Reviews

Review: Resident Evil 4 [Remake]

A Capcom conseguiu melhorar o que já era excelente!

A Capcom entrou na onda de fazer remakes da franquia Resident Evil e ela tem acertado bastante nesse ponto, Resident Evil 2 foi o primeiro a receber o um remake incrível, com gráficos desta geração, tudo aprimorado e com uma atmosfera e ambientação aterrorizante nos moldes do clássico. Então logo tivemos Resident Evil 3, esse já não agradou assim tanto os fãs, apesar da versão clássica ser a minha favorita, a comunidade achou o game um tanto fácil demais se comparado ao original, onde o grande Nemesis botava medo em todo mundo gritando “STAAAARRS”!!!

Então eis que surge um rumor fortíssimo de que Resident Evil 4 estaria para receber um remake. O game que simplesmente revolucionou o gênero com seus gráficos e sua jogabilidade chamado “over the shoulder”, onde a visão é por cima do ombro do personagem. RE4 foi um grande divisor de águas naquela época. Porém ainda hoje muita gente ainda joga o game e isso gerou alguns questionamentos se realmente o RE4 precisava de um Remake, mas a resposta é “SIM”, ele precisava!

O rumor era real e a Capcom nos presenteou com um digno Remake de RE4. Sabe aquela famosa frase “o que era bom ficou ainda melhor”? É, ela se aplica muito bem aqui. Eu sei que ficou curioso, então chega aí que eu te conto como é o Resident Evil 4 Remake.

O doce paladar da nostalgia…

É verdade que Resident Evil é uma franquia muito adorada pelos fãs e com os recentes remakes lançados se tornaram ainda mais queridos, bem falo de Resident Evil 2 que foi sensacional, bastante conteúdo, história clássica, aquela sensação angustiante do Mr.X atrás de você, enfim, um jogão! Então veio Resident Evil 3, mas não do jeito que os fãs esperavam, pois, as expectativas estavam altas depois do Remake de RE2.

O que recebemos foi um jogo muito bonito graficamente sim, até divertido em alguns momentos, porém não veio com o peso de seu antecessor. RE3 remake é bastante linear, o Nemesis não empolga, suas aparições e lutas são bem aquém do game clássico que nos causava sustos e medo do “Bicho vindo” e claro, a decepção dos fãs logo virou preocupação sobre a uma possível nova adaptação para o RE4.

Toda essa reclamação surgiu efeito e a Capcom tratou com muito carinho o remake de RE4.  Se você jogou o game lá de 2005, fique tranquilo pois todo o conteúdo original está presente no remake, tudo isso adicionado a uma jogabilidade melhorada, novas mecânicas, um visual belíssimo e toda ação e suspense que consagrou essa obra como um dos melhores títulos  da franquia.

A campanha de Resident Evil 4 Remake dura por volta das 15 horas e os desenvolvedores da Capcom realizaram um excelente trabalho ao trazer de volta um game de 18 anos atrás, deixando o game mais sério, tirando coisas desnecessárias do título original e colocando o game nos padrões atuais sem mexer na sua essência.

O game de 2005 sempre foi lembrado como um recomeço no gênero e na franquia, considerado por muitos um jogo mais voltado para a ação do que para o survival horror, cheio de Quick Time Events – Aquelas Cutscenes “jogáveis” que o jogador tinha que acertar os botões que apareciam na tela no momento certo para realizar determinada ação e seguir a campanha. Não temos mais isso aqui, o game ficou mais adulto e com um tom bem mais sério e assustador em alguns momentos. É possível sentir o medo e a aflição que Leon está sentindo. Para uma experiência mais profunda, aconselhamos a jogar o game de fones de ouvidos.

O Resident Evil 4 que amamos…

Resident Evil 4 Remake mantêm sua história original onde Leon precisa resgatar a filha do Presidente dos EUA, Ashley Grahan, mas para não estragar ou mesmo dar spoiler não iremos contar aqui, mas a história de RE4 Remake tem um algo a mais, só jogando pra ver!

Como mencionado anteriormente, a Capcom teve um extremo cuidado e carinho ao fazer este remake, pois é um jogo extremamente polido, sem bugs, sem travamentos no entanto durante a minha gameplay vi alguns problemas de renderização de certas partes do cenário. Passava com o Leon por uma parte da floresta e alguns galhos e troncos de árvores demoravam para renderizar, mas é algo que não estraga de forma alguma a experiência do game, não há problemas técnicos ou bugs que te impeçam de jogar.

O visual do game está belíssimo, o design de Leon S.Kenedy se mantem o mesmo de RE2 Remake com uma leve passagem de tempo até porque em RE2 Leon tinha apenas 21 anos e estava começando no serviço policial e já em RE4 o nosso protagonista já tem por volta dos 28 anos e faz parte do serviço secreto do Governo Norte Americano.

O design dos inimigos está muito bem-feito, os habitantes da vila estão bem característicos com o game original, porém as texturas das roupas, da pele é algo incrível, muito detalhado. Os efeitos de luz e sombra estão impecáveis, deixando um clima bem assustador e angustiante, os efeitos sonoros também estão ótimos, os gritos, os sussurros, tudo para te deixar com medo!

Os cenários que conhecemos estão maiores e são ricos em detalhes, cada ambiente transmite uma sensação diferente, hora de medo, hora aflição e terror. O game melhora ainda mais o que a Capcom nos entregou lá em 2005 sem perder sua essências. Uma pequena coisa que me incomodou um pouco foi o fato de que em algumas partes o Leon não acendeu sua lanterna em cenários realmente escuros e como é automático, não há nada que os jogadores possam fazer. A Capcom poderia corrigir isso sabe, nos dar o controle de ligar e desligar a lanterna! Ajudaria bastante.

Gameplay melhorada…

A gameplay de Resident Evil 4 sempre foi muito boa, porém com os recentes lançamentos de RE2 Remake e RE3 Remake, a Capcom tem aprimorado ainda e não é diferente em RE4 Remake. O game renova sua jogabilidade e adiciona novos elementos que nos ajudam no combate como é o parry com a faca, para quem não sabe, Leon pode se defender de objetos que são arremessados contra ele com sua faca. Mas vale ressaltar aqui que as facas sofrem um desgaste ao realizar esses parries. Leon até encontra outras facas pelo caminho, hora mais resistentes e as vezes mais frágeis e são bem caras para consertá-las.

Os tiros com armas de maior impacto podem decepar membros dos inimigos, fazendo-os cair no chão ou perder suas armas, podendo ser finalizados com ataques corpo a corpo. Leon também possui a “esquiva perfeita” que deve ser executada no momento certo em que o inimigo faz a investida. Algo que foi melhorado também na gameplay é o fato de o Leon poder andar e atirar ao mesmo tempo, algo que hoje pode até parecer meio bobo, mas que seria de grande ajuda naquela época.

Outra coisa que mexeram foi na inteligência artificial dos inimigos. Agora estão muito mais rápidos, mais espertos e muito mais agressivos e as ervas e sprays para recuperar energias não são tão fáceis de achar, deixando o game muito mais tenso e o jogador cauteloso. Um novo ponto que foi adicionado ao game é a furtividade, Leon agora pode agir furtivamente, se aproximando lentamente por trás do inimigo causando uma morte rápida e silenciosa, sem entregar sua posição.

Um detalhe bem legal que foi adicionado ao Remake de Resident Evil 4, são os corpos dos inimigos derrubados , agora eles não desaparecem, assim como os objetos e cenários destruídos, tudo fica no lugar do mesmo jeito que você deixou. A Capcom está de parabéns por se preocupar até com esses pequenos detalhes.

Alto fator replay…

A Capcom adicionou em sua gameplay diversas missões paralelas espalhadas pelo mapa para os jogadores concluírem e ganhar recompensas dentro do game. São novas áreas para explorar, concluir desafios, coletar itens, mas nem sempre é fácil pois alguns inimigos podem estar no local e te dar um pouco de trabalho.

São bastantes missões no game então eu recomendo recomeçar o game após terminá-lo pois ainda há bastante coisa para ser feito e lugares para descobrir e missões para terminar que em apenas uma gameplay não seria possível completar.

Resumindo…vale a pena?

Resident Evil 4 Remake é uma verdadeira obra de arte da Capcom. RE4 original é um título que é rejogado até hoje e foi colocado tanto esmero em seu remake que é impossível não recomendar. O game está com um visual belíssimo, cheio de texturas, efeitos de luz e sombras para deixar o clima mais pesado e angustiante, os itens para recuperar a saúde não são tão fáceis de achar, deixando o jogador mais cauteloso.

Os inimigos estão mais inteligentes e mais agressivos, elevando o grau de desafio no game. E por falar em desafio, o game está repleto de missões secundárias para o jogador explorar os cenários e coletar itens e recompensas dando uma sobrevida após finalizar a campanha de Leon.

A jogabilidade também foi melhorada e ganhou adições ao combate que são muito bem-vindas como é o caso do Parry com a faca ou o modo furtivo de Leon que permite se aproximar de inimigos silenciosamente realizando o abate sem ser notado. Após as críticas sobre RE3 Remake, a Capcom parece ter ouvido a comunidade e fez um excelente trabalho com Resident Evil 4 Remake. É um jogo que pode ser jogado e rejogado pois tem bastante conteúdo.

 

 

Resident Evil 4 [Remake]

Novidades e melhorias na Gameplay - 10
100% Dublado em PT-Br - 10
Qualidade Gráfica excelente! - 10
O Remake traz mais desafios - 10
Alto fator replay - 10
Problemas de renderização de alguns cenários - 8.5
Lanterna automática não acende em alguns lugares muito escuros - 8.5

9.6

Excelente!

Resident Evil 4 Remake é uma obra prima. A Capcom realizou um excelente trabalho e teve muito cuidado em não fugir do original e adicionar melhorias, fazendo assim RE4 Remake ser um dos melhores remakes já feitos no mundo dos games.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo