.NintendoNintendo SwitchNotíciaReviews

Saviors of Sapphire Wings / Stranger of Sword City Revisited – Switch Review

Experience é uma desenvolvedora que pouca gente conhece por seus jogos serem dungeon crawlers um tanto quanto de nicho, porém pergunte a qualquer um que jogou eles e você vai ter uma resposta super positiva! E agora eles estão chegando no Nintendo Switch com dois jogos em um! Saviours of Sapphire Wings & Strangers of Sword City Revisited (nome nada longo devo dizer.) E como são dois jogos diferentes vou dividir o Review em duas partes para ficar mais prático para você, caro leitor. Ok? Vamos começar com Strangers of sword city!

Strangers of Sword City Revisited

Plot

Em Strangers of Sword City você é um “Stranger”, um humano que foi transportado para outro mundo. Nesse mundo existem várias raças como os Neys, híbridos de humanos e felinos incrivelmente ágeis e fortes, Migmys que são dedicados à arte da cura, Elfos que por vez se dedicam à arte da magia e muitas outras. Porém existem também raças não tão amigáveis como os monstros, espíritos e vários grupos criminosos. Seu papel como Um “The Chosen One” é buscar os blood crystals, cristais que monstros que apenas outros Chosen Ones conseguem derrotar e ajudar a guilda dos Strangers em busca de um possível portal de volta para o nosso mundo.

Visual

Não tenho outro jeito de falar a não ser: SIMPLESMENTE LINDO! As ilustrações do jogo usam um estilo que parece uma pintura aquarela e um sketch ao mesmo tempo, os personagens que você irá encontrar durante a aventura e os monstros vão deixar você igualmente de queixo caído! No entento, tenho que admitir que os dungeons que você explora, que são em um campo 3D e em grid, de fato são um pouco simplórios se comparar com o resto da arte do jogo. Você também não vai ver animações de golpes, pois ele é um dungeon crawler em primeira pessoa, apesar de golpes e magias terem efeitos visuais para representá-las.

Som

Com uma arte linda, porém sem animações, você deve se perguntar se o pessoal da Experience gastou toda a verba com as ilustrações do jogo, e você não poderia estar mais errado. Strangers of Sword City Revisited para mim tem uma coleção de músicas que bate de frente até com outros monstros de jogos como Final Fantasy e Dragon Quest. Composições lindas e samples de alta qualidade deixam sua aventura animada e tensa do início ao fim! Ah! Se você não acredita em mim basta procurar pela música de batalha do jogo, War song of the strangers, para ter um gostinho da lindeza que te espera!

Gameplay

Como todo dungeon crawler é difícil de recomendar para qualquer pessoa, algumas pessoas chamam esse tipo de jogo da Experience como “HardcoreRPG” e… sinceramente eles estão um pouco errados. Apesar de o jogo ser incrivelmente punitivo e um tanto quanto difícil de você entender ele conta com bastante informação basta você, o jogador ter um pouco de paciência para ler e entender suas regras. Mas mesmo você entendendo o jogo e respeitando suas regras você vai ter muitos desafios, e a cada morte do personagem você perde um “Life point” dele caso o personagem fique com life points zerados…ele morreu definitivamente. O jogo te incentiva a ter vários personagens na reserva caso necessário, eles até ganham experiência enquanto estão no banco de reserva! Cada personagem pode ter múltiplas classes também tendo assim uma incrível variedade de customização. Você quer ter um Knight que sabe magias de cura? Ou quem sabe um mago com habilidades com arco e flecha caso fique sem mana? Ou até mesmo um Ninja Samurai que usa duas katanas longas para dar dano.
Strangers of Sword City Revisited te dá uma incrível gama de customização para seus personagens e isso ajuda muito quando o combate é algo simples como um dungeon crawler deve ser. O jogo também conta com um sistema de elementos, no qual X elemento ganha de Y elemento, status negativos, buffs, debuffs e tudo o que você pode querer de um RPG hehe.

