Review – Famicom Detective Club (Switch)
Se você me perguntasse “Qual jogo antigo da Nintendo você acha que vai ter um remake?” eu com toda certeza posso te falar que Famicom Detective Club nunca seria uma das séries que passaria pela minha mente, mas aqui estamos…2021 e temos não só remakes, mas também localização de ambos os títulos! Mas será que ainda vale a pena jogar um dos pais dos visual novels/adventure games?
Plot
Ambos Famicom Detective Club: The Missing Heir e Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind são histórias de mistério que acontecem no Japão dos anos 80. Em ambos os jogos você é um jovem assistente da Agência de detetives Utsugi e é chamado para resolver casos de assasinato: em The Missing Heir você é chamado por um mordomo para investigar a morte suspeita do sucessor da família Ayashiro que é supostamente amaldiçoada e em The Girl Who Stands Behind, que é uma prequela, um estudante estrangulada leva você a investigar uma lenda urbana de uma escola
Visual
E é no visual desse jogo que muita gente vai se surpreender, sendo uma visual novel/adventure game você deve esperar um background estático e PNGs dos personagens apenas correto? ERRADO! O jogo conta com muitas animações dos personagens, até mesmo os personagens que aparecem apenas uma vez durante o jogo, animações de background como pessoas passando na rua enquanto você está dentro de uma loja, estudantes andando pela escola enquanto você conversa com um outro estudante, animação de respiração dos personagens adicionam muita vida ao jogo e ajuda muito a você acreditar no mundo do jogo. Claro que o jogo conta com imagens para eventos que acontecem durante o jogo, como por exemplo ao examinar o corpo da estudante em The Girl Who Stands Behind. O carinho que o pessoal da MAGE e da Nintendo com esse aspecto do jogo é de cair o queixo!
Som
Outra parte que sinceramente me surpreendeu pra caramba.Além de composições que trazem um ar de mistério e intriga e dão uma baita atmosfera ao jogo você ainda vai poder escolher entre as trilhas sonoras do Famicom Disk System, Super Famicom ou a nova do Switch! Adorei isso e apesar da trilha sonora original ser incrível, poder ouvir as antigas é um ótimo agrado. O jogo também conta com dublagem apenas em japonês e todo dialogo dele é dublado, a qualidade da dublagem é de ponta e é muito bom ouvir a emoção na voz dos personagens em cenas mais tensas.
Gameplay
O jogo parece uma visual novel, tem aspectos de visual novel e visuais de visual novel,então você deve esperar que esse jogo seja uma visual novel correto? Pois bem, você está errado novamente meu caro leitor. Famicom Detective Club em sua essência é um adventure game. Você vai falar com muitos personagens, pegar itens, resolver mistérios, algo como um Phoenix Wright mas sem toda a maluquice de magia e tudo mais. O jogo até conta com um resumo da historia toda vez que você dá loading em um save caso você não jogue um bom tempo ou não lembra do que aconteceu até aquele ponto!
Considerações finais
Meu amigo…como um fã de jogos adventure e visual novels não tenho como não dar um gigante SIM para você jogar esses jogos. Ele é um bom ponto de entrada pra quem quer começar nesse estilo de jogo ou que jogou coisas básicas como Phoenix Wright. A história é bem escrita, interessante e intrigante, os visuais do jogo e o som ajuda a imersão no universo do game…o único ponto “negativo” que posso dar seria o preço que realmente é um pouco caro ($179,00 por cada jogo). Porém é um dinheiro MUITO bem gasto!
Nota:
8.5/10