Review – Naruto to Boruto: Shinobi Striker
Naruto to Boruto: Shinobi Striker segue uma nova abordagem uma vez que permite aos jogadores criar o seu próprio Shinobi e participar de combates cooperativos online.
O primeiro passo ao iniciar essa aventura é criar a base do seu ninja. Você poderá escolher uma das cinco nações (Vila oculta da Folha, Vila oculta da Areia, Vila oculta da Névoa, Vila oculta da Pedra e Vila oculta da Nuvem), o gênero do seu personagem incluindo mudanças de aparência, suas roupas, cabelos, feições faciais, acessórios, vozes entre outros.
A princípio, a impressão que fica é a de que o sistema de criação tem limitações pela pouca quantidade de escolhas, mas essa primeira montagem funciona apenas como um template, pois a maior parte da customização é feita no decorrer do jogo. Os jogadores também terão a oportunidade de criar personagens idênticos aos protagonistas originais da série.
Toda vez que um jogador termina uma batalha ou uma missão, ele é recompensado ganhando um pergaminho. Quando o pergaminho é aberto pela Tenten, dão ao jogador algum item aleatório. Esses itens podem ser: Armas, equipamentos, cosméticos, roupas, acessórios, entre outros.
Depois de criarmos o nosso personagem somos encaminhados para a Vila Oculta da Folha, onde somos recebidos pelo Konohamaru servindo como guia, preparando-nos para o torneio , começando por apresentar a sala VR Ninjutsu Arena controlada pelo sexto hokage, Kakashi.
A arena conta com uma variedade de missões, cada uma remetendo a um momento da saga de Naruto. Durante o percurso do jogo, as missões vão sendo desbloqueadas que por sua vez estão divididas por ranks. No interior temos acesso as missões.
Podemos ajudar ou ser ajudados para completar as nossas missões, todavia, algumas delas vão tornando-se repetitivas. Isto acontece porque apesar da variedade, algumas delas são muito parecidas entre si. Logo após o jogador terminar as primeiras missões de treinamento com o Kakashi, ele será apresentado ao Sasuke, que será o NPC responsável pelo local chamado de biblioteca de jutsus. Inicialmente poucos mestres estarão disponíveis, mas ao completar mais e mais missões, você vai desbloqueando outros ninjas que te ensinarão técnicas ainda mais fortes.
Voltando à Vila Oculta da Folha… podemos encontrar ainda Sakura,que será o NPC responsável pela estalagem. Ela possibilita a mudança do nosso equipamento em combate e personalização do nosso avatar, que por sua vez é dividida entre 4 classes: Ataque, Longa-Distancia, Defesa e Cura. Essa personalização vai ajudar a aprimorar o nosso personagem em combate, com armas e Ninjutsus.
Os tipos de personagens:
Ataque
Como o nome indica, os personagens dessa classe terão de chegar perto dos inimigos para serem efetivos. Munidos de muita velocidade, seus ataques causam muito dano e geralmente são feitos no combate corpo-a-corpo. Naruto, Kakashi e Pain são alguns dos personagens dessa classe. Um personagem customizado do tipo Ataque poderá aprender jutsus como o Rasengan do Naruto, uma poderosa esfera de chakra lançada na direção dos oponentes.
Longa distância
Quer atacar de uma distância segura? Jogue como Itachi e Konan para preencher a lacuna de personagem de Longa Distância no time. Sasuke com seu eletrizante jutsu Chidori também é uma opção. Independente da escolha, todos eles providenciam golpes excelentes para ter vantagem sobre os adversários atacando de longe.
Defesa
Enquanto seus companheiros de Ataque e Longa Distância lideram a parte ofensiva do time, confie nos personagens de Defesa com HP de sobra como, por exemplo, Kisame! Seu jutsu aquático invoca tubarões que farão seu inimigo pensar duas vezes antes de invadir sua base.
Cura
Todos os tipos citados anteriormente precisam da companhia de um personagem de Cura! Sakura é referência no assunto, podendo curar não só seus companheiros como também a si mesma. Além de tudo, o icônico Impacto da Flor de Cereja é um jutsu que manda os inimigos para longe e destrói tudo ao seu alcance.
O Jogo ainda dispõe do escritório do Hokage onde podemos combater de forma cooperativa de 4 vs 4 com outros jogadores. Existem quatro modos de jogo: Batalha de bandeiras; batalha de bases; baralha de combate; batalhe de barreira.
Capture a bandeira: Roube a bandeira do território inimigo! Conquiste a vitória trazendo-a para sua própria área. O time que coletar e proteger mais bandeiras vence.
Batalha de base: Seu time tem que dominar três bases localizadas no mapa ao mesmo tempo que precisa defender um trio de áreas próprias. O equilíbrio entre os tipos de personagens do seu time assim como seus ninjutsus únicos são essenciais para atacar e proteger bases com eficiência.
Batalha de combate:
Aqui é simples: derrote todos seus oponentes! Assim como em qualquer outro modo do jogo é essencial montar um time balanceado com habilidades de ataque e defesa.
Batalha de barreira
Uma batalha entre forças ofensivas e defensivas por controle estratégico de pontos no mapa. Seu time vence garantindo o domínio de pelo menos duas das três áreas, confirmando a superioridade contra o time adversário.
Jogabilidade
A movimentação pode ser feita para todas as direções, sendo possível correr em paredes (uma novidade) e sobre a água. O sistema de batalha funciona de forma simples onde podemos usar como padrão um ataque fraco e um ataque forte, que podem ser utilizados em alternância para criar combos. Também podemos ter duas habilidades especiais e uma técnica secreta (carregada com o tempo durante a batalha). Após a utilizar a técnica secreta é preciso esperar um tempo para que a recarga seja feita e utiliza-la novamente. O tempo de utilização das técnicas especiais pode ser diminuído ao pressionar o botão da habilidade em questão.
A defesa pode ser combinada com o pulo para desviar e golpes. Existe uma habilidade de salto que nos permite saltar para locais distantes. Essa habilidade é constituída de carregar o Chakra nos pés e executar um pulo distante.
Assim como NARUTO SHIPPUDEN: Ultimate Ninja STORM tamém existe um jutsu de substituição, que transforma seu personagem em um pedaço de madeira. Dependendo do modo escolhido, você poderá renascer em caso de morte, com um tempo de no geral 10 segundos, variando de acordo com o seu kit, que pode ter itens que reduzem esse tempo.
Trilha Sonora e Musical
As músicas do game foram muito bem adaptadas de acordo com o momento. O trabalho de sintonia entre a música a situação que você está no jogo foi combinada de forma adequada.
Críticas:
O game possui um fraco trabalho de dublagem (inglês ou japonês), mas possui um bom conteúdo legendado em português.
As batalhas possuem alguns erros simples como bugs de câmera. Esse problema é perceptível quando estamos lutando contra o inimigo. A câmera fica em um ângulo desfavorável o que leva o personagem a vaguear sem tomar a direção correta.
Outro ponto fraco de Naruto to Boruto: Shinobi Striker fica por conta do número limitado de personagens. Algo muito distante da realidade da franquia.
Conclusão:
Naruto to Boruto: Shinobi Striker é um bom jogo para quem gosta de desafios online coletivos. O game tem seus erros, mas cumpre seu papel em colocar você na pele de um ninja. O grande problema é que o game não conseguiu apresentar qualidade esperada. No entanto, o jogo é bastante agradável e possui boas batalhas e traz certas inovações.
Nota: 7
Naruto to Boruto: Shinobi Striker é um jogo multiplayer online, distribuído pela Bandai Namco, disponível para Playstation 4, Xbox One e PC (Windows).
Um exemplar deste jogo foi cedido para o console Xbox One.