Review – Mega Man X Legacy Collection 1 e 2
Já a algum tempo a Capcom vem trazendo um pouco de nostalgia aos nossos consoles, Mega Man Legacy Collection trouxe os primeiros jogos do Robozinho azul, na metade de 2018 nos brindou com Street Fighter Collection que trouxe na bagagem diversos títulos da franquia e hoje não é diferente. Após muitos anos sem novidades sobre o nosso querido Robozinho Azul, a Capcom anunciou Mega Man 11 que fez os fãs irem a loucura, mas para não deixar a galera esperando ela resolveu trazer Mega Man X Collection 1 e 2 que reúne os principais títulos da franquia que vai do Mega Man X ao Mega Man X8 e contêm uma grande variedade de conteúdo extra.
25º Aniversario da Serie X
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Lo3Wo0eObUI”]A Capcom decidiu comemorar a data de aniversário da Serie Mega Man X de uma forma épica e que agradou demais os fãs que já estavam com saudades dos jogos da franquia. Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 é a coletânea definitiva para os amantes do Robozinho azul.
Pura Nostalgia
Se você que está lendo essa analise é tão fã da série quanto eu, já deve imaginar a chuva nostálgica que é essa coletânea. Enfrentar os vilões e lembrar qual arma é seu ponto fraco, ficar revirando as fases em busca dos Sub-Tanks e das partes das armaduras, nossa, eu adorava fazer isso.
A primeira coleção reúne os jogos do X1 ao X4 que na minha opinião são os melhores jogos da série X. Bem, na na segunda coleção temos do X5 ao X8. Até o X6 o game era em 2D e seguia a receita clássica do game original, mas a partir do X7 o game ganhou gráficos e uma jogabilidade 3D que não agradou tanto os fãs mais fervorosos.
Novidades são bem vindas
Bem, mas nem tudo é nostalgia, a Capcom resolveu colocar coisas novas e desafiar os jogadores mais experientes, já que Mega Man nunca foi um jogo fácil. A X Legacy Collection trás dois novos modos de jogo, são eles o Rookie Mode e X Challenger. O Rookie Mode é para galera mais novata que quer aprender a jogar ou seja, é o modo Fácil, permite ao jogador ativa-lo a qualquer momento no game, facilitando sua viagem até o final do jogo.
Já o X Challenger é para os jogadores mais hardcores, que gostam de encarar um desafio de verdade. Pois o jogador precisa batalhar e vencer dois Chefes de Fase ao mesmo tempo(!). Como se um Boss só ja não fosse difícil o bastante e não é só isso, o jogador conta apenas com duas vidas e três armas especias. A cada dupla derrotada o HP de Mega Man recupera porém suas armas não, uma vez suas armas descarregadas não será possível recarrega-las então o jogador precisa saber qual o melhor momento para utiliza-las para não passar raiva durante a jogatina.
Esse novo modo apresenta três dificuldades, lembrando que o modo hard só é liberado após o termino do game.
Extras são bem vindos
Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 possui muito conteúdo extra. O game conta com um museu contendo tudo sobre a série X, galeria de imagens, trilha sonora de todos os games e mais um monte de coisa bacana. Pra quem nunca jogou os jogos da franquia é um prato cheio e vale a pena mergulhar nesse mar de elementos Extras. No museu também é possível assistir a trailers de jogos como também a animação Day of Sigma que foi inclusa no remake de Mega Man X para PSP.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=PIEQnNoIaGs”]Essa galeria de imagens é dividida em duas sessões, na primeira é possível ver diversas artes conceituais dos jogos da série X e além de trazer um resumo de cada game. Já na segunda galeria você encontra algumas imagens de produtos como Actions Figures de Mega Man X além de outros produtos licenciados pela Capcom.
Mega Man X de 2D ao 3D
A trajetória do robozinho azul no mundo dos games é grande e a série X é uma das mais aclamadas pelos fãs e ao passar dos anos a série foi mudando, sua jogabilidade foi melhorada e seus gráficos também. Esses dois pacotes que trazem toda a série X é algo muito legal de ver pois podemos acompanhar toda a trajetória da franquia e ver como o game evoluiu. A história do game se aprofundou e a rivalidade entre X e Sigma fica cada vez maior. O game também introduziu novos personagens jogáveis como Zero e Axl. Zero por sua vez era possível alternar com X a partir do X4.
A Série X sofreu uma grande mudança nos jogos X7 e X8 pois saiu de seu eventual 2D para 3D além de trazer como protagonista Axl. Esses dois games também fazem parte do segundo pacote e você poderá joga-los e conhecer mais um pouco desse personagem.
Mas vamos com calma
Já falamos de tanta coisa boa que parece que o jogo é perfeito, bem, também não é assim. A Capcom trouxe sim uma excelente coletânea para seus fãs mas em alguns aspectos deixou a desejar. O game trás consigo os gráficos antigos porém existem filtros que melhoram o visual pixelado do game, deixando o personagem mais polido e com uma cara mais atual mas isso não se aplica nos elementos do cenário, pois esse filtro é focado apenas em Mega Man X.
Outro problema que identificamos é a excessiva queda de frames é bastante perceptível nos primeiros títulos da série. Parece que a Capcom não se importou de resolver pequenos problemas das versões mais antigas. Para quem já conhece o game, acredito que não vá se incomodar mas para os novatos que estão querendo conhecer a franquia, pode ser sim algo que não agrade.
Resumindo
Mega Man X Legacy Collectio 1 e 2 é ótimo mas não é perfeito. O game trás todos os títulos da série X pra fã nenhum por defeito, os extras são sensacionais, as trilhas sonoras e os videos, todos estão la para serem apreciados assim como as imagens e artes dos Games. O game peca apenas na parte das melhorias, pois a Capcom poderia ter dado uma polida nos jogos e resolver o problema de frame em alguns títulos. Mas nada disso vai te impedir de se divertir nessa coleção maravilhosa.
Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 já está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Nota:8,5
Prós:
Poder jogar novamente todos os títulos da franquia
Game recheado de Extras
Contras:
Filtro de Gráficos não melhora tanto o jogo
Problemas de frame em alguns títulos.