.NintendoNintendo SwitchReviews

Review – YS IX Monstrum Nox (Switch)

O nono livro das aventuras de Adol finalmente chega ao Nintendo Switch. YS é uma série clássica que infelizmente muitos jogadores não conhecem, ela está aí desde os primórdios dos jogos, desde 1987 acredite se quiser, e as aventuras de Adol Christin estão a tanto tempo quanto Link ou o Herói de Dragon Quest! O nono jogo da série YS também é o fim da engine atual que a Nihon Falcom usa para seus jogos, YS IX Monstrum Nox é um RPG Action incrível assim como o jogo anterior da série: YS VIII Lacrimosa of Dana e ele continuar a aperfeiçoar o estilo de YS que Ys Seven começou. Mas vamos ver mais detalhes do que exatamente é YS IX Monstrum Nox.

Plot

A história começa com Adol e Dogi chegando aos portões da cidade de Balduq, uma cidade-fortaleza agora no controle do império Romum, e como é de padrão com a dupla eles encontram confusão: Adol é preso e jogado na prisão de Balduq mas com a ajuda de outro prisioneiro ele consegue fugir e na fuga ele encontra uma mulher misteriosa chamada Aprilis. Ela joga uma maldição em Adol transformando ele em um “Monstrum” porém você não é o único transformado nisso mas graças aos poderes de um monstrum Adol consegue escapar da prisão.

Depois da fuga da prisão o mundo de YS IX se abre para você, mundo não pois graças a maldição de Adol você está preso a cidade de Balduq e agora é seu objetivo descobrir como se livrar da maldição, os mistérios da prisão de Balduq e por que Adol estava sendo procurado pelo império Romum.

Visual

Diferente de YS VIII Lacrimosa of Dana que se passava em uma ilha tropical com muita cor e cenários externos YS IX Monstrum Nox se passa na cidade de Balduq então você pode esperar muitos cenários mais cinzentos e artificiais porém ainda existe muitos locais interessantes e belos para se aventurar em Balduq. O visual dos monstrums, dos personagens e da arquitetura está mais para um estilo gótico dessa vez.

 Diferente do jogo anterior essa versão foi portada pra o Nintendo Switch pela Nippon Ichi, e que tinha tanto performance quanto visuais MUITO inferiores até mesmo a versão do PSvita, YS IX teve uma incrível melhoria em performance e em qualidade visual, o jogo está rodando a 30 FPS porém com uma estabilidade muito boa no modo docked e infelizmente no portátil você vai sentir um pouco mais essas quedas mas nada que vá estragar o jogo.

Som

Se tem algo que sempre que eu ter a chance eu vou falar bem até eu não aguentar mais é a parte sonora dos jogos da Nihon Falcom e você pode apostar que YX IX Monstrum Nox não vai ser diferente. A trilha sonora do jogo está, como sempre, incrível! Com músicas que se encaixam perfeitamente nas situações do jogo, efeitos sonoros gostosos e que dão ótimo feedback durante a ação e até a dublagem em inglês está muito boa.

O único negativo que encontrei nessa parte do jogo é que, por algum motivo maluco, ele é bem baixinho. Mesmo com o som de música no volume máximo nas opções do jogo ele ainda fica bem baixinho (Qual foi Falcon eu preciso ouvir sua música em um volume absurdo!).
Gameplay

YX IX Monstrum Nox segue aperfeiçoando o estilo de gameplay que nasceu em YS Seven, todas as mecânicas do último jogo voltam com pequenas modificações e ajustes.

Novamente você tem a seu dispor três tipos de dano: Corte, Perfuração e Impacto. Existem inimigos que tomam dano e ficam atordoados mais fácil com certo tipo de dano e finalizando eles com o dano certo você também ganha materiais extras!
O sistema de craft continua parecido também, durante as dungeons e a cada inimigo morto você ganha vários materiais que podem ser usados para fortalecer armas, craftar armaduras e acessórios ou relíquias. Basicamente o gameplay de YS IX é um YS VIII melhorado. Os combos estão mais fluidos porém Flash Guard e Flash Evasion, que são habilidades que você pode executar dando um parry em ataques inimigos ou esquivando na hora certa, continuam incrivelmente desbalanceados e fortes demais.

O sistema de raids de YS VIII volta também. Você, os outros monstrums e seus aliados participam de batalhas no Grimwald Nox, a dimensão que ainda é um mistério para você e apenas os monstrums e Aprilis podem ir livremente. YS IX Monstrum Nox não faz muito para mudar o core gameplay de YS mas continua sendo um jogo incrivelmente divertido e gostoso de se jogar.

Considerações finais

Apesar da performance “pior” que versões de outros consoles, não posso negar que fiquei surpreso com a melhoria que tivemos do VIII para o IX. YS continua sendo uma das minhas séries favoritas e esse é mais um jogo da série que fica difícil de não recomendar pra qualquer um que quer um jogo simples e divertido com uma trilha sonora incrível!

Nota:
9/10

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo