Review – The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
Introdução
Man of Medan é o primeiro jogo na antologia The Dark Pictures, levando o terror sobrenatural para o sul do Pacífico. O título é a primeira parte de uma série antológica de histórias de terror que a Supermassive games quer levar para os consoles. E o estúdio segue a mesma receita de sucesso de seu predecessor (Until Dawn), como algumas novidades muito interessantes.
História e Ambientação
O jogo conta a história do navio de carga batizado de Man of Medan. Assistimos um prólogo que um navio militar sofreu algum fenômeno bizarro que fez com que toda sua tripulação morresse em 1947.
Anos se passam até que cinco amigos zarpam em uma viagem de mergulho em suas férias para encontrar supostos destroços da Segunda Guerra Mundial. Com o desdobrar do dia, uma tempestade se forma e a viagem logo se torna algo muito mais sinistro.
A campanha do game é cortada de vez em quando por intervalos em que conversamos com o “Curador”, um colecionador de histórias que conversa diretamente com o jogador e julga as suas ações. Ele te oferece ajuda de vez em quando, dando dicas rasas do que pode ser certo ou não.
Assim como em vários outros títulos do gênero, as escolhas feitas em Man of Medan alteram completamente o fluxo da história. Uma vez que a decisão é tomada, não há como voltar atrás, e cabe a você lidar com as consequências.
Jogabilidade
O gameplay de Man of Medan é exatamente o que se espera nesse tipo de “filme interativo” baseado em escolhas. São cinco personagens jogáveis e a cada momento o jogador fica encarregado de um deles. Você pode movimentar seu personagem em alguns espaços bem limitados, no máximo para fazer um pouco de exploração e descobrir segredos antes de avançar até a próxima cena, seja andando até onde tem que ir ou passando um tempo pré-determinado do jogo. Suas escolhas definem o caráter dos amigos e também ajudam a desenhar a relação entre eles, gerando vários desdobramentos da história e finais diferentes. A maior parte do tempo jogando se dá assistindo as cutscenes e fazendo escolhas, na verdade. As escolhas são bastante simplificadas, sempre entre duas opções. Suas escolhas podem afetar até qual personagem estará presente em determinado trecho do jogo.
Modos multiplayer
Man of Medan oferece opções interessantes as pessoas que são menos corajosas: a possibilidade de jogar acompanhado, seja localmente ou online.
O modo “Noite de Cinema” você pode reunir alguns amigos e cada um escolhe um personagem, jogando apenas quando é a vez de seu escolhido. Man of Medan ajuda a jogar assim, você define no menu quantas pessoas estão jogando (2 a 5 jogadores) e quais personagens cada jogador controla, e o game avisa de quem é a vez antes, para dar tempo de passar o controle. Jogando acompanhado o game fica muito mais interessante porque é adicionado um fator de imprevisibilidade, pois você não sabe quais decisões seus amigos vão tomar e isso pode mudar o desenrolar da história. Assim como em vários outros títulos do gênero, as escolhas feitas em Man of Medan alteram completamente o fluxo da história. Uma vez que a decisão é tomada, não há como voltar atrás, e cabe a você lidar com as consequências. A Supermassive games implementou um sistema de premonição. Há diversos quadros no cenário que podem mostrar o que está por vir. Algumas dessas visões podem nem vir a acontecer, outras são inevitáveis. É mostrado uma prévia de uma decisão rápida que precisará ser tomada no futuro. Na maioria das vezes, o que importa mesmo é ser habilidoso nas QTEs. Errar qualquer QTE pode significar a morte para o seu personagem. O outro modo de jogo disponível é o modo “História Compartilhada”, em que você desbrava a história online.
Gráficos / Som
Os gráficos do jogo merecem muitos elogios, pois o trabalho foi muito bem feito principalmente nas expressões dos personagens. Os detalhes nos rostos dos personagens foram feitos de com bastante polidez. O visual do game é impressionante e não deixa a desejar em nenhum momento. Já atrilha sonora do game é competente e se adapta perfeitamente com a ambientação do game.
Pontos Negativos
- Quedas na taxa de quadros por segundo
- O game é curto
- Algumas falhas na sincronização das legendas e fala
- o jogo não tenha uma dublagem em português brasileiro, apenas legendas.
Conclusão
Man of Medan é um jogo bem interessante e uma abertura para a nova antologia da Supermassive que, se bem explorada, pode dar espaço a ótimas experiências do gênero. O game mostra um potencial para ser explorado nos próximos títulos.
A história do game consegue prender o jogador e deixar todos os envolvidos apreensivos. Não há muito o que mexer no gameplay e é interessante ver como as suas escolhas podem realmente mudar o desenrolar da história.
Algumas falhas técnicas podem atrapalhar o desenrolar da história, mas de um modo geral o jogo consegue entregar o que foi proposto uma história cinematográfica de terror e sustos.
Nota: 8
NOME: The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
DESENVOLVEDOR: Supermassive Games
PLATAFORMA: PS4 / Xbox One / PC
GENERO: Terror
DISTRIBUIDORA: Bandai Namco