.NotíciaPCPlaystationPlaystation 4ReviewsXboxXbox One

Review – Call of Duty: Modern Warfare

 

 

Call of Duty: Modern Warfare trata-se de um recomeço / reimaginação da série com a preservação de vários elementos de sucesso em uma nova história entrelaçada com o que já foi visto. O game produzido pela Infinity Ward, retrata um conflito armado em um país fictício entre rebeldes, forças militares e um grupo terrorista.

Na trama de Call of Duty Modern Warfare, os jogadores aterrissam em um conflito no fictício Urzikstão  um país localizado próximo à Rússia e à Geórgia  e devem ajudar a Força de Libertação Urzikstã a expulsar a organização terrorista Al-Qatala. Além destes dois grupos, há a ocupação militar russa no país que massacra a população local e apoia a atuação do Al-Qatala como organização de controle regional.

 

Jogando com o agente de operações especiais da CIA, Alex, e o sargento britânico da SAS, Kyle Garrick, você deve auxiliar a Força de Libertação Urzikstã ao lado do Capitão Price para derrotar o Al-Qatala e trazer paz a Urzikstão. Modern Warfare faz referência direta às guerras e conflitos  atuais e já conhecidos que assolam os países do Oriente Médio. 

Campanha

 

A história não tem uma abordagem tão simples como no passado, apresentando a nação de que na guerra não existem “bons”, e a moralidade é algo que tem de ficar de lado, obrigando o jogador a participar em decisões terríveis em nome do bem maior. Em certos momentos, em incursões mais tensas, você tem de decidir rapidamente se a pessoa na sua mira é um potencial terrorista ou um civil assustado. Puxar o gatilho para não correr riscos ou não tirar conclusões precipitadas?

Modern Warfare não traz apenas um, mas diversos momentos onde é preciso ter estômago forte para aguentar as cenas de violência. Desde assassinatos em massa no centro de Londres, procedimentos de tortura contra presidiários, até atentados com bombas químicas, o jogo não poupa os detalhes, trazendo cenas explícitas que  chocam bastante. O game traz uma banalização de crimes de guerra cometidos por parte dos soldados americanos e britânicos e a mensagem passada pelo jogo demostra que é necessário fazer um mal menor pra derrotar uma mal maior.  

A campanha dura perto de seis horas de jogo, tempo suficiente para nos colocar na pele de vários personagens, e não apenas em Urzikstan, mas também em Rússia, Georgia, e Londres, por exemplo. Cada um destes locais que visitamos é altamente detalhado, mais do que noutros Call of Duty,  com exceção a alguns momentos ainda no início da história. Isso é resultado do design das missões, que apresentam quase sempre novidades e aproveitem bem cada cenário.

Durante a campanha você reveza o controle dos soldados Kyle Garrick e Alex e em alguns outros momentos você também assume o controle de Farah Karim. A líder do grupo rebelde do Urzquistão aparece em partes onde a mecânica também chega inovando na franquia, com elementos de stealth, onde é preciso agir sorrateiramente.  É intensa a forma com que o enredo se desenvolve. Desde os diálogos (curtos e diretos) até a forma com que a história se conclui, tudo foi pensado para fazer com que o jogador não perdesse o clima tenso que a Campanha de Modern Warfare impõe. 

Outro elemento que merece destaque é a forma com que os personagens são apresentados no enredo. No novo Modern Warfare é possível acompanhar um pouco mais de cada personalidade. Desde Price fazendo o que for preciso para cumprir sua missão, até Kyle questionador e fiel aos seus princípios. No geral, a campanha de Modern Warfare é  sobre os heróis ocidentais salvando o mundo de uma iminente ameaça Médio-Oriental. 

Multiplayer e modo cooperativo

O grande carro-chefe da franquia não iria ficar de fora de Modern Warfare. O Multiplayer do game traz um leque de diferentes modos de jogo, que agradam desde os fãs mais assíduos da franquia, até outros jogadores que não são gostam tanto desse modo.

Os modos multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare voltam ao formato clássico dos jogos da série, oferecendo o melhor aos jogadores. Não há personagens com habilidades específicas e exorbitantes; o jogador deve conquistar as habilidades e melhorar as armas ao subir de nível. Há possibilidades para equipar perks, skins nas armas e até liberação de personagens, mas o game não avança nisso.

O game oferece uma variedade de modos multiplayer, permitindo que o jogador escolha aqueles que prefere. Na hora de jogar, é aquele velho esquema: tiro, porrada e bomba. E é exatamente o que os fãs querem: jogo rápido, bem balanceado e  frenético.

 

Além dos já tradicionais Mata-Mata em equipe e dominação, o jogo introduz duas novidades: Atirador (2 vs 2) e Guerra Terrestre. O primeiro são dois pares em mapas bem pequenos com variações de armas e recursos. Ele traz partidas rápidas de confrontos em duplas, em mapas bem apertados, onde prevalece a estratégia e agilidade para eliminar seus inimigos. É um modo extremamente dinâmico e divertido. O segundo já foge um pouco da característica de Call of Duty. Guerra Terrestre coloca variantes para 10v10, 20v20, ou 32v32 jogadores em três variações de mapas bem grandes. Vence aquele que obter a pontuação final primeiro.

Depois temos Spec Ops, o modo co-op para quatro jogadores que apresenta uma narrativa paralela à campanha.  Aqui, o grupo terá de cumprir uma boa variedade de missões enquanto combate várias ondas de inimigos, em mapas de dimensões consideráveis. No modo cooperativo as missões de sobrevivência ou de conquista são repetitivas e, em partidas gerenciadas online, a comunicação é falha na maioria das vezes. O coop local com tela dividida até funciona bem e não houve muitas mudanças.

Em resumo, Call of Duty: Modern Warfare oferece excelentes propostas multiplayer, com um modo clássico em grande forma, um modo co-op desafiante na forma de Spec Ops.

Outro ponto de destaque positivo é a função cross-play. É possível jogar os modos multiplayer e coop de Modern Warfare junto com amigos de outras plataformas, sem restrições de comunicação. 

Gameplay

O gameplay de Call of Duty: Modern Warfare é um dos melhores de toda a franquia. A jogabilidade é divertida e desafiadora e estas qualidades estão presentes em todos os três modos centrais de jogo de Modern Warfare. As novidades surgem ao longo do enredo, em fases onde é preciso utilizar elementos inovadores para a franquia. Além de uma mecânica stealth para determinados capítulos, há pequenas inserções inéditas em determinados pontos, como uma mira precisa para a função de sniper. Nesse momento é preciso se adaptar ao vento da região e se acostumar ao posicionamento do alvo a metros de distância. O estúdio apropriou-se bastante no realismo  nunca antes visto na série. O trabalho de áudio é delicado e preciso e torna-se uma ferramenta de defesa e ataque fantástico.

Gráfico

A experiência audiovisual é incrível, pois a nova versão não poupou esforços para ampliar esse realismo, e traz personagens que parecem atores de verdade, cenários repletos de detalhes, e um sistema de iluminação impressionantes.  Existe uma clara evolução a nível gráfico, com maior detalhe, qualidade de iluminação e texturas. O resultado é uma experiência altamente foto-realista, que consegue esse resultado sem sacrificar a fluidez de jogo que sempre caracterizou Call of Duty Call of Duty: Modern Warfare é um dos jogos mais belos da atual geração.

Conclusão

Call Of Duty Modern Warfare consolida a franquia como referência no gênero FPS. O game traz o melhor gameplay que a franquia já viu, uma história cativante e um modo multiplayer que prende o jogador por horas.  O game alia uma experiência fantástica da campanha, com temas fortes e polêmicos que causam reflexão. Além disso, o jogo entrega um trabalho excelente em cima de mecânicas, física, gráficos e áudio. A Infinity Ward cumpriu para com seu dever. 

Nota: 9

Prós

Gameplay fantástico

Visual realista

Som impecável

Dublagem em português de qualidade

Gráficos Espetaculares

Contras

Escolhas da campanha poderiam ter mais impacto no seu desenvolvimento

Modo coop

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo