Review Nexomon – Nintendo Switch
Em um mundo em que a série Pokémon só tem deixado os jogadores decepcionados com a qualidade questionável de seus lançamentos, temos visto muitos outros jogos que tentam ser “clones de Pokémon” e Nexomon pode ser chamado disso. Pqube lançou a pouco tempo a sequência do original e agora eles lançaram um port da versão original de celular para PC e consoles. Mas será que Nexomon vai matar a sede de Pokémon clássico que temos?
Plot
Novamente Nexomon segue um padrão de história bem parecido com pokemon: Você tem oito “ginásios”, um treinador todo poderoso, uma organização do mal e…é isso. E você realmente não tem mais nada para impulsionar a história. Porém Nexomon sabe que isso tudo é um pouco bobo e durante os diálogos do jogo você vai ver muitas piadinhas e muitos diálogos engraçados fazendo graça com a fórmula da história.
Visual
O jogo conta com uma pixel art muito bonita e os modelos dos personagens são em 3D e também são adoráveis. O design dos Nexomons são incrivelmente bonitinhos e você na certa vai encontrar alguns que vão virar novos favoritos. Porém durante as batalhas o jogo conta com o mesmo problema de pokémon: não existe muita animação nos combates.
Som
Infelizmente nessa parte Nexomon não é tão brilhante…não me entenda errado! As músicas e efeitos sonoros do jogo não são ruins ou atrapalham a jogatina, mas você certamente não vai achar uma OST de qualidade a ponto de você ficar louco para escutar ela todo o tempo durante seu dia.
Gameplay
É aqui que as maiores falhas do jogo começam a aparecer infelizmente. O sistema de habilidades dos monstrinhos na teoria é bem completo: Você tem buffs, debuffs e habilidades que causam efeitos secundários…porém durante o jogo você basicamente vai escolher as que dão mais dano no tipo do adversário e acabou, isso infelizmente parece ser a melhor estratégia. Você também vai notar que o jogo é uma grind fest gigante! A cada área nova você vai procurar muitos monstrinhos novos, alguns raros até demais em cada área, para evoluir os nexomons você vai precisar batalhar MUITO também. Infelizmente essa simplicidade excessiva no combate e a natureza de grind do jogo deixa ele um tanto quanto repetitivo e até mesmo chato às vezes.
Considerações finais
Nexomon na certa é um jogo interessante e você vê que tem carinho dos desenvolvedores no jogo. Porém com o sistema de combate super simples, sem batalhas entre jogadores e toooodo, o grind repetitivo necessário fica um pouco difícil de recomendar para todos os fãs de pokémon ou RPGs nesse estilo.
6.5/10