Review – The Eternal Castle: Remastered – (Switch)
Nos começo dos anos 90, graças a jogos como Prince of Persia e Another World, o “Cinematic plataformer” foi o gênero que deixou todo mundo louco com suas animações fluidas e “peso” no controle do personagem (Mesmo sendo difícil de controlar o personagem e sua dificuldade bullshit).
The Eternal Castle:Remastered apesar do nome não é um clássico remasterizado (Mas os criadores criaram uma narrativa toda sobre isso!) mas sim uma homenagem a esses clássicos com direito a gráficos em CGA e tudo mais.
Plot
Até nisso o jogo é uma homenagem aos clássicos cinematic platformers. Ou seja a história dele é simples, direta e realmente nada demais. Você é um piloto que faz um pouso de emergência em um planeta e tem que achar as peças em várias fases para sair dele.
Porém cada fase que você visita também tem algo como uma historinha dentro dela, como na casa assombrada que você até lê o diário do dono do lugar.
Visual
É no seu visual que o jogo mais surpreende a gente: ele utiliza gráficos estilo CGA (sabe aquelas placas de video antigas? Aquelas que os jogos eram boa parte azul e magenta?) e isso pode parecer algo ruim para quem está acostumado só com gráficos de ponta e jogos lindos.
Mas a criatividade que o jogo aplica no visual é incrível, o jeito que os olhos dos inimigos brilham no escuro, como sombras e luz são representadas é muito interessante e diferente do que estamos acostumados hoje em dia.
Som
O uso deliberado de música durante a jogatina faz cada efeito sonoro e cada ter um peso extra. Em combate você ouve cada bala e os passos apressados dos inimigos ou quem sabe o grunhido de um inimigo que ainda não apareceu na tela. Mas quando a música começa você sabe que tem alguma parada séria pronta pra acontecer.
Gameplay
É aqui que está um dos maiores desafios para jogadores mais modernos começar a jogar The Eternal Castle: Remastered: os cinematic platformers não são lembrados por seus controles fluidos e fáceis de se adaptar porém o jogo ainda torna os controles bem mais fáceis e divertidos se você comparar com outros jogos do mesmo estilo.
O combate infelizmente sofre um pouco com isso. Quando você estiver enfrentando inimigos normais basicamente você vai se sentir que basicamente é socar os botões e rezar para dar certo, ainda bem que durante os chefes você raramente vai sentir isso e cada um dos chefes são incrivelmente divertidos de se enfrentar.
Os puzzles que você vai encontrar as vezes podem ser um pouco frustrantes também mas graças ao jeito criativo de que as respostas estão sendo apresentadas eu realmente tive aquele momento “Ahá!” a cada solução.
Considerações finais
Um jogo incrivelmente criativo e com uma backstory de desenvolvimento criada pelos criadores que sinceramente por si só adiciona um charme gigante ao jogo. Mesmo assim não é um jogo para todos graças a seu visual e controles de um estilo perdido. Se você é fã de projetos mais fora do padrão, cinematics platformers ou até mesmo está querendo testar algo mais retrozão The Eternal Castle: Remastered na certa vai ser perfeito para você.
Nota Final: 7/ 10