Review – Assassin’s Creed Odyssey
A Ubisfot vem se superando a cada titulo que lança mas definitivamente Assassin’s Creed Odyssey supera as expectativas e consegue ser o melhor game da franquia. O game trás um enredo completamente novo, um mapa gigantesco, novas mecânicas e escolhas que tornam sua aventura mais empolgante. O game já está disponível para PS4,Xbox One e PC com áudio e legendas em português do Brasil.
Assassinos na Grécia…
A Depois de trazer Assassins Creed Origins ao Egito, a franquia recebe a grande e épica Grécia como seu plano de fundo. O game marca um período histórico onde a grande guerra de Peloponeso foi travadas entre Esparta e Atenas (431 a 404 A.C) e esse período também era onde aconteciam as grandes odisseias, Viagens para descobrir novos locais, novos povos, a busca por riquezas e poderio militar.
Também foi uma era marcada por grandes batalhas, Mitos como Meduza e Minotauro além de um conteúdo histórico muita grande. E é em meio de todo esse caos e filosofia que o jogador irá controlar as ações de Alexios ou Cassandra.
300 de Esparta…
Assassins Creed Odyssey já começa frenético, o game te coloca no controle de ninguém menos que Leônidas em meio a guerra de Termópilas. Se você assistiu ao filme 300 que leva o mesmo nome da HQ de Frank Miller pegará as referencias pois é a mesma batalha. Os 300 de Esparta contra o incrível exercito de 30 mil Persas do Rei Xerxes. No controle de Leônidas, o game te permite experimentar todas as habilidades do game contra os Persas. Leônidas pode atirar lanças, brandir sua espada e até desferir o famoso chute no peito com a famosa frase “THIS IS SPARTA” que marcou o filme de Frank Miller.
Vencida a guerra, voltamos ao mundo real, nele controlamos a pesquisadora Layla Hassan que foi embora junto da irmandade de assassinos fugindo da Abstergo no final de Assassins Creed Origins. Layla retoma sua pesquisa e agora ela está em busca de novo material para sua pesquisa. Ao entrar no Animus, Layla pode viver a vida do protagonista do game que dessa vez são dois, Alexios e Kassandra. Segundo Layla, há dois DNAs diferentes em uma lança que foi encontrada na Grécia e seus estudo mostram que esta mesma lança pode ter pertencido ao Rei de Esparta.
História…
Alexios e Kassandra viviam em paz na Grécia com sua família Alexios era um jovem aprendiz de soldado que vivia treinando com seu pai que era o Líder do Exercito e Kassandra era apenas um bebê no colo de sua mãe. Então um dia que o Oráculo fez um profecia sobre Kassandra, o bebê teria que morrer, em uma noite chuvosa o Pai de Alexios então com Kassadra nos braços e sua esposa em prantos e diversos soldados ali presentes.
O líder do exercito se aproxima do penhasco e na hora que vai soltar Kassandra para a morte, o jovem Alexios corre desesperadamente para salvar sua irmã mais nova, ele consegue pegar o bebê em seus braços porém cai junto de Kassandra em meios as rochas e o mar violento.
Anos se passaram, Alexios foi achado sozinho na praia por Marcos, que o criou e lhe tornou um exímio guerreiro e mercenário. Ao longo de sua jornada Alexios reencontra seu pai que revela segredos a ele de que sua mãe e irmã ainda possam estar vivas. Alexios sai em busca de sua família.
Mecânicas aprimoradas…
AC Odyssey melhora muito a experiencia do jogador, pois logo no inicio, o game lhe oferece dois modos de jogo, o Guiado onde pontos das missões são marcados no gigantesco mapa deixando mais fácil de se chegar ao objetivo principal e o é o modo exploração onde dicas são dadas para se chegar ao local da missão, por exemplo “Vá ate a caverna ao sul, atras de uma montanha onde há uma estatua de Atena”, sem marcações no mapa, isso faz com que o jogador explore mais o mapa, colete mais recursos para melhorias de equipamentos além de conhecer áreas novas.
Em relação ao gameplay, AC Odyssey refina as mecânicas apresentadas em Origins. O game traz uma arvore de habilidade bem grande dividida em três partes que fica a escolha do jogador como irá desenvolver seu personagem. As habilidades são do tipo, Caçador onde fica mais fácil identificar e coletar recursos. Já o Guerreiro, o jogador aprimora seu combate e é mais resistente ao dano e por ultimo o Assassino que é um especialista em ataques furtivos, pode aumentar a precisão ao lançar uma flecha ou envenenar as armas.
