cidadãos. De tão completa, a progressão é um tanto confusa, já que é possível evoluir em muitas verticais ao mesmo tempo. Apesar de ter muitos sistemas, falta um senso de avanço ao personagem em si, isto é, no sentido dele ficar mais forte para encarar inimigos mais poderosos.
Seu lutador também possui níveis, que trazem melhorias através de atributos. Cada level avançado recompensa com pontos que podem ser distribuídos para atingir uma melhor performance. Algumas vantagens podem ser obtidas ou compradas, influenciando aspectos como atributos ou troca de classe.
Você pode explorar livremente a pequena cidade, seja online ou offline, podendo interagir com nomes conhecidos do anime. Além disso, você poderá concluir treinamentos, comprar e vender itens, habilitar ataques e cumprir tarefas mundanas para os cidadãos (NPCs). Você pode até mobiliar o próprio apartamento com itens obtidos em lojas ou missões, ainda que isso não acrescente muito à experiência.
Jogabilidade
Uma das principais qualidades de um jogo de luta é a sua jogabilidade. A Spike Chunsoft acertou em cheio ao deixar os comandos bem básicos e evolutivos. O sistema de combate de One Punch Man: A Hero Nobody Knows conta com dois botões de ataque, um botão de pulo, um botão de bloqueio e esquiva e um botão de especial e carregamento de especial.
Nele, você usa ataques fracos e rápidos, ou fortes e lentos, e tem alguns combos para fazer, além dos especiais que servem para tirar bastante energia ou melhorar algum atributo físico seu.
Os especiais você aprende conforme for fazendo missões da história principal do jogo e também missões secundárias para os heróis do elenco do jogo. Além disso, você conta com cinco estilos de combate, normal, pesado, máquina, psícico ou com armas, e cada um deles conta com seu moveset, especiais em questão e níveis. por meio do “menu do herói” é possível intercalar os estilos de combate.
O game permite que jogadores disputem partidas de 3 contra 3 com seus heróis e vilões favoritos – ou com seu próprio personagem customizado -, formando times poderosos com guerreiros icônicos de ONE-PUNCH MAN, como Saitama, Genos e Nevasca do Inferno. Eventos aleatórios – como chuvas de meteoro, aparições de gigantes no campo de batalha, ou mesmo outros heróis de ONE-PUNCH MAN invadindo a luta – podem apimentar ainda mais as coisas, criando uma experiência de jogo muito dinâmica. One Punch Man: A Hero Nobody Knows também inclui um modo multiplayer online, portanto heróis do mundo todo podem se enfrentar, comparar seus ranques de herói, e disputar pelo direito de se gabar pelos melhores desempenhos nos combates.
Visuais e Áudio
One Punch Man: A Hero Nobody Knows não oferece tantas novidades assim, mas não deixa a desejar. O sistema de som traz algumas músicas bem divertidas e que não enjoam com o tempo. Os efeitos sonoros dos golpes também estão muito bons, e dão uma boa imersão durante as lutas. No entanto, o game sofre de problemas nos áudios em diversos diálogos.
O gráfico do jogo possui uma arte bem estilizada e a performance se sai bem, mas sofre com constantes quedas de frames que oscilam enquanto caminhamos pela a cidade. As arenas de combate oferecem algum diversidade visual, mas nada muito deslumbrante.
Conclusão
One Punch Man: A Hero Nobody Knows traz uma das melhores campanhas em jogos de luta sobre anime, com dezenas de referências e uma ambientação bem fiel a obra original, mas o jogo sofre do velho mal da repetição. O game é bastante repetitivo e isso se torna bastante maçante para os jogadores.
Para o jogador que nunca experimentou One Punch Man a campanha consegue apresentar o seu enredo de forma simples e bem fiel ao original, mesmo o jogador não conhecendo o anime / mangá profundamente vai entender a história apresentada. Procure assistir ou ler a série para fazer o comparativo.
A jogabilidade possui comandos simples e intuitivos, fazendo com que rapidamente o jogador tenha total controle do que está fazendo. Além disso, o seu personagem pode realizar diversos combos e ataques especiais de forma simples. Já a parte decepcionante do game fica por conta dos problemas de frame rate que são bastante visíveis em nossos passeios pela cidade onde, muito esporadicamente, também se refletem durante o combate.
O game acima de tudo é claramente um jogo para os fãs e apesar de alguns problemas apresentados, irão encontrar algum divertimento.
Prós
- Menus e interface de usuário localizados para o português brasileiro
- Sistema de rank do herói tal como na série
- Momentos de humor característicos do anime
- Qualidade do som
Contras
- A jogabilidade tem pouca fluidez e dinamismo, sem qualquer tipo de cancelamento de golpes, ou contra-ataques.
- Pouca interação com o ambiente
- Missões secundárias são “obrigatórias” e repetitivas
One Punch Man: A Hero Nobody Knows está disponível nas plataformas PlayStation 4, Xbox One e PC.
Um cópia do jogo foi disponibilizada para análise (Xbox One) por parte da Bandai Namco Entertainment.
Nota: 7