A Capcom lançou recentemente Exoprimal, sem muita informação, não foi muito divulgado, mas sim, ele está entre nós e vamos contar um pouquinho da nossa experiência com o game, te contar o que ele é, o que deveria ser e o que ele não é! O game está disponível nas plataformas Xbox Game Pass / Xbox Series X|S / Xbox One / Windows / PlayStation®5 / PlayStation®4 / Steam. A cópia do game foi fornecida pela Théo Games, assessoria da Capcom no Brasil.
História…(?)
Em futuro bem distante, as cidades começam a ser afetada por um evento muito difícil de se explicar, pois portais são abertos no céu e começa a chover dinossauros, literalmente! Isso acontece nas principais cidades do mundo e para proteger a humanidade desse fenômeno, foram criados exoesqueletos para combater essas criaturas, uma inteligência artificial chamada Leviatã foi desenvolvida e tem como principal objetivo criar uma série de jogos de guerra. Esses jogos colocam à prova os trajes criados para enfrentar as hordas de dinossauros e realizar melhorias, criando dessa formam a armadura perfeita para o combate.
Porém em um desses testes algo dá errado e a inteligência Leviatã passa a trabalhar dentro de uma espécie bolha temporal que envolveu toda a ilha de Bikitoa. Uma equipe faz um pouso forçado na ilha e todos serão testados por Leviatã que os obriga a participar dos seus jogos enquanto tentam achar uma forma sair da ilha e acabar com a repetição infinita dos jogos na ilha criada por Leviatã.
O que é Exoprimal?
Assim que iniciei o game, nosso avatar é colocado em um tutorial onde nos é apresentados um combate um pouco inusitado eu diria. Escolhemos um exoesqueleto ao estilo do game Anthem (EA Games) e do nada um monte de dinossauros surgem na sala de treinamento e você vai aprendendo como derrotá-los, lançando mísseis, rajadas de metralhadores, escudos de energia, sim parece um pouco meio sem noção, mas já já eu explico.
Tutorial finalizado, vamos para o gameplay! E devo dizer que Exoprimal tenta ser um pouco de muitos games, mas sem se encontrar. Durante essa análise pudemos identificar jogos como Anthem, Overwatch, Dino Crisis, Warframe entre outros. O gameplay de Exoprimal é bem similar a jogos como Paladins e Overwatch, com partidas onde dois times se enfrentam em um cenário para realizar o objetivo mais rápido.
Abre um portal no céu e começa a chover dinossauros e sua equipe precisa eliminá-los antes que a outra equipe e avançar no mapa até o ponto final. São hordas de velociraptors, tem alguns dinossauros que voam e dão um certo trabalho para derrubá-los e quando parece que sua equipe enfim terminou de eliminar a ameaça, surge um gigantesco T-REX ou um Imenso e forte Triceratops que são como um BOSS de final de fase, que aqui são chamadas de Raids. Não vou negar que é divertido mandar bala no Parque dos dinossauros da Capcom, cortar com uma katana ou até mesmo derrubá-los no soco com as armaduras de Tank é bem satisfatório, mas chega uma hora que enjoa.
O game mistura os modos PVE com PVP, calma que vou explicar! Na primeira metade da partida você joga com seus companheiros em uma espécie de modo coop onde precisam se ajudar para completar uma atividade que basicamente é chegar no final do mapa mais rápido que a equipe adversária derrotando os dinossauros no mapa ou defender algum ponto específico do mapa. Já na segunda metade da partida, as equipes se enfrentam num modo PVP e buscando mais abates para suas equipes e ganhar o jogo!
O Tutorial de Exoprimal vai explicando não só o gameplay como também as diversas mecânicas das armaduras que podem ser escolhidas durante o game, mas nada muito fora do padrão que conhecemos. No total são 10 armaduras que podem ser escolhidas, as classes disponíveis são os atiradores, os tanks, os suportes que curam e melhoram habilidades e há também armaduras que são melhores no combate corpo a corpo contra um ataque de dinossauros em uma cidade futurista!
Cansa rápido…
Exoprimal é um jogo legal que te prende nas primeiras horas de gameplay, mas acreditem se quiser, ele é seu maior inimigo. O game se torna extremamente repetitivo, não muita há variedade nos mapas e nem nos modos nas primeiras horas de jogo, conforme o jogador vai avançando na história novos mapas vão sendo liberados e novos objetivos também, mas isso não salva Exoprimal da repetição constante. Outros pontos que são muito importante comentar aqui são os Loadings demorados antes das partidas, que podem acabar com sua animação para começar a jogar, isso se você não perder as esperanças na busca por jogadores, pois o matchmaking do game é bem lento em achar partidas.
Mas acho que o ponto mais baixo do game foi o desleixo que a Capcom fez com a localização do game. Apenas Leviatã, a IA do game é dublada, sendo que todo o conteúdo do game tem áudio em inglês o que acaba deixando a experiência bem bagunçada na hora das partidas pois todo o áudio que você escuta está em inglês e apenas uma voz solta falando em português. Não ficou legal.
Gráficos…
Mas nem tudo são críticas a Exoprimal, também sabemos dar o devido valor as coisas boas, que são os gráficos do game e o design dos Exotrajes. O game conta com cenários bem bonitos, os dinossauros também são bem-feitos, tem uma movimentação boa e são bem agressivos. O ponto realmente alto são as armaduras, cada uma com um design diferente, todas bem características de acordo com as classes que representam. Eu particularmente gostei bastante do samurai chamado Tank Murasame, tem golpes legais com a Katana, e uma aparência muito bonita.É possível ver também os níveis de detalhes nos Boss das Raids, nisso a Capcom caprichou, os dinossauros estão muito bem-feitos também.
Exoprimal Vale a pena??
Exoprimal é um jogo diferente, possui elementos conhecidos de jogos de outras franquias como seu gameplay, possui gráficos bonitos e efeitos visais bem legais, o design das armaduras e dos dinossauros estão muito bem-feito. Mas a Capcom acabou tropeçando no caminho e Exoprimal tem sérios problemas que podem se tornar maiores a longo prazo.
Primeiro que o game é extremamente repetitivo, é preciso pelo menos umas 10 horas de gameplay para liberar novos mapas e objetivos. Você acaba uma partida e demora alguns minutos aguardando achar uma nova, os loadings antes de começar a rodada é outro ponto que poderia ser melhorado pois apaga um pouco do entusiasmo de jogar.
Sem contar que o game foi lançado com um preço de R$250 reais, na minha opinião, o preço está um pouco elevado para o que ele entrega além de precisar de uma assinatura como Xbox Live Gold e PSN Plus para jogar. Acredito que o game possa melhorar após algumas atualizações que corrijam os problema dos loadings e do Matchmaking, talvez adição de novos modos, novos trajes, mais boss em Raids, pois só assim Exoprimal conseguirá se manter vivo no futuro.
Review- Exoprimal
HIstória - 5
Gameplay - 7
Gráficos - 9
Diversão - 7
7
Bom!
Exoprimal é um game divertido porém extremamente repetitivo, sem muito conteúdo e sofre com bastante loadings.