Assim como AC Origins, todo equipamento ou arma que Alexios ou Kassandra equipam aparece no game além de melhorar os atributos dos personagens. Algo bem legal que também estrá presente no em AC Odyssey são as batalhas navais. Está muito mais parecido com Assassins Creed IV Black Flag, durante a batalha é possível lançar flechas, tiros de canhão, realizar abarroamentos na lateral do navio inimigo gerando um grande dano. Depois de danificar o navio adversário é só derrotar a tripulação e realizar os saques.
Para ganhar as batalhas navais com mais facilidade é preciso customizar seu navio, fazer melhoria nele e em sua tripulação. Mas para realizar tais melhorias o jogador precisa coletar recursos onde é a parte chata do game, são horas pegando lenha, pedras, óleo e diversos outros matérias para fazer upgrade tanto de seus equipamentos quanto para seu navio.
Caso o jogador não tenha paciência de coletar os itens, a loja da Ubisoft vende pacotes com matérias, além de montarias, armas e itens cosméticos como Navios personalizados e Armaduras, cada uma mais linda que a outra. Não é obrigatório, compra quem quiser.
Não podemos negar que a franquia Assassins Creed tem se tornado cada vez mais um Action RPG, sua história sempre bem contada, arvores de habilidades, missões paralelas. Mas isso tudo tem sido bom para a franquia pois houve um tempo que os jogos passaram por altos e baixos mas agora
parece que a Ubisoft se achou novamente e está fazendo um ótimo trabalho.
Sistema de escolhas…
Como mencionado antes, a Ubisoft está tornando cada vez mais a franquia Assassins Creed em um belo RPG e bebe água de fontes como Mass Effect e The Witcher 3. O novo sistema permite o jogador tomar decisões que afetam diretamente na história do game. Aqui qualquer escolha em suas respostas e atitudes tem peso e consequências, estas podem ser boas ou bem ruins. Dependendo do dialogo, o jogador pode ganhar recompensas ou até levar alguém para cama (porém nada de cenas como The Witcher 3) ou simplesmente matar uma vila inteira com a Peste.
É possível roubar ouro das casas e abrir baús de acampamento para coletar recursos porém se você for pego, se prepare para lutar ou fugir, pois como eu disse, seus atos tem consequência. Quando se invade uma forte para realizar os objetivos, você mata todos os soldados e saqueia todo o lugar e quanto mais caos você proporciona na cidade, Mercenários são convocados para te matar então é bom ficar esperto a sua volta.
Dublagem PT-BR…
Já algum tempo a Ubisfot nos traz a franquia Assassins Creed dublada em português. No inicio as conversas pareciam frias e não envolviam o jogador. Mas em Assassins Creed Odyssey é possível reconhecer vozes de grandes estúdios de dublagem e para as Voz de Alexios foi convidado Raphael Rossato, que dublou Peter Quill, em “Guardiões da Galáxia” e para a voz de Kassandra, Letícia Quinto também conhecida por imortalizar a voz de Saori Kido em “Cavaleiros do Zodíaco”.
Um novo sistema facial também foi integrado ao jogo, pois de acordo com os desenvolvedores , “não importa o idioma falado no game, as vozes irão sincronizar com os lábios” e isso é algo impressionante que realmente acontece no game, claro, é um sistema novo, existe algumas falhas mais ainda sim está bem bacana.
Grécia cada vez mais linda..
A Ubisoft conseguiu reproduzir uma Grécia linda, com suas estátuas, suas montanhas, mares e templos. Você pode simplesmente ficar parado numa praia admirando o por do sol, ou ficar em cima de uma montanha esperando o sol nascer. Outra coisa que a Ubisfot se preocupou bastante foi o fundo do oceano que é belíssimo, cheia de vida marinha, com peixes tubarões, baleias, ruínas de templos submersos e embarcações naufragadas. Sem falar nos personagens e cenários, Alexios e Kassandra são personagens muito bem construídos e carismáticos, conseguem chamar a atenção do público.
Resumindo…
Assassins Creed Odyssey é um jogão, ele tem história, tem personagens carismáticos, tem um cenário lindo, trouxe mecânicas novas em seu gameplay, implantou um sistemas de escolhas que interferem diretamente no game e de longe é o melhor titulo da franquia. Tem muita coisa para se fazer, lugares a explorar, o mapa gigantesco tem inúmeras missões paralelas que rendem dias de jogatina pela Grécia antiga.
Nota: 9,5
Prós:
Mecânicas renovadas
Batalhas de Navios estão melhores
Sistema de Combate
Decisões que afetam sua direção no game
Gráficos belíssimos
Contras:
O jogo não traz um grau elevado de dificuldade
Alguns Bugs são engraçados e outros incomodam.