Streets of rage é um nome muito conhecido para qualquer um que cresceu com vídeo games nos anos 90, também é um nome de peso no estilo beat’em up. Lançado originalmente no Mega Drive, console em que fez fama, a saga Sreets of Rage foi uma dos principais representantes do estilo “andar e bater”, ou “beat’em up”, como é conhecido no termo original. Quando foi anunciado em 2018 para nossa felicidade o que foi mostrado parecia ser algo que ao mesmo tempo respeitava os jogos antigos da série e ao mesmo tempo tentava modernizar o gameplay. Será que o povo da Lizardcube e Guard Crush Games conseguiram criar um novo clássico ou a nostalgia ainda vai pesar mais para os jogos antigos?
GAMEPLAY
É aqui que Streets of Rage 4 mostra o motivo dele ser o melhor da série e um dos melhores Beat’em ups já lançados até hoje. Foi um trabalho incrível da Lizardcube e Guard Crush Games de como eles conseguiram fazer um jogo que ao mesmo tempo que não inova no gênero ao mesmo tempo parece ser novo e fresco e a melhor prova disso é como os personagens dos jogos antigos da série (em um maravilhoso pixel art original ainda!) se encaixam perfeitamente no gameplay. Você pode usar os personagens do Streets of rage 1,2 e 3 e cada um deles dá ao jogador um estilo de jogo diferente e único para cada personagem. Cada personagem conta com vários tipos de golpes e especiais que podem ser utilizados durante as fases do jogo e estender o combo fim de receber mais pontos, todos os personagens presentes no jogo são incrivelmente fáceis e divertidos de controlar.
O jogo também conta com um modo multiplayer para jogar com os amigos, um modo de batalha mais no estilo Street Figther e muitos extras na forma de Concept Art. Localmente, é possível jogar com até quatro participantes, cada um em um controle, como nos fliperamas antigos. Já o modo online é limitado para até dois participantes, mas não deixa de ser igualmente divertido.
VISUAL
Streets of Rage 4 contas com gráficos desenhados a mão e combinado com a animação extremamente fluida parece mais um desenho animado que você quando pequeno iria ver durante os sábados de manhã. Tudo do jogo, de personagens principais a inimigos e backgrounds são perfeitamente executados e nunca parecem fora do universo que o jogo te apresenta. Todos os personagens que voltaram de jogos anteriores são incrivelmente carismáticos e fácil de serem reconhecidos. Dentro das opções do jogo você encontra várias opções para customizar visualmente o jogo, desde brilho dos neons das fases até filtros de CRT, até mesmo o item de recuperar HP no jogo você pode customizar.
SOM
Inicialmente o jogo ia contar com uma trilha sonora composta completamente por Yuzo Kojiro, porém por motivos pessoais ele não pode fazer toda a trilha sonora, isso é de fato algo ruim.
A trilha sonora que temos no jogo não é nada além de incrível, com músicas que usam as composições de Kojiro como inspiração e outras mais originais são músicas perfeitas para toda a pancadaria que acontece durante as fases do jogo. Os efeitos sonoros dos golpes, das armas e dos golpes especiais são incríveis também, incrivelmente gostosos de escutar e dão ótimo feedback dos golpes desferidos ou recebidos. As vozes dos personagens são bem claras e caem perfeitamente em personagem…menos a Blaze, por algum motivo sua voz é incrivelmente baixa e “meiga” para a personagem que temos.
Conclusão
Streets of Rage 4 é um game mais que recomendado. O jogo entrega um pacote completo: diversão, gráficos, som, jogabilidade e multiplayer. O novo episódio foi bem atualizado para a nova geração de console mostrando que o gênero ainda tem muito a oferecer, se bem explorado.
Um MUST BUY para fãs de Beat’em ups e jogos de ação no geral, não importa qual plataforma o jogo roda com uma performance perfeita e todos contam com as mesmas opções de gameplay !
Nota: 8.5/10
DESENVOLVEDOR: Dotemu, Guard Crush Games, Lizardcube
DISTRIBUIDORA: Dotemu, Yooreka Studio
DATA DE LANÇAMENTO: 30/abr/2020
PLATAFORMAS: SlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam.