Mais uma vez voltada para o público gamer, a JBL trouxe esse ano para o mercado brasileiro o JBL Quantum TWS. Um fone gamer que foge do padrão por ser intra-auricular ao invés de um headset gigante que cobre suas orelhas e com um microfone externo. Já adianto que esse carinha apesar de ser pequeno é bem poderoso!
Ficou curioso né? Vem conferir nossa análise do JBL Quantum TWS!
Fone Gamer?
Para quem não está familiarizado, a linha Quantum é a linha voltada para o público Gamer da JBL e nela podemos encontrar diversos modelos de entrada como o Quantum 300 e Quantum 350. Passando por modelos intermediários como o Quantum One, Quantum 610 e o Quantum 360X, esse último você pode conferir a análise aqui, até chegarmos nas linhas mais caras como o Quantum 810 ou o Quantum 910, esses já são headsets voltados para os profissionais de e-Sports e para quem gosta de jogar no cenário competitivo.
Diferente…
O Quantum TWS apesar de ser da linha gamer, ele não apresenta características como estamos acostumados a ver por aí, headsets enormes e cheios de leds. Não temos isso aqui, até porque ele é um fone de ouvido intra-auricular mas apesar de não tampar suas orelhas como uma grande concha, o Quantum TWS se encaixa perfeitamente nos ouvidos entregando um excelente som.
Ao abrirmos a embalagem nos deparamos com o que parece ser um fone bluetooth comum, mas logo percebemos que ele possui suas cápsulas bem grandinhas, justamente para preencher todo o ouvido, seu corpo também possui uma parte alongada para baixo o que facilita bastante o manuseio tanto na hora de colocar como tirar. E falando em Leds, temos sim, mas são bem discretos e ficam na parte interna do corpo alongado do fone, bem pertinho das cápsulas indicando que está ligado.
Em sua caixa, vem um estojo com entrada USB-C para que os dispositivos sejam carregados, dois fones dentro do estojo, um cabo tipo C, um manual, três pares de ponteiras de silicone de tamanhos distintos para o usuário trocar para que se sinta mais confortável e um Dongle USB-C, um dispositivo que permite conexão sem fio na frequência de baixa latência de 2.4GHz.
Seu estojo garante uma recarga de 16h adicionais aos fones, já os dispositivos duram até umas 8h totalizando 24h de muita reprodução de áudio. A JBL colocou a certificação IPX4 que é resistente à respingos d’água ou suor.
Alta qualidade de som…
O Quantum TWS tem uma excelente qualidade de som e isso faz com que ele se destacar dos demais fones gamers no mercado. A JBL utiliza um recurso por padrão em seus fones da linha Quantum que é o equilíbrio de som onde deixa os graves, os médios e agudos em perfeita harmonia sem excessos ou sons estourados e dessa forma,entrega ao usuário um som limpo.
Porém, esse equilíbrio vem por default nos fones da linha Quantum e o usuário pode equalizar do modo que achar melhor através do app JBL Headphones que é um espetáculo à parte.
App JBL Headphones…
O app da JBL Headphone te dá acesso as configurações do seu fone pois logo no início o software procura qual a melhor correspondência. Ou seja, ao colocar os fones nos ouvidos ele informa se está bem encaixado ou não e se não estiver, ele sugere que troque as ponteiras de silicone para um melhor isolamento.
Há também um teste de canal auditivo para configurar o ANC (Active Noise Canceling) ou o cancelamento de ruído, onde você coloca os fones em um ambiente barulhento e ele realiza a leitura do som configurando o dispositivo para o usuário ter uma excelente experiência. Entretanto se mesmo assim ainda não estiver satisfeito, o equalizador lhe oferece algumas pré-configurações como Jazz, Vocal, Bass, Club, Studio e Battle Gamig.
Ainda não chegou no som que queria? Tudo bem, o app JBL Headphone lhe oferece a opção de criar seu próprio equalizador.
Recursos…
O Quantum TWS foi de fato pensado para o público gamer, com bluetooth 5.2 e o dongle que vem na caixa possuindo uma conectividade de 2,4GHz que oferece uma latência bem menor, ou seja, não haverá quedas nem atraso de áudio durante suas partidas online.
Outro recurso bem bacana que acompanha o dispositivo é o JBL Dual Source que permite ao usuário se conectar em dois dispositivos diferentes, seja através do bluetooth 5.2 ou até mesmo pelo dongle. A experiência que tive com o Dual Source foi incrível pois eu como usuário estava jogando, quando meu celular tocou, rapidamente atendi a ligação pelo fone e ao desligar essa ligação, o áudio voltou automaticamente para o jogo.
O Quantum TWS possui cancelamento de ruído adaptativo que limita as distrações enquanto você mergulha no som surround do dispositivo. Ele também possui o software Ambient Aware que te deixa ligado ao que acontece a sua volta, além do modo Talk Thru onde o fone amplifica as vozes ao seu redor e você pode manter uma conversa sem precisar tirar seu Quantum TWS.
Mas vale a pena?
O Quantum TWS é um excelente fone gamer e um excelente fone para quem é fã de música. Ele é bem completo, tem uma alta qualidade em relação ao áudio e a sua baixa latência com o dongle vai satisfazer os jogadores mais exigentes. Os recursos que ele oferece como o Cancelamento de ruido, Ambient Aware e Talk Thru são perfeitos pois se encaixam em diversos cenários.
O Dual Source também é uma mão na roda, já que não precisa retirar os fones para atender uma ligação. Dessa forma, com o Quantum TWS é possível atender enquanto joga que o áudio retorna ao game após o término da ligação. O Software JBL Headphone disponibiliza ao usuário inúmeras possibilidades de equalização além das pré-montadas que também são muito boas.
O Quantum TWS pode ser adquirido na loja da JBL pelo preço de R$1.099,00 reais.
Prós:
Alta qualidade do áudio
Dongle de 2.4GHz com latência baixa
Recursos como Dual Source, Noise Canceling e Talk Thru
Certificação IPX4
App JBL Headphone
Contras:
O Preço ainda está bastante elevado
Review - JBL Quantum TWS
Qualidade do Som - 10
Recursos - 10
App JBL Headphones - 9.5
Preço - 7
9.1
Excelente!
O Quantum TWS possui Alta qualidade do áudio, faz uso Dongle de 2.4GHz com latência baixa, recursos como Dual Source, Noise Canceling e Talk Thru Certificação IPX4 App JBL Headphone. Porém o único contra que incomoda mesmo é o preço que ainda está bastante elevado.