HardwareiOSMobileNotíciaTech

iPhone com Vírus? Aprenda a Proteger Seu Smartphone Contra Ameaças

Os smartphones da Apple são mundialmente conhecidos por sua tecnologia, com a fama de possuir um sistema impenetrável e seguro. Contudo, ao contrário do que muitos consumidores acreditam, o iPhone também é vulnerável a vírus e malwares.

Apesar de extremamente raras, as ameaças podem sim ser prejudiciais para os dispositivos da marca.

Quer saber mais sobre os perigos para os usuários de iPhone e aprender a proteger o seu aparelho? Continue lendo!

A ameaça Jailbreak

Os smartphones possuem camadas de segurança, evitando que o dispositivo fique exposto aos perigos virtuais. Entretanto, dependendo das ações efetuadas no aparelho, você pode colocá-lo em risco. Esse é o caso do processo chamado “jailbreak”.

Os iPhones são desenvolvidos para reconhecerem apenas aplicativos verificados pela Apple. Sendo assim, o usuário não consegue instalar programas e apps que não sejam aprovados pela marca.

Porém, com o “jailbreak” é possível burlar o sistema e adicionar recursos extras ao dispositivo, como softwares e funcionalidades bloqueadas. Ao fazer isso, o aparelho fica vulnerável às ameaças on-line e pode ser infectado por vírus e malwares.

Como saber se meu iPhone está com vírus?

Existem alguns sinais que podem ser identificados em caso de invasão ao sistema e é importante prestar atenção às evidências.

Se, por exemplo, aparecer um aplicativo que você não se recorda de ter instalado, é melhor redobrar os cuidados. Esse também é o caso de pop-ups em excesso: anúncios em determinadas plataformas costumam ser normais, mas se forem muito numerosos e invasivos, você deve ficar atento.

Um aumento repentino no uso de dados também pode ser indício de vírus e ameaças. Esteja atento ao registro de picos de atividade, mesmo quando você não estiver usando a internet.

Além disso, queda no desempenho da bateria, aplicativos apresentando falhas e até superaquecimento do dispositivo podem ter relação com a infecção.

Como proteger meu iPhone?

Caso tenha identificado um comportamento estranho em seu iPhone, o primeiro passo é verificar os aplicativos instalados no dispositivo. Desinstale programas suspeitos e, se preferir, pesquise sobre os desenvolvedores para garantir sua autenticidade e segurança.

Limpar os dados de navegação também é uma estratégia para evitar que vírus permaneçam em seu aparelho. Vá em “Configurações”, depois clique em “Safari” e, em seguida, limpe o histórico e dados do site.

Restaurar o smartphone pode auxiliar no combate aos vírus, desde que você tenha backups salvos em seu computador ou no iCloud.

Além disso, existem outras 3 maneiras essenciais de manter a segurança do seu iPhone em dia, evitando a invasão do sistema:

  • Evite o “jailbreak”, uma vez que o método deixa o smartphone vulnerável a vírus e malwares;
  • Mantenha o iOS atualizado – assim, o sistema fica protegido até das ameaças mais recentes;
  • Instale um antivírus para iOS em seu dispositivo.

O software da Bitdefender oferece uma camada extra de segurança para seu smartphone, mantendo seus dados ocultos enquanto você navega na web e preservando sua privacidade on-line.

Conhece outras maneiras de proteger seu iPhone contra vírus e ameaças? Deixe um comentário!

Imagens: Pexels (Martin Sanchez); Unsplash (Dimitri Karastelev).

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo