Review – Starfiled
Depois de anos de desenvolvimento, processos de compra da companhia pela Microsoft, a Bethesda junto da marca Xbox lançou o esperado Satrfiled, o RPG espacial tem a missão de ser tão grande quanto seus irmãos mais velhos, Fallout e The Elder Scroll. O título vem com um grande foco em arrematar prêmios, por sua complexidade, história, gameplay e seu sistema com inúmeros planetas jogáveis. Confira agora nossa análise de Starfield.
História…
Starfiled se passa no ano 2330, colônias espaciais são uma realidade assim como exploração de minas em busca de minérios. O nosso planeta terra se tornou inabitável devido a perda de sua atmosfera, com isso o planeta ficou desprotegido e acabou se virando um imenso deserto.
O game começa com nosso protagonista começando em seu primeiro dia de trabalho como extrator de minérios na indústria Argos Extractors, que lucra com extração e venda desses minérios de alto valor. Em seu primeiro trabalho nosso personagem se surpreende com um material diferente, flutuante e brilhoso que ao entrar em contato deixa o desacordado e com suas memórias bem emboladas.
Após a descoberta desse minério misterioso, um explorador é chamado até a base de mineração, Barret é seu nome, porém piratas espaciais chegam a base e um grande tiroteio começa, após derrotar o grupo de bandidos, Barret lhe oferece sua nave espacial e convida nosso protagonista a explorar o universo atrás de informações desse material encontrado.
Criação de personagem…
A tela de criação de personagem bastante amigável e repleta de opções para a customização e criação de seu personagem. O Campo ID Biometria lhe oferece alguns “perfis” já prontos, mas você pode utilizá-los como base para seu personagem. O Campo Corpo você pode modificar tanto sua altura, largura, se será um personagem mais magrinho ou mais corpulento, pode escolher o jeito de andar e o tom de pele também. Já no campo Rosto o jogador tem inúmeras opções como tamanho da cabeça, o formato do nariz, dos olhos, da boca, pelos faciais, tamanho, estilos e cor dos cabelos.
Algo legal é que você pode escolher um histórico para seu personagem, aqui tem muitas opções e com sua escolha você ganha habilidades de acordo com seu histórico escolhido. Algumas opções por exemplo é o Carga Pesada, tem manejo com caminhões espaciais, pegar cargas e levá-las rapidamente ao destino e receber seu pagamento, dessa forma seu personagem já vem com as habilidades de carregar armas pesadas e equipamentos tanto no espaço quanto na terra, a habilidade de pilotagem permite seu personagem pilotar diversos tipos de aeronaves.
Já o caçador de recompensas é um indivíduo que ganha a vida caçando e lucrando com a captura. Suas habilidades são a Pilotagem, sistema de controle de mira que pode travar armas com mais facilidades em alvos móveis além de um sistema de rastreamento mais efetivo. Assim como os Mandalorianos, caçadores de recompensas em Star Wars, você possui um Jetpack, uma mochila com foguetes propulsores que lhe permite voar pequenas distancias e dar saltos mais longos.
Além de mais 3 atributos que podem ser adicionados, todos tem vantagens e desvantagens, por exemplo, você pode carregar mais item e armamentos pesados porém seu pulo é mais baixo e sua estamina é consumida mais rápido durante a corrida.
Jogabilidade…
Starfield possui uma jogabilidade bem fluida, apesar de ser um shooter, é possível utilizar armas brancas também, metralhadoras, granadas e diversas outras armas. A visão pode ser alternada em 1° pessoal ou em 3° pessoal, podendo ver o personagem por completo, depende apenas da escolha do jogador. Ao matar seus inimigos e concluir missões seu personagem ganha experiência e assim adquire pontos de habilidades que podem ser distribuídos em 5 arvores de atributos, são elas Físico, Social, Combate, Ciência e Técnico. Cada uma dessas habilidades vai melhorar seu personagem durante o gameplay.
Em Starfield é possível coletar quase tudo o que você vê pela frente, desde armas, kits médicos até copos de plásticos e decorações para deixar sua nave mais bonitinha. Sério é muito cacareco e isso faz com que sua mochila rapidamente encha e seu personagem fique pesado, gastando mais estamina e consequentemente drenar seu HP.
Esse foi um dos pontos que me incomodou um pouco pois precisamos de armas, munição qualquer coisa que nos ajude a nos manter vivos como kits médicos e alimentos, porém se formos explorar rapidamente nossa mochila está cheia. O que podemos fazer é vender os itens menos importantes ou encher a nave de cacarecos e de uma hora para outra você vai parecer um acumulador dentro nave de tanta tranqueira jogada pelo chão.
A parte de exploração de Starfield é muito gratificante, viajar por diversos planetas, sistemas completos, encontrar bases abandonadas com inimigos poderosos, porém que rendem bons itens como armaduras e armas melhores para te deixar mais forte. E por falar em viajar, a customização das naves são um espetáculo à parte pois é possível construir partes, acoplar módulos, colocar mais propulsores, armas e deixar ela do seu jeito.
Do seu jeito…
Eu particularmente adoro games que nos contam histórias e dão possibilidades de tomarmos caminhos diferentes fazendo com que cada gameplay seja uma experiência diferente para os jogadores. Starfield faz isso muito bem, com diálogos bem construídos e diversas opções a serem escolhidas e caminhos diferentes a serem tomados. Fazendo com que a sua experiência com Starfield seja única.
Gráficos…
Starfiled é visualmente bonito, os detalhes que vemos no início do game dentro da mina, as texturas, os efeitos de luz e sombra que o game proporciona é verdadeiramente bonito. As armas têm seu realismo assim como as naves, os planetas são muito bem-feitos. A Bethesda usou a Creation Engine 2 para criar Starfield e deixou o game com um visual muito bonito, porém o game sofre em alguns aspectos.
Os personagens não jogáveis das histórias, os NPCs são bem-feitos, são bem construídos, porém os personagens que ficam pela cidade, esses parecem não ter tido polimento algum, são pessoas bem esquisitas, com uma movimentação estranha. O gráfico da água é lindo, porém não há sequer um respingo d’água se atirar contra ela ou até mesmo pular dentro de um lago, acho que a Bethesda pode não ter revisado a física dos efeitos da água em Starfield, mas isso é facilmente corrigido com uma atualização.
Taxa de quadros e Localização…
Podemos dizer que Starfield não roda a 60fps, mas por motivos da própria desenvolvedora pois o game está limitado a rodar em qualquer dispositivo a 30fps. Mas devo mencionar aqui que o game está bem fluído, mas novamente a Bethesda poderia implementar recursos como “Modo Desempenho” e “Modo Gráfico” em uma próxima atualização.
Starfield chega localizado em Português brasileiro porém não há dublagem, o game conta apenas com legendas e descrição dos itens.
Resumindo…
Starfield é um excelente game com horas e horas de exploração, muitas missões principais, diversas missões paralelas, uma infinidade de itens para recolher, vários planetas para visitar, diversos caminhos a serem tomados. O game possui um visual incrível, porém alguns N`PCs são bem esquisitos como se a Bethesda não tivesse tido empenho em cuidar dessa parte, assim como a física da água que não há nem respingos quando se atira objetos nela, efetua disparos ou até mesmo pular dentro d`água.
A jogabilidade é bem fluida, podendo correr, pular e atirar nos inimigos, o game também permite alterar a visão entre 1° e 3° pessoa. A Taxa de quadros limitada em 30fps pode incomodar alguns jogadores e o jogo não ter uma dublagem em português fez uma pequena falta.
Review - Starfiled
Jogabilidade - 9
Gráficos - 8.5
Mundo Aberto - 10
Taxa limitada em 30fps - 8.5
9
Ótimo!
Starfield chega com game de mundo aberto imenso, um ótima jogabilidade, belos gráficos e um visual incrível, porém aspectos e limitações por conta da desenvolvedora podem desagradar alguns jogadores.