Review – Kowloon High-School Chronicle (Switch)
É meio impossível de ver o motivo da localização de Kowloon High-School Chronicle para esse lado do mundo, um remaster de um jogo de PS2 de 2004 exclusivo para o Japão. Ainda mais sendo um híbrido de visual novel e dungeon crawler. Mas será que um jogo de nicho e antigo assim realmente dá certo em 2021?
Plot
Um jogo estranho requer uma história igualmente estranha e nesse ponto Kowloon High-School Chronicle não vai te decepcionar. Você é um Treasure Hunter (pessoa que explora ruínas e procura por relíquias) e você é enviado para uma escola no Japão no qual foram descobertas ruínas até então não exploradas. Enquanto você explora as ruínas a noite, durante o dia você é um estudante comum e você encontra vários alunos durante o jogo, muitos você pode fazer amizade e levá-los para as ruínas como aliados com vários efeitos diferentes. Apesar de não ser uma história profunda, ainda é o suficiente pra te manter ligado e querer explorar mais a escola e as ruínas (a qual você também encontra muitos textos sobre as ruínas e outros exploradores que visitaram ela antes de você!).
Visual
Não tem como negar que Kowloon High-School Chronicle não foi uma inovação visual no Nintendo Switch (E nem no Playstation 2 originalmente) porém ainda é um estilo com muito charme. O traço usado para desenhar os personagens é longe de um traço de anime generico também. Muitas localidades fora das ruínas e itens usam fotos reais estilizadas e isso dá um visual interessante ao jogo. Durante a exploração das ruínas você vai ter um agrado aos olhos! Elas são uma mistura bizarra de ruínas egípcias e mitologia japonesa e chinesa, o design dos monstros também são muito bem feitos e variados, em especial os chefes.
Som
O game conta com uma trilha sonora bem fora do padrão para ser sincero, me lembra muto a trilha sonora de Cowboy Bebop e não tem como elogiar mais as músicas desse jogo hehe. Infelizmente a dublagem do jogo é apenas em japonês mas as vozes são de qualidade e bem variadas entre os personagens. Os sons que as várias armas, monstros e armadilhas fazem são bem distintos e adicionam muito na atmosfera das ruínas.
Gameplay
Como eu comentei acima, o jogo é um híbrido de Visual Novel (seções que você conversa com as pessoas da escola e explora a mesma) e um dungeon crawler (Onde você explora as ruínas, enfrenta monstros e por aí vai). Porém o jogo conta com mecânicas únicas dele: Durante as conversas na escola você vai poder usar a “Emotion Wheel”, onde você pode escolher como você vai responder o personagem, assim podendo agradar ele ou o contrariando. Lembrando que é possível você perder algumas amizades ou sidequests nesse processo e às vezes é um pouco difícil saber qual emoção usar.
Durante as ruínas você tem no seu arsenal vários equipamentos como metralhadoras, facas e granadas porém o jogo conta também com um sistema de fusão de itens bem robusto (Por exemplo você precisa juntar 2 componentes químicos diferentes para criar outro e derreter cadeados de ouro ou usar um elástico e um lenço para criar um teru teru bozu). Os inimigos contam com pontos fracos também, fazendo assim cada encontro com um inimigo novo uma experiência e tanto! Infelizmente os chefes são super fáceis de explorar essa fraqueza. O jogo também conta com alguns spikes bem chatinhos de dificuldade infelizmente.
Considerações finais
Sendo um jogo composto por dois estilos bem de nicho fica difícil recomendar para todo tipo de jogador, porém se você tem interesse em jogos mais fora do padrão Kowloon High-School Chronicle é um prato e tanto! E espero que outras empresas tragam mais jogos estranhos e que ficaram só no Japão para esse lado do globo também!
Nota:
8/10