Saviors of Sapphire Wings

Enquanto Strangers of Sword City Revisited é um jogo parece que focado para quem é experiente nos jogos da Experience, Saviors of Sapphire Wings tenta ser um RPG mais “pro povão” que está acostumado com JRPGs mais normais, com uma história entregue ao jogador de um modo mais comum e dificuldade bem mais leve ele é a porta de entrada pro mundo dos jogos da Experience e outros dungeon crawlers.

Plot

Você é o “Herói da luz”, destinado a derrotar o lorde do mal:  Ol=Ohma e já começamos na batalha final contra o vilão, mas infelizmente os heróis perdem. Cerca de 100 anos após esse evento, você renasce e se encontra em um mundo dominado por Ol=Ohma e monstros. Seu objetivo agora é juntar um novo grupo de heróis para derrotar senhor das trevas de uma vez por todas.

Visual

Saviors of Sapphire Wings reutiliza muitos gráficos de Stranger of Sword City Revisited. Monstros e até algumas escolhas para o visual dos personagens jogáveis, porém existe também muitos assets visuais novos criados especialmente para o jogo. Eles contam com um visual mais “anime padrão” diferente do visual único de Stranger of Sword City, porém isso não diminui a qualidade deles, você ainda pode contar com uma arte bonita e agradável durante os dungeons e os eventos do jogo.

Som

Novamente o jogo reutiliza algumas trilhas de seu irmão Strangers of Sword City. As trilhas criadas especialmente para Saviors of Sapphire Wings tem um tom mais padrão para o que você espera de um JRPG, sabe aquela música “épica” que você espera de um jogo de guerreiros, magias e elfos? Então, é esse tipo de música, mas de jeito algum a música é ruim ou irritante, ainda são trilhas de ótima qualidade, porém não tão únicas como as de Sword City.

Gameplay

É aqui que se encontra a maior diferença entre Sword City e Sapphire Wings: Enquanto Sword City é tratado como um jogo mais “hardcore” e para jogadores experientes em Dungeon Crawlers, Sapphire Wings tenta ser uma porta de entrada para os jogadores mais desacostumados com esse estilo de jogo. Você tem basicamente os mesmos sistemas de combate que Sword City (Level up, diversas classes, magias e skills, equipamentos, elementos e por aí vai) , porém ele apresenta várias mudanças com a finalidade de ser mais fácil e agradável como: Você agora não tem um limite de pontos de vida em seus personagens, nem precisa se preocupar com a build deles, você pode resetar seus status e trocar as classes deles a qualquer momento em sua base. As classes do jogo também são tratadas mais como classes normais de RPGs e tem habilidades mais diretas, limitando um pouco sua customização, porém deixando tudo mais streamlined. A história também tem uma progressão mais fácil de digerir contanto com bastante diálogo e personagens nomeados (diferente de sword city em que sua party é basicamente vários avatares do jogador), no geral a gameplay e a progressão do jogo é uma versão mais simples e direta de Strangers of Sword City.

Considerações finais

Meu amigo vocês não sabem como eu estava ansioso por esse lançamento e posso afirmar com toda certeza que é um baita pacote para fãs de RPGs. Claro que sendo dungeon crawlers já limita a quem eu indico o jogo, sendo um estilo de nicho e tudo mais, porém se você é fã de RPGs e quer entrar nesse tipo de jogo: Saviors of Sapphire Wings pode ser a porta de entrada para você. E se você gostar ainda tem o Strangers of Sword City para te dar uma palhinha do que o estilo de jogo é possível ainda! Não tem como não recomendar! De forma geral, Saviors of Sapphire Wings/Stranger of Sword City Revisited é um pacote duplo que certamente vale a pena.


Nota: 7/10

Data de lançamento: 16 de março de 2021

Publisher: NIS America

Desenvolvedor: Codeglue, Experience Inc.

Idiomas suportados:  Japanese, English

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo