Monark – Review Switch
Com um grupo de pessoas muito interessante em sua equipe de desenvolvimento, como Ryutaro Ito que esteve envolvido com a série Shin Megami Tensei, e sendo desenvolvido pela Lancarse, que trabalho com vários jogos ótimos como Lost Dimension e Shin Megami Tensei Strange Journey, Monark vem com muita promessa mas será que a FuRyu acertou dessa vez? Ou será que ela trouxe mais um jogo com algumas falhas graves? Vamos ver!
Plot
Uma escola envolta em uma névoa que faz as pessoas enlouquecerem. Monstros de outra dimensão que parecem ser a fonte dessa névoa e você faz um contrato com o que parece ser um coelho de pelúcia, Vanitas, fazendo a sua imagigear, a projeção da sua alma, aparecer junto de um “Fiend”, um demônio que é moldado pelo seu Ego. Junto de uma família que tenta proteger a escola desses demônios a gerações e um conselho estudantil que mais parece um culto são os mistérios iniciais que vão fazer você explorar mais a escola de Monark. Qual é o objetivo de Vanitas? Ou o que exatamente essa névoa é? E o conselho estudantil? Uma das quatro rotas do jogo deve responder essas questões…
Visual
Monark conta com um visual bem característico dos jogos da FuRyu a esse ponto. Assim como Caligula Effect e Lost Dimension (O último jogo desenvolvido pela Lancarse e FuRyu juntas) o jogo conta com um visual anime e um tanto quanto surreal para seus demônios e imagigear. Durante a exploração da escola, principalmente nas áreas com a névoa, o jogo passa um ar um tanto quanto macabro para ser sincero. Os diálogos dos personagens perdidos na nevoa assim como a música ambiente e a ambientação dão quase que um ar de Silent Hill e eu adorei isso. Durante o combate e as cenas na outra dimensão temos um visual bem mais surreal e “estranho”. O contraste entre os dois estilos é algo que fica bem marcado durante a exploração e o combate do jogo. Infelizmente as animações de fala e combate do jogo não são muito expressivas, assim como Caligula Effect 2, isso de modo algum atrapalhar o gameplay no geral mas faz parecer que o jogo é um título Budget e não um lançamento grande.
Som
Apesar do visual um pouco budget do jogo na parte de som ele é 100% um jogo AAA.
A trilha sonora do jogo é muito boa e perfeita para as situações especificas dele. Se prepare para uma trilha que vai te deixar inquieto e perturbado durante as explorações nas áreas cobertas de névoa e trilhas de combate que vão ajudar a manter a ação das batalhas. O jogo também conta com dublagem em quase todos os seus diálogos tanto em inglês como em japonês! E você pode mudar a voz facilmente sem ter que reiniciar o jogo ou algo assim.
Gameplay
O combate de Monark é o que mais se destaca dentre as mecânicas do jogo. Cada batalha começa com uma tela de preparação e posicionamento, mostrando aonde seus personagens e os inimigos vão estar. Você vai controlar cada personagem individualmente se movimentando livremente pelo campo de batalha e a distância que cada um pode se mover é determinada pelo status “Mov” do personagem, se aproximando de um inimigo você poderá usar “Arts” que são golpes físicos, “Commands” que são magias como buffs e debuffs, usar o comando REORDER para passar o turno para outro membro de sua equipe a custo de aumentar o MADNESS do personagem usando o comando ou utilizar itens. O própio campo de combate vai ter também algumas armadilhas que podem causar dano, curar HP ou causar status negativos tanto em você como nos inimigos.
O sistema de madness (MAD) e awakening funciona do seguinte modo:
Algumas ações aumentam o seu MAD e quando ele chega no máximo você vai ganhar um buff considerável em seus status e imunidade a alguns status negativos com um pequeno porém de seu personagem não ser mais controlável por três turnos e ele vai atacar tanto inimigos como aliados. Depois de três turnos esse personagem vai ser nocautado.
Awakening também faz o personagem ganhar buffs em seus status e imunidades porém deixa o personagem imune ao negativo de MAD e também dura três turnos, porém o mesmo só pode ser aumentado quando o personagem toma dano ou utiliza algumas habilidades.
Ao finalizar as batalhas você vai ganhar SPIRIT que é ao mesmo tempo experiencia para comprar habilidades para seus personagens e dinheiro in game para comprar itens de curo e etc. Você deve controlar muito bem seu dinheiro pois ele não é abundante e alguns upgrades são absurdamente caros.
Durante a exploração na escola você irá encontrar vários estudantes. Falando com eles você vai ganhar um PROFILE do mesmo ganhando mais informação sobre ele e sobre a situação na escola. Durante as áreas com a névoa você vai encontrar alunos que foram afetados e ficaram loucos, assim como muito texto explicando a história e a situação em que os alunos passaram naquela área. Apesar dessas situações serem muito interessantes o fato de você ter um tempo limitado para explorar graças a barra de MADNESS que vai preenchendo é um tanto quanto chato quando você se vê obrigado a recomeçar a área graças a barra ficando 100% cheia. Apesar de ter zero consequências negativas no jogo.
Considerações finais
Muita gente esperava algo parecido com Persona ou Shin Megami Tensei, mas Monark é algo totalmente diferente. O jogo, como quase todo jogo da FuRyu, é experimental e diferente porém o mesmo conta com alguns problemas sérios como o grind obrigatório praticamente e o jogo ser mais lento com batalhas que podem passar de uma hora de duração. Os visuais um tanto quanto datados também não podem agradar a todos, mas caso vocês achem o jogo em um preço bom…Monark é uma pedida interessante para um JRPG diferente.
6.5/10