Notícias

GTA Roleplay: a nova novela da geração Z

Diana Zambrozuski, aos 23 anos é umas das maiores streamers do Facebook Gaming faz lives diárias que contam com a interação do público do início ao fim. Mas os seguidores acompanham pelo chat e torcem, vibram e até sofrem mesmo com a Cristine Elizabeth, sua personagem criada em outubro de 2019, no Grand Theft Auto:V, de GTA RP. Desde o início da quarentena, ela aumentou a média de horas da live e alcança cerca de dois a três mil expectadores simultâneos e sua página no Facebook já conta com a incrível marca de 2.000.000 milhões de seguidores. Justamente em um momento de isolamento social, as pessoas voltam seus olhares para um jogo que as coloca “na rua” para lidar com diversas situações que poderiam acontecer na vida real.

Para a streamer e amante de GTA Roleplay ao interpretar um personagem, ela vai tão a fundo na história criada, que tem todos os sentimentos que imagina que a persona construída teria: “É natural ficar nervoso em uma ação dentro da cidade como abordagem policial, se emocionar por uma conquista ou perda. Tudo precisa ser bem natural e passar verdade.”, afirma Zambrozuski.

No GTA RP, os jogadores interpretam papeis distintos de suas realidades, pois o jogo permite que os usuários criem suas próprias histórias, interagindo entre si e as ações podem trazer consequências para todos. Dessa forma, torna-se uma boa distração para a época de quarentena, em que é possível “fugir por algumas horas da realidade do confinamento”.

Outro ponto interessante do game é que o usuário é “obrigado a seguir as regras do jogo”, que envolvem punições para comportamentos que não são tolerados socialmente,por exemplo, machismo, desrespeito ou qualquer outro que seja considerado nocivo. A saga dos personagens são acompanhadas pelo público que preza por uma conexão verdadeira e sente-se instigada a seguir a evolução da narrativa e dos próximos capítulos, mas com muita interação no chat.

Fã-clube de Cristine Elizabeth:

Quando um influenciador consegue uma ligação forte com seus seguidores os fãs-clubes são uma consequência natural, e isso tem se refletido também no mundo virtual. Desde outubro de 2019, vários perfis foram criados no instagram para comentar situações vividas, fotos, prints, memes, notícias e fofocas que aconteceram no ambiente on-line. Após as lives, a audiência costuma se reunir no grupo “Zambrolândia”, no aplicativo Discord para dar continuidade nas histórias ou relembrar os últimos acontecimentos.
 
Uma linguagem própria:

A popularidade do jogo o levou a uma nova linguagem e expressões conhecidas e praticadas pelos usuários durante as lives. Confira:

– Nárnia – vida real;

– GoPro – cidadões da cidade que são streamers e fazem transmissões no Facebook ou Twitch;

– Cidade – servidor;

– Crashorro – mistura de “crash”, que é quando você “sai” da cidade e cachorro;

– Ir de base – sair da cidade;

– AVC – player caiu do servidor;

– Mente – computador ou teclado;

– Tomar um chá – reiniciar seu jogo;

– Passarinho – quem assistem às lives;

– Doação de Sangue – doar dinheiro (de verdade)

para contribuir com o servidor/cidade;

– Loot – pegar itens de outro player;

– Anti-RP – cometer qualquer atitude que descumpra as regras da cidade, como trazer informações da vida real para o jogo;

– JBL – usar caixinha de som para colocar música na cidade;

– Terremoto/blackout – servidor da cidade será reiniciado;

– Prefeitos/Prefeitura – administradores do servidor são chamados de prefeitos;

– Amor a vida – pra manter a vibe “próxima a realidade”, é proibido desvalorizar sua própria vida, porque agimos como se só tivéssemos uma vida dentro do jogo.

– Power Gaming – forçar uma situação que pessoalmente não poderia acontecer. Como prosseguir andando com um carro que capotou várias vezes, ou subir com o veículo em montanha íngreme na qual um veículo normal não subiria. Enfim, o jogo permite algumas coisas “impossíveis”, então no servidor é proibido pra que o role play seja mantido.

(Assim como no Brasil por exemplo, cada região e cidade tem seus próprios jargões e gírias, essas expressões e formas de lingaugem podem variar de acordo com a cidade (servidor) que o player irá jogar.)

Ganchos jornalísticos: Nos EUA, a operadora VERIZON mostra que houve aumento de 75% a procura por games na fase de quarentena.

Videogames como indústria, podem prosperar em uma situação sem precedentes,

Streaming de vídeo teve aumento de 12% e o tráfego de mídia permaneceu estável, isso mostra que as pessoas estão se voltando mais para os videogames do que para outras formas de entretenimento doméstico.
Mostrar mais

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo