Reviews – One Piece: Pirate Warriors 4
One Piece é uma série de enorme sucesso não somente no Japão, mas também em todo o mundo, sendo uma das obras da shonen Jump de maior sucesso. Pirate Warriors 4 é o quarto título da série de jogos estilo musou de One Piece e traz muita ação e pancadaria de ponta, com um grande elenco, movimentos especiais, habilidades e mapas cheio de locais para se explorar.
História
A história segue a mesma sequência de eventos que a série, mas passa vários capítulos à frente, o que pode se tornar um pouco confuso para quem não viu ou não se recorda desses arcos específicos.
Iniciamos o jogo no arco de Alabasta e tudo que foi mostrado antes deste arco é exibido através de um pequeno flashback bem organizado. As cutscenes inseridas no jogo preenchem o vazio dos jogos anteriores. No geral, a história se mostra extremamente fiel ao material original contando os eventos mais importantes.
Campanha
A campanha é dividida em seis arcos: Alabasta, Enies Lobby, Marineford, New World Saga (incluso Dressrosa), Whole Cake Island e o inédito e exclusivo País de Wano Kuni. Como o arco de Wano ainda não foi finalizado, os produtores optaram por uma história totalmente nova, criada excepcionalmente para o jogo.
O jogo conta com 3 modos de jogo: O Log Dramático (modo história) que conta toda a jornada dos Chapéus de Palha adaptando os arcos mais memoráveis do material original até o atual arco de Wano Kuni. O Log Gratuito, que permite jogar as missões principais já concluídas independente do personagem aos quais ela está “presa” na campanha principal. O Log do Tesouro, que são missões separadas e divididas em 3 categorias: East Blue, Grand Line e Novo Mundo. Para liberar cada categoria, você deve obrigatoriamente completar todas as missões das categorias anteriores.
Gameplay
O sistema de combate é o mais tradicional possível, apresentando ao jogador combinações de golpes, ataques especiais, desvios, ataques pelo ar, e até diferentes posições de luta. Com a jogabilidade mais fluida entre os jogos da franquia, One Piece: Pirate Warriors 4 conta com mais de 40 heróis e vilões jogáveis e vários tipos de habilidades para serem adquiridas.
Durante a campanha o jogador consegue desbloquear novos personagens que podem ser usados no Log Gratuito. Enquanto alguns deles podem ser usados imediatamente, outros são desbloqueados somente após serem cumpridos alguns requisitos. Conforme você avança no jogo, você ganhará os materiais necessários para elevar o nível dos personagens. Também será possível coletará moedas que permitem melhorar a saúde, o ataque, a defesa e a resistência, para que você possa acompanhar o progresso dos inimigos.
Ainda existe outra diferenciação entre os personagens, que são os tipos de ação. Cada lutador é único, com seus próprios padrões de ataque e movimentação. Os personagens são classificados em quatro tipos: Técnica, Poder, Céu e Velocidade. Cada personagem possui uma série de habilidades alinhadas com o seu subtipo e podem ser melhoradas com o uso de moedas que o jogador conquista ao terminar as missões, conforme já informado acima. Outro complemento interessante é que existem desvantagens baseadas em fraquezas reais do anime.
1min..
Visual / Áudio
Pirate Warriors 4 está bem longe de ser um dos jogos mais bonitos de anime, mas é um dos mais belos produzidas pela Omega Force. Embora jogo possua um o visual que não deixa a desejar ele poderia ter sido mais bem trabalhado. O ponto forte são as cenas do anime que são recriadas no jogo de forma competente.
O game conta com legendas em português, algo muito bem-vindo para os fãs, mas apresenta erros que não passam despercebidos, basta se atentar durante a jogatina. Faltou um pouco de cuidado na adaptação das legendas. Já o áudio, tal qual os outros jogos da produtora, não conta com dublagem em português apenas no seu idioma original o japonês. A trilha sonora é pouco notável, mas se adapta bem dentro do jogo.
Veredito
One Piece: Pirate Warriors 4 é competente o suficiente para atrair os fãs da série. Sem dúvida o jogo é uma evolução da franquia e do gênero ao qual pertence. O game traz muita nostalgia, fidelidade a história original, novidades no gameplay e proporciona horas de diversão. Também traz alguns problemas, mas nada que tire a sua diversão.
Lançamento: 27/03/2020
Plataformas: PS4, Xbox One, PC (Steam) e Nintendo Switch
Preço sugerido: R$ 250 (consoles), R$ 159,90 (PC)
Classificação indicativa: 12 (drogas lícitas e violência)
Desenvolvimento: Koei Tecmo Publicação: Bandai Namco
Nota: 8.0