.LançamentosNotíciaPCPlaystationPlaystation 4ReviewsUbisoftXbox OneXbox One X

Review – Far Cry: New Dawn

A Ubisoft surpreendeu quando anunciou Far Cry New Dawn ano passado. Menos de um ano após Far Cry 5, a Ubisoft traz Far Cry: New Dawn, classificado pela publisher como uma sequência narrativa da aventura anterior.

Confira na nossa análise!

História

Far Cry New Dawn, a sequência autônoma de Far Cry 5, se passa 17 anos após um apocalipse nuclear, em um mundo recuperado pela natureza e encoberto por uma exuberante e colorida expansão de vida selvagem. New Dawn poderia ser uma DLC do jogo anterior, mas ficou grande demais pra isso e acabou tornando-se um game à parte. Por isso, é um game mais curto do que o de costume. Não é preciso jogar o jogo anterior para iniciar Far Cry: New Dawn, mas talvez a experiência não seja a mesma.

A maioria da humanidade morreu com a explosão nuclear e aqueles que sobreviveram tiveram que buscar refúgio no subsolo, passando anos sem ver a luz do sol. Tudo parecia correr bem quando, anos depois, puderam finalmente sair do refúgio e passar a viver no solo, construindo uma pequena comunidade sustentável. No game você assume o papel de um (a) agente que vai para lá tentar ajudar as pessoas a reconstruírem seu mundo junto com um grupo liderado por Thomas Rush. É possível escolher seu gênero e customizar sua aparência, e o seu personagem não tem falas, apenas reage aos acontecimentos ao seu redor. O personagem que você controla atuava como capitão da segurança de Thomas Rush num grupo de ajuda humanitária que viajava pelo estado de trem ajudando as pessoas em dificuldades. Quando o jogo começa você está a caminho de Hope County para ajudarem a comunidade, mas antes que isso possa acontecer o grupo é atacado pelas gangues de Saqueadores lideradas pelas Gêmeas Mickey e Lou, as vilãs deste game.  Este ataque causa o descarrilamento do trem e uma fuga do seu personagem com outra sobrevivente, Carmina Rye (filha de Nick Reyes, de Far Cry 5.)

 

A maior parte do grupo é eliminado, e Thomas Rush é levado pelas gêmeas Mickey e Lou. As irmãs gêmeas são incríveis na maldade e violência com que tratam os inimigos. Elas não mostram piedade perante ninguém, uma característica que lhes permite reinar no mundo sem regras de New Dawn. Operando como sangue-sugas, a dupla apodera-se da comunidade de sobreviventes de Hope County.

Far Cry New Dawn: Trailer de História

 

Jogabilidade

A jogabilidade de Far Cry New Dawn é a mesma de Far Cry 5. A Ubisoft fez poucas mudanças em relação as versões anteriores da série Far Cry. Os comandos, movimentos e upgrades de armas e equipamentos também seguem o modelo já conhecido da série. A principal mudança é que agora você tem uma “base principal”, Prosperity. Libertar acampamentos e realizar algumas atividades paralelas libera o recurso etanol. O Etanol serve sobretudo para evoluir as várias divisões da sua comunidade como armas, veículos, enfermaria, expedições, cartografia e explosivos. É preciso ir melhorando aspectos da sua base, que vão possibilitando melhorias no seu desempenho. 

O jogo se rendeu aos elementos de RPG, ainda que de maneira sutil.  Os inimigos têm quatro níveis diferentes, que é a maneira do jogo de vincular o progresso da campanha ao nível do seu personagem.
O sistema de níveis é bem interessante…  Teoricamente você tem liberdade para ir a qualquer lugar do mapa.  Para quem curte essa exploração, é mais um prato cheio, mas não há garantia que você dará conta dos inimigos (vai depender do seu nível). Os danos aos inimigos são mostrados na tela e as armas têm melhor separação de atributos e potência, sempre usando cores para distinguir o nível.

 

Gráficos

Os gráficos de Far Cry New Dawn são lindos não só em sua qualidade técnica, mas também em sua estética. New Dawn traz uma ambientação mais colorida. Não apenas na vegetação com centenas de tipos de flores e plantas diferentes, mas também nos abrigos e localidades reerguidas após o “apocalipse”. A vegetação usa tons alegres, a água é cristalina e a maior parte dos animais parece que não sofreram com as explosões nucleares. New Dawn tem uma ambientação bonita e atraente e o desing como um todo ficou bastante bonito e detalhado, mas não traz muita coerência em relação a radiação existente ou fato da natureza ter se recuperado de forma tão rápida em tão pouco tempo.

Áudio

A parte sonora do game é muito boa, mas sem muitos destaques. A trilha sonora se encaixa bastante ao criar um clima no gameplay nos momentos certos.  A dublagem perdeu um pouco de qualidade em comparação ao Far Cry 5, no entanto, ainda mantém um alto padrão de qualidade. A falha fica por conta do texto em si e não pela falha dos dubladores. Tanto os personagens principais quanto os secundários contam com um sistema de vozes que combinam com os personagens. Além disso, o jogo traz vozes já conhecidas. O game está totalmente localizado em português e isso é um ponto forte e sempre é bem visto pela comunidade de jogadores.

Conclusão

Far Cry New Dawn é um ótimo jogo que traz gráficos e jogabilidade similares do seu antecessor, mas com pouca novidade. O título apresenta tudo  que nós  esperaríamos de um jogo da série Far Cry, ou seja, o game permanece fiel ao estilo da sua franquia fazendo jus a ideia de mundo aberto pelo qual a série ficou conhecida.

A história do game não é muito longa e o enredo é fraco, mas é bem amarrado. Além disso, quem não jogou Far Cry 5 pode ficar um pouco perdido na narrativa. Outro ponto negativo fica por conta de alguns bugs estranhos principalmente com os NPC’s.  

No geral New Dawn é uma ótima aquisição e se você é fã da franquia e achou que Far Cry 5 não foi suficiente, New Dawn certamente será um ótima pedida. 

Far Cry New Dawn foi desenvolvido e publicado pela Ubisoft e lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC em 15 de novembro de 2019.

O jogo foi analisado no Xbox one. 

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo