Review – Xbox Series S
Sim! Finalmente a nova geração de consoles está presente e que seja muito bem-vinda. A Microsoft depois de lançar versões mais potentes do Xbox One (como o One S e o One X, que trazia melhorias gráficas e desempenho aos consoles), nos apresenta seus novos sistemas, o Xbox Series S e Xbox Series X.
Precisamos agradecer à Microsoft Brasil por ter enviado essa unidade do Xbox Series S para análise ao Gamer Spoiler.
Bonito, compacto e leve…
É assim que eu descreveria o Series S se me perguntassem. A primeira impressão de quando segura o console é que ele de fato é muito leve, e você pensa, como um console tão pequeno, se for comparado ao Xbox One Fat, pode ser tão poderoso? Outro ponto notável é de como ele é compacto, segundo a própria Microsoft, o console é o “menor Xbox de todos os tempos”, sendo 60% mais compacto do que o Xbox Series X.
O Series S foi lançado apenas na cor branca e vale destacar que ele é apenas digital, sem entrada para discos. Os usuários do serviço Live Gold e Game Pass. não precisam se preocupar, pois todos os jogos disponibilizados são exclusivamente digitais.
Pequeno e Poderoso…
De um lado temos o Xbox Series X e o Playstation 5 com todo seu poderio e imponência e do outro temos o tímido e pequeno Series S. Bem, vamos te contar um segredo, de tímido o Series S não tem nada. O “Monstrinho” como a comunidade dos players de Xbox tem o chamado está longe de ser um console fraco. Claro, o Xbox Series X é o carro chefe, mas o Series S é mais poderoso se compararmos com parrudo Xbox One X, também conhecido como Xbox Scorpio. Então vamos lhes apresentar o que esse Pequeno e Poderoso console trás dentro dele:
Temos 27,5cm de altura (ele em pé), 15,1cm de largura (ele deitado) e 6,5cm de profundidade, ou seja, fica bem em qualquer parte da casa como decoração e é fácil de levar para outros lugares, até porque a instalação dele é a mais simples possível, em dois minutos o console já está pronto para ser usado, pois é só conectar o cabo de energia e o cabo hdmi à sua TV e sincronizar o controle.
Outra coisa bacana, é que você pode configurar o console com a sua conta através do app do Xbox para smartphone em minutos, tudo muito prático e rápido. Está pronto pra usar! O Xbox Series S atinge uma resolução de 1440p a 60fps, podendo chegar a 4K a 120fps e conta com uma unidade de armazenamento menor, com um SDD Gen 4 NVME de 512 GB de espaço (364GB livres). Ele possui um processador AMD Zen 2 de 8 núcleos a 3.6GHz com uma GPU RDNA 2 equipada com 4 Teraflops com 10GB de RAM. O console acompanha uma entrada HDMI, porta USB, entrada para fone de ouvido e pode ser expansível de memória, tudo isso pesando apenas 1.93Kg.
O console também possui áreas de ventilação na parte de cima e nas laterais para manter o console refrigerado e devo dizer que ele é bem silencioso comparado ao Xbox One Fat.
A Cor Branca…
Apesar de bonito, o console e o joystick do Series S são brancos, o que pode dar um belo trabalho de manter tudo limpo e com o tempo pode ser que o material acabe ficando amarelado. O controle principalmente, pois nas laterais e em cima dos botões RT e LT há pequenas texturas, onde os dedos se encaixam e é bem confortável, diga-se de passagem, porém podem acabar acumulando poeira ou até mesmo sujeiras, sendo bem complicado de limpar.
O novo Joystick…
O novo controle acompanha o design do Xbox One com algumas novidades, o novo D-Pad é ótimo para jogos de luta e plataforma, o botão de captura de tela é uma mão na roda na hora de gravar um gameplay ou capturar um momento durante o game.
As texturas nas laterais do controle mantêm ele mais firme nas mãos e é bem confortável. Os botões RB, LB e RT e LT são bem silenciosos, quase não fazem barulhos ao pressiona-los. O controle ainda faz uso de pilhas, mas pode ser usado com baterias recarregáveis e utiliza o cabo USB tipo-C e possui entrada P2 para fones de ouvido.
Experiência…
Estou testando o console a mais ou menos a um mês e o único fato que me incomodou foi o tamanho do armazenamento interno, apesar dos 512GB, só temos de verdade 364GB livres para baixar jogos, aplicativos e capturas de tela. Ou seja, você precisa pensar bem no que você vai baixar, pois atualmente os jogos estão muito grandes, Assassin’s Creed Valhalla fica na casa dos 50GB, para quem joga Call of Duty: Warzone, sabe que passa dos 100GB com todo o conteúdo disponibilizado, e como o console aceita apenas mídias digitais, os donos que optarem pelo Series S só tem duas opções, ou compram um HD externo ou fica desinstalando os jogos para dar lugar à outros.
A Microsoft chegou a comentar que irá lançar um SSD de 1TB para expandir o espaço de armazenamento, porém o preço sugerido é quase o mesmo valor do console, então a opção mais barata seria adquirir mesmo o HD externo até o preço do SSD ser mais acessível.
Mas vamos ao que interessa, nesse tempo em que estive testando o Series S pude notar que o não houve mudanças na interface, onde tem seu lado positivo e negativo na minha opinião. Positivo pois você já conhece a interface do console, está acostumado, sabe onde ir e onde procurar, mas ao mesmo tempo parece que não é algo novo, mais do mesmo, você não tem aquela sensação de descobrir coisas novas, mas isso não chega a ser um incomodo. Como o objetivo é jogar, isso vai facilitar bastante as coisas.
Eu escolhi testar alguns jogos que foram lançados para o Xbox One e foram otimizados para o Xbox Series S|X. Foram testados os jogos Assassin’s Creed Valhalla, Fortinite, Gears 5, Immortals Fenyx Rising, The Avengers, Mortal Kombat 11, The Medium, Rocket League, Little Nightmare 2 e The Division 2.
Como comparativo, instalei os mesmos jogos no meu Xbox One Fat e fiquei testando as duas versões do mesmo jogo em consoles diferentes. Devo dizer que me surpreendi, pois o Series S é um monstrinho sim, mas que velocidade pra carregar os jogos, quase não tem loading, os jogos carregam muito rápidos, os cenários são renderizados com muita fluidez, os gráficos também impressionam, é incrível como jogos como Assassins Creed Valhalla, MK11, The Avengers e Immortals Fenyx Rising você não vê serrilhados nem granulados.
Os games estão bem otimizados, jogos como Rocket League rodando a 60FPS é bonito demais. Em MK11 parece que a resposta aos comandos é bem mais receptivos na versão do Series S, sem falar nos gráficos que estão sensacionais, as vezes me pegava parado admirando algum cenário de Assassin’s Creed Valhalla ou em Immortals Fenyx. Os combates cheios de inimigos na tela em The Avengers não tiveram quedas de frame como aconteceu no meu One Fat.
O novíssimo Little Nightmare 2 rodou muito bem no Series S, com ótimos efeitos de luz e sombra. Senti a mesma coisa em relação a The Division 2, em momentos de grandes tiroteios, com diversos inimigos na tela, não houve quedas de frame e os efeitos de luz e sombra em cenários noturnos estão bem bonitos, sem contar que quase não há loading entre uma e outra viagem rápida que seu personagem faz para voltar a base. É delicioso ver que os loadings são minúsculos!!!
Tenho usado o Xbox Series S para fazer as análises dos jogos que recebemos no site e só tenho a rasgar elogios ao console.
Mas vale a pena???
A pergunta que todos vocês devem estar se perguntando e eu posso responder, SIM! O Xbox Series S vale muito a pena, pois apesar de ser um console de entrada, ele é um sistema de nova geração, todos os jogos que serão lançados, o Series S vai poder reproduzir sem dificuldades, pois dentro desse corpinho compacto, existe um gigante capaz de fazer muitas coisas impressionantes.
O fato do Series S ser apenas digital pode fazer com muitos se interessem por ele, pois na Microsoft Store sempre tem promoções de jogos digitais e muitas vezes a mídia física é mais cara, sem contar nos serviços Live e Gold e Game Pass. que já garante boa parte da jogatina por preços bem acessíveis.
O único ponto negativo do Series S mesmo é o armazenamento de 346GB, dependendo dos jogos, você consegue instalar uns sete a oito jogos e sempre que quiser instalar um novo jogo precisará desinstalar outro ou comprar um HD externo para usar mais armazenamento, mas isso não chega a ser um incomodo.
Então SIM! O Xbox Series S vale muito a pena, é um ótimo console, compacto, poderoso, bem silencioso e com um ótimo design que vai rodar todos os jogos desta geração com um preço acessível.