Desde 2019 que não tínhamos um novo Need For Speed, o último game da franquia foi HEAT, que foi até um game legal, então eis que no final de 2022 a EA lança o nova game da franquia, Need For Speed Unbound é a promessa de trazer de volta as origens do game com suas corridas de Rua. Mas será que convence? Aperta o cinto e pisa forte no acelerador pra conferir mais essa análise.
História…
Need For Speed Unbound traz o modo campanha com uma história bem clichê e já vivida em outros jogos da franquia. Logo no início do game precisamos cria nosso personagem, o game lhe dá poucas opções de customização nas características do personagem, mas enfim, seu avatar criado está na hora de escolher um carro e ir para as ruas correr. O game inicia com uma corrida onde o jogador aprende alguns comandos, é mais uma espécie de tutorial. O grande objetivo do nosso personagem aqui é ser o grande vitorioso do campeonato das corridas de rua, o The Grand, porém com uma traição (que é algo bem clichê também na franquia), nosso protagonista se vê na pior, precisando de um carro potente e conseguir seu dinheiro e seu respeito novamente para competir no The Grand!
The Grand…
No modo campanha tudo gira em torno da cidade fictícia Lakeshore e do The Grand, o grande campeonato das ruas, totalmente organizada pelos próprios corredores e não é pra qualquer um não, pois exige bastante habilidade nos volantes e carros extremamente potentes!
Para participar do The Grand é necessário pagar a taxa de inscrição por etapa, mas rende boas recompensas para os vencedores, como carros e boa quantia em dinheiro. Essas etapas são compostas por três corridas, mas para levar o prêmio é necessário chegar em primeiro lugar pelo menos na última corrida.
Aos sábados acontece as fases classificatórias onde o jogador precisa conseguir a grana da inscrição e ter um carro do rank necessário para competir. Ao longo das fases classificatórias o jogador vai conquistando novos carros e mais dinheiro para fazer upgrades nas máquinas. Já na fase final do campeonato, os corredores vão precisar ter pelo menos 4 veículos na garagem com rank diferentes.
O The Grand sofre algumas mudanças no modo campanha do game, pois, as classificatórias que são semanais, se tornam diárias, e cada dia tem duas etapas, dia e noite e ao final das etapas, há novos eventos na sua garagem. Após uma série de corridas, quando o jogador já está escrevendo seu nome nas corridas de rua, um medidor de perseguição nos mostra o risco de competir nas ruas, porém as recompensas são tentadoras, mas caso seja pego pela polícia, o jogador perde todo o dinheiro, e essa grana é a responsável por fazer os upgrades no carro para ganhar as disputas no The Grand.
A polícia não quando decide implicar com você, é melhor estar preparado, pois dependendo do nível de perseguição, eles usam carros mais pesados que te tiram para fora da pista, jogam corrente de espinhos para furar os pneus e até helicópteros para não te perderem de vista. Nessa hora o jogador tem que mostrar que é o verdadeiro rei das ruas!
Jogabilidade…
NFS Unbound chega para competir com as grandes franquias de corridas como Forza, Dirt e Gran Turismo e para isso a EA precisava reformular a jogabilidade para tornar o seu jogo mais atualizado e competitivo no mercado. A física do game ainda não é tão boa quanto a de um Forza, mas diverte, logo nos primeiros momentos, você sente o carro meio ensaboado nas pistas, mas logo pega o jeito, fazer curvas em alta velocidade precisam de um bom controle do drift para que seu carro não pare direto no muro, o nitro dá uma bela ajuda podendo até reverter algumas situações e se usado no momento certo, lhe dá algumas posições de vantagem podendo mudar o resultado das corridas.
A jogabilidade é simples, mas agrada, o nível dos adversários também é desafiador, talvez te deem mais dor de cabeça que a própria polícia, mas se o jogo estiver muito difícil, o jogador pode mudar a dificuldade a qualquer hora no game.
Tunado!!!
Mas em um jogo como Need For Speed, o que mais importa além das corridas? Os carros! E a parte mais legal é ficar tunando-os. Conforme vai ganhando as corridas nas competições, além de dinheiro, você também ganha carros como recompensas e na sua garagem é possível fazer modificações para aumentar a performance do veículo, mudar a pintura, adicionar ou remover partes do carro, algo que já é bem característico da série.
A novidade agora é que além de tunar seu carro, agora é possível customizar eu personagem também, com roupas, óculos, chapéus, gestos e outras coisas. O legal aqui é que seu personagem não é mudo, ele participa das cutscenes com falas e interações que deixa a experiencia no game mais divertida.
Arte de rua…
Graficamente o game está lindo, um belo trabalho da EA nesse quesito, as ruas de Lakeshore são muito bem construídas, as texturas do asfalta está fantástico, a iluminação também está incrível, tudo muito bonito mesmo. Mas um ponto inusitado é que os personagens é uma mistura de anime com grafite de rua, muito colorido e nem sempre fica harmonioso com o cenário e os carros mais realistas, mas você se acostuma e acaba curtindo.
E por falar em carros, o design dos veículos estão belíssimos, uma quantidade gigante de customização para deixar seu carango do jeito que você quiser. O modo fotografia já vem no game para o jogador tirar aquela foto irada do seu carrão e postar nas mídias sociais.
Resumindo…
Need For Speed Unbound traz novidades à consagrada franquia, nos entrega uma história clichê com uma jogabilidade simples que tenta se aproximar ao máximo dos títulos do mesmo gênero que temos no mercado hoje. Um ponto extremamente positivo foi o fato de trazer de novo as corridas de rua, pois é isso que os fãs da franquia estavam esperando, aquela sensação de adrenalina de participar de raxas proibidos, fugir da polícia e ainda ganhar a corrida. Em relação a dificuldade do game, as corridas entregam bastante desafio, mas a polícia mesmo que deveria ser uma pedra no sapato não incomoda tanto, os competidores vão causar bem mais dor de cabeça.
Os gráficos são bem bonitos, mas a questão do visual dos personagens meio anime, não acho que ficou muito coerente com o visual realista das ruas e dos carros, mas não atrapalha nem a narrativa nem a jogabilidade do game. E falando em carros, a EA nos entrega uma grande variedade de veículos e uma lista gigantesca de customizações.
Nota: 8,0
Prós:
Belos Gráficos dos cenários e carros
As corridas clandestinas estão de volta
Personagem com falas e interações no modo campanha.
Contras:
História reciclada.
Perseguições policiais pouco desafiadoras.