NintendoNintendo SwitchReviews

Review – Final Fantasy Crystal Chronicles Remastered Edition (Switch)

Sabe aquele jogo que te transporta pra um tempo mais simples? Um tempo de você ser um pirralho jogando Game Cube e se aventurando por um mundo desconhecido e mágico? Esse é Final Fantasy Crystal Chronicles para mim. Um jogo incrivelmente divertido, simples, bonito e com uma historinha tão adorável que você se pergunta o por que de não ter saído um Remaster desse mais cedo. Mas será que essa versão faz jus ao clássico que é o original? Vamos ver.

Plot

No mundo de Crystal Chronicles existe uma substância no ar, o miasma, que é fatal para todos os humanos e não para os monstros. Todo vilarejo, cidade ou local com grande concentração de pessoas tem um cristal que protege a área usando a myrrh como combustível. Você faz parte de uma caravana em busca de Myrrh para manter o cristal de seu vilarejo saudável e assim manter a vila segura. 

Crystal Chronicles não é um jogo com um plot super dramático e épico mas o jeito em que cada dungeon que você visita tem uma história, as pessoas e caravanas que você encontra durante as suas aventuras e os contos que você ouve do elder da sua vila dão um carisma e uma personalidade incrível ao mundo e faz a aventura ser ainda mais divertida.

Visual

Mesmo sendo um remaster em sua essência Crystal Chronicles ainda é um jogo de gamecube..então você espera algo bem primitivo e datado né?

ERRADO!

Os cenários que você encontra durante a sua aventura são bonitos, coloridos e muito interessantes. Você vai em vulcões, cavernas de cristal, fortalezas de goblins e até vilarejos que diferente do seu não tiveram tanta sorte com suas caravanas. A direção artistica do jogo é algo de uma qualidade sem igual. Apesar do remaster do jogo não ter sido o de maior qualidade o que a gente tem é incrível de ver.

Som

E é aqui que provavelmente Crystal Chronicles é melhor lembrado por todos. O jogo conta com uma trilha sonora tão carismática e tão diferente de outros jogos da época e até mesmo de hoje em dia. Kumi Tanioka e Hidenori Iwasaki fizeram músicas que evocam um ar de fantasia e inocência que você vai se pegar assobiando toda vez que parar de jogar. Espero que se pelo menos uma coisa eu consiga te convencer com esse review é ouvir a trilha sonora de Crystal Chronicles.

Gameplay

Crystal Chronicles é um RPG de ação bem simples, você pode atacar com sua arma equipada, usar magias e itens que os inimigos dropam e vai usar chaves para abrir portas e completar as dungeons afim de conseguir mais Myrrh para sua vila.
Tudo isso parece algo bem padrão, né? E de fato não é em inovação que crystal chronicles se vende. Ele é um jogo simples e divertido que caso você consiga juntar seus amigos (O jogo conta com uma versão demo que você pode usar para jogar com um amigo que tenha a versão completa até o final da aventura!) fica melhor ainda. 

Claro que o jogo conta com algumas mecânicas únicas como o Cálice de Myrrh que vocês precisam carregar para não serem afetados pelo miasma. No single player você tem um Moogle que carrega o cálice porém no multiplayer os jogadores precisam carregar e isso trás muitas situações engraçadas e caóticas durante o game. Enquanto no single player você pode juntar magias de fusão em seu menu, no multiplayer os jogadores precisam se coordenar para usa-las contando com até um minigame para usá-las, o que pode ser um chato durante as dungeons que mais precisam delas.

Considerações finais

Depois disso tudo você deve estar pensando “Cara, o jogo é incrível e sem problemas!” e infelizmente nessa parte eu devo falar do problema que é o online do jogo…o matchmaking é incrivelmente confuso e chato, apenas o host das aventuras ganham a Myrrh necessária para avançar o jogo fazendo assim que caso você esteja jogando com amigos vai precisar jogar quatro vezes CADA dungeon e o lag é um problema real que pode atrapalhar suas aventuras.
E no single player o jogo apesar de continuar divertido perde o ponto principal que é se aventurar com amigos.

Apesar de todos esses problemas no online, Final Fantasy Crystal Chronicles ainda é um jogo super carismático, divertido e único que caso você tenha uma grana sobrando te garanto que não vai se arrepender! 

Nota:
Single player: 8/10
Multiplayer (devido as dores de cabeça né): 6/10

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo