A Motorola tem como missão democratizar a tecnologia e torná-la mais inteligente para todos. E a inteligência artificial (IA) está no centro desta estratégia. Há vários anos, funcionalidades com essa tecnologia vem sendo incorporada em todo o portfólio da marca, nas famílias moto e, moto g, motorola edge e motorola razr, incluindo os novos moto g34 5G, moto g24 e moto g04 lançados agora neste início de 2024.
Para enriquecer a experiência dos usuários, os novos moto gs contam com funcionalidades de IA em áreas estratégicas do dispositivo, como câmera, segurança, bateri
Outras soluções como Ajuste Automático, Composição Inteligente e Fotos & Vídeos em modo retrato utilizam IA em diferentes cenários para aprimorar a qualidade da imagem e garantir uma foto perfeita em cada captura. No modo Detector de Sorrisos, a Inteligência Artificial, por meio da câmera, identifica quando todos estão sorrindo e tira a foto automaticamente sem a necessidade de apertar algum botão, facilitando as selfies e até mesmo as fotos em grupo.
A segurança também é um fator importante para os consumidores da marca, por isso, integrado ao aplicativo Moto Secure há uma funcionalidade de detecção de phishing, onde a inteligência artificial analisa, investiga e avisa sobre links suspeitos, tornando o aparelho mais seguro e inibindo possíveis invasões ao telefone.
Os novos moto gs também contam com inteligência artificial para otimizar o desempenho dos smartphones e a duração de suas baterias. Em termos de desempenho, a IA atua diretamente junto ao processador para aprimorar a performance do aparelho usando IA. Em relação à bateria, ela ajusta a velocidade (Hz) e brilho da tela de acordo com o conteúdo que o consumidor está consumindo e também entende o horário de carregamento para aumentar a potência de carga de acordo com a rotina de cada consumidor.
Além disso, o aparelho moto g34 5G, na versão 8×256 GB, têm a funcionalidade Moto Connect, que expande o conteúdo do celular permitindo que o consumidor assista suas séries favoritas, jogue ou até mesmo faça videochamadas em telas maiores. Durante as videochamadas pelo Moto Connect, a câmera utiliza IA para identificar automaticamente o rosto da pessoa que está falando. Mesmo em movimento, a câmera mantém o enquadramento, garantindo qualidade da videochamada e até mesmo videochamadas em grupo.
Somado a isso, na Lenovo Tech World 2023, a Motorola levou seus esforços em IA para outro nível, mostrando inovações que redefinem as possibilidades e introduzindo recursos de IA até então nunca antes apresentados. A Motorola entende a importância da personalização para os consumidores. Por isso, está empenhada em explorar como a IA pode aprimorar a customização de dispositivos para proporcionar aos usuários uma experiência verdadeiramente única.
A empresa desenvolveu, por exemplo, um modelo de IA Generativa, que funciona localmente, permitindo que os usuários estendam seu estilo pessoal para o telefone. Com esse conceito, podem fazer upload ou capturar uma imagem de sua roupa para produzir várias imagens exclusivas geradas por IA que refletem seu estilo e podem, posteriormente, ser usadas como papel de parede personalizado em seus dispositivos.
“Estamos estrategicamente posicionados para continuar avançando em nossa missão de oferecer soluções inovadoras e que aprimorem a experiência do usuário ao mesmo tempo em que democratizam a tecnologia. Neste ano, a IA estará no centro desta experiência, servindo tanto como assistente pessoal e também como ferramenta para melhorar as tarefas diárias, o desempenho e criar experiências mais significativas para os nossos usuários”, afirma Rodrigo Vidigal, presidente da Motorola Brasil.
A abordagem da Motorola para o futuro é compreender os desejos dos consumidores por melhorias de IA e aplicar a IA em toda a sua jornada. Nosso objetivo é criar uma experiência de smartphone que seja mais inteligente, rápida e que ofereça conveniência que supere as expectativas do usuário.