Os smartphones da Apple são mundialmente conhecidos por sua tecnologia, com a fama de possuir um sistema impenetrável e seguro. Contudo, ao contrário do que muitos consumidores acreditam, o iPhone também é vulnerável a vírus e malwares.
Apesar de extremamente raras, as ameaças podem sim ser prejudiciais para os dispositivos da marca.
Quer saber mais sobre os perigos para os usuários de iPhone e aprender a proteger o seu aparelho? Continue lendo!
A ameaça Jailbreak
Os smartphones possuem camadas de segurança, evitando que o dispositivo fique exposto aos perigos virtuais. Entretanto, dependendo das ações efetuadas no aparelho, você pode colocá-lo em risco. Esse é o caso do processo chamado “jailbreak”.
Os iPhones são desenvolvidos para reconhecerem apenas aplicativos verificados pela Apple. Sendo assim, o usuário não consegue instalar programas e apps que não sejam aprovados pela marca.
Porém, com o “jailbreak” é possível burlar o sistema e adicionar recursos extras ao dispositivo, como softwares e funcionalidades bloqueadas. Ao fazer isso, o aparelho fica vulnerável às ameaças on-line e pode ser infectado por vírus e malwares.
Como saber se meu iPhone está com vírus?
Existem alguns sinais que podem ser identificados em caso de invasão ao sistema e é importante prestar atenção às evidências.
Se, por exemplo, aparecer um aplicativo que você não se recorda de ter instalado, é melhor redobrar os cuidados. Esse também é o caso de pop-ups em excesso: anúncios em determinadas plataformas costumam ser normais, mas se forem muito numerosos e invasivos, você deve ficar atento.
Um aumento repentino no uso de dados também pode ser indício de vírus e ameaças. Esteja atento ao registro de picos de atividade, mesmo quando você não estiver usando a internet.
Além disso, queda no desempenho da bateria, aplicativos apresentando falhas e até superaquecimento do dispositivo podem ter relação com a infecção.
Como proteger meu iPhone?
Caso tenha identificado um comportamento estranho em seu iPhone, o primeiro passo é verificar os aplicativos instalados no dispositivo. Desinstale programas suspeitos e, se preferir, pesquise sobre os desenvolvedores para garantir sua autenticidade e segurança.
Limpar os dados de navegação também é uma estratégia para evitar que vírus permaneçam em seu aparelho. Vá em “Configurações”, depois clique em “Safari” e, em seguida, limpe o histórico e dados do site.
Restaurar o smartphone pode auxiliar no combate aos vírus, desde que você tenha backups salvos em seu computador ou no iCloud.
Além disso, existem outras 3 maneiras essenciais de manter a segurança do seu iPhone em dia, evitando a invasão do sistema:
- Evite o “jailbreak”, uma vez que o método deixa o smartphone vulnerável a vírus e malwares;
- Mantenha o iOS atualizado – assim, o sistema fica protegido até das ameaças mais recentes;
- Instale um antivírus para iOS em seu dispositivo.
O software da Bitdefender oferece uma camada extra de segurança para seu smartphone, mantendo seus dados ocultos enquanto você navega na web e preservando sua privacidade on-line.
Conhece outras maneiras de proteger seu iPhone contra vírus e ameaças? Deixe um comentário!
Imagens: Pexels (Martin Sanchez); Unsplash (Dimitri Karastelev).