Já tem um tempinho que a gente não vê os monstrinhos digitais dando as caras nos games, mas se estava com saudades de Agumon e sua turma, a espera finalmente acabou, Digimon Survive está entre nós. Jogamos o game e vamos te contar o que você precisa saber para se aventurar no DigiWorld. Chega mais!!!
História…
O foco do game é justamente esse, a história. Assim como no anime, um grupo seleto de jovens são transportados para um mundo paralelo cheio de monstros, desafios e muito mistério pra desvendar. Lá eles conhecem seus monstrinhos parceiros e precisam sobreviver nesse novo mundo. Porém Ddigimon Survive entrega um tema mais pesado e adulto, onde as escolhas e ações tem consequências podendo levar até a morte dos jovens.
O jogador assume o papel de Takuma Momotsuka, um garoto que cursa o primeiro ano do ensino médio, além dele temos também Aoi Shibuya, Minoru Hinata, Saki Kimijima, Ryou Tominaga, Shuuji Kayama, Kaito Shinonome e Miu Shinonome. Após serem transportados para o DigiWorld, eles recebem parceiros, monstrinhos digitais, por sua vez, Takuma recebe Agumon que será seu amigo de aventura. Os adolescentes precisam sobreviver a esse mundo novo e cheio de perigos e encontrar uma maneira de voltar para casa.
Gameplay…
Em sua grande maioria, os games do universo Digimon não segue uma linha de jogabilidade continua, ela está sempre mudando e dessa vez não foi diferente. Digimon Survive mistura graphic novel com jogos de estratégia, que na minha opinião deu super certo pois o jogador consegue prestar bem mais atenção aos detalhes da narrativa e precisa pensar ao montar sua estratégia de combate para superar os desafios que virão pela frente.
Aqui as decisões são muito importantes, principalmente para a evolução de Agumon, exatamente o que você leu, as decisões afetam principalmente o status Karma de seu monstrinho. Temos os status do Karmas que são chamados de “Moral”, “Colérico” e “Harmônico”, dependendo de qual status esteja seu agumon ele pode digievoluir para diferentes digimons.
Mas vamos te passar a dica, caso o status do Karma esteja “Moral”, seu Agumon irá virar um Greymon e assim por diante, “Colérico”, seu Agumon vira um Tuskmon e por fim se for “Harmônico”, o Agumon ira digievoluir para um Tyrannomon. Então fica espeto em suas decisões pois afetam diretamente o seu companheiro.
Mas vale ressaltar aqui que o game se passa muito mais na conversa no que propriamente nas batalhas, então não espere um jogo de ação, o jogo é bem paradão e contem muito texto, pois seu principal foco aqui é na Narrativa. Se você espera algo diferente esse game não é pra você, mas não custa dar uma olhada, vai que você curte.
Combate…
Bem, como falei anteriormente, o game foca em sua história e o combate é um pouco deixado de lado, se você ja jogou games como Final Fantasy Tactics e Fire Emblem sabe do que eu estou dizendo, jogos que são RPGs Táticos, nem sempre agrada a maioria dos jogadores, mas estes que mencionei são verdadeiros clássicos, vale muito a pena conhecer.
Mas voltando ao combate, Digimon Survive nos transporta para uma plataforma em 3D deixando de lado o seu gráfico em 2D estilo anime, o jogador escolhe quais digimons irão para o combate, é possível escolher move-los no campo e batalha e escolher seus ataques.
Resumindo…
Digimon Survive deixa bem claro que seu foco é na história, o game nos entrega uma narrativa mais adulta e séria, escolhas feitas aqui tem impacto na história e não importa o que você faça, alguns personagens não podem ser salvos. O combate parece ter sido negligenciado para que a história ficasse mais em evidencia, pois não temos um grande sistema de batalhas.
Lançado em 28 de julho, Digimon Survive está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
Esta análise foi feita com uma cópia para Xbox Series gentilmente cedida pela Bandai Namco.
Nota: 8,0
Prós:
História adulta e séria
Gráficos bem bonitos
Contras:
Mecânicas de combate muito simples e não empolga