BANDAI NAMCO Entertainment IncLançamentosNotíciaPCPlaystation 4ReviewsXbox One X

Review – Sword Art Online: Fatal Bullet

Fatal Bullet foge à regra em comparação aos jogos anteriores da franquia e entrega um híbrido único de jogo de tiro em terceira pessoa com RPG de Ação, inspirado na querida franquia de anime Sword Art Online. O game permite a criação de personagem e entrega um novo estilo de batalha.

Fatal Bullet traz uma história original supervisionada pelo criador de Sword Art Online, Reki Kawahara, e apresenta uma épica aventura em um cenário totalmente diferente. Desenvolvido em Unreal Engine 4, o game inclui modalidades multiplayer cooperativas e competitivas, permitindo que até oito pessoas trabalhem juntas ou travem combates contra adversários online.

História

 A história de Sword Art Online: Fatal Bullet adapta, mas de forma bem livre a trama vista na segunda temporada do anime, quando Kirito ( Kazuto Kirigaya) começa a jogar o VRMMO  chamado de Gun Gale Online (GGO) a pedido de Kikouka Seijirou, um agente do governo com quem vinha mantendo contato desde o fim do incidente de SÃO. O caso a ser investigado gira em torno de um avatar conhecido como Death Gun, que supostamente consegue matar pessoas na vida real com um ataque cardíaco com sua arma especial no jogo, a Death Pistol. No entanto, apesar de todo esse mistério, você é apenas um novo jogador que acabou de entrar no jogo e faz amizade com essas pessoas, que te deixam ficar a parte de todas essas situações. A história de Fatal Bullet é fácil de acompanhar, tanto para quem já conhece o anime quanto para quem nunca ouviu falar.

Início 

Sword Art Online Fatal Bullet coloca você no mundo de Gun Gale Online (GGO), onde as armas de fogo são a grande especialidade.  Você começa como novato de Gun Gale Online, personalizando um personagem de avatar original e se aventurando no mundo ao lado da sua amiga de infância Kureha.

Tudo começa quando sua amiga de infância Kureha o convida para jogar GGO, pois ela deseja participar de um torneio. Desta forma, sua primeira missão é participar desse torneio. Na sua primeira missão, você tropeça em um dos achados mais raros da Gun Gale Online: um IA (inteligência artificial) chamado ArFA-sys X. Não demora muito depois de reivindicar seu tesouro que você conhece o resto da equipe de Sword Art Online e tem a oportunidade de conhecer personagens famosos do anime como Kirito, Asuna, Sinon, entre outros.

A parir deste ponto a narrativa acaba sendo focada nos próprios problemas dentro do mundo de SÃO, as escolhas que você faz  e no relacionamento do seu avatar com os diversos personagens do jogo.

Em Fatal Bullet você passará por um extenso tutorial bastante cansativo e com muitos diálogos desnecessários, mas o ponto positivo que é tudo bem explicado. Claro, você pode ignorar cinematics, mas essa não é uma ideia particularmente boa se você quiser ter uma pista do que está fazendo. Além disso, torna-se essencial para quem não conhece o sistema geral de Sword Art Online.

Um dos pontos importantes que você precisa saber é como distribuir seus atributos. Como em um MMORPG, há status de FOR, VIT, AGI, INT, DEX e LUC. Cada uma delas favorece um ponto específico em seu personagem. Assim como o seu personagem, você precisa customizar o ArFA-sys X dando nome, armamentos e gerenciando seus status.

[youtube_sc url=https://youtu.be/R29X8rOnBHE]

À medida que você progride, você adquirirá habilidades e gadgets para equipar seus personagens. Essas habilidades abrem quando você alcança certos limiares estatísticos e realiza certas ações em combate.

Suas armas, acessórios, gadgets e habilidades, ficam disponíveis de acordo com os atributos que você está prioriza. Para equipar certos itens, é preciso ter alcançado uma determinada pontuação em seus atributos. O mesmo vale para as habilidades, que são liberadas de acordo com os status do jogador.

Ambientação do jogo / Gráficos

As terras em Gun Gale Online são compostas por áreas desertas. Por esse motivo, não há muito o que explorar ou interagir nos ambientes, mas o jogo possui um bom gráfico de forma geral. A qualidade gráfica fica bem visível durante os combates.

Existem quatro áreas de tamanho razoável, e dentro delas, as dungeons (masmorras). Embora pareça uma forma de incentivar a exploração, isso acaba sendo entediante e repetitivo, principalmente pelo design dos calabouços. Um aglomerado de containers compõe os estágios que guardam os maiores tesouros do jogo.

Mecânica de combate

Em termos de mecânica de combate, Fatal Bullet é bastante satisfatório. Você pode equipar seus personagens com uma variedade de tipos de armas diferentes, que vão desde armas de mão até rifles de atirador e metralhadoras, todos com pontos fortes e fracos distintos. Também é possível alternar entre as duas armas em tempo real. As armas podem ser aprimoradas e atualizadas de várias maneiras diferentes.

Além de gerir o seu personagem com pontos ganhos ao subir de nível, você precisará comprar munição, algo que te fará perder mais tempo do que deveria nos menus. Compre bastante munição para tentar evitar frustrações quando o jogo apresentar picos de dificuldade.

Outro ponto bastante interessante é que você pode optar em utilizar mira manual ou mira automática e entrar numa experiência que se transforma numa espécie de Virtual Cop na terceira pessoa, com um ritmo fantástico. Caso você não gosta de armas também é possível equipar uma espada.

[youtube_sc url=https://youtu.be/cuepuuW0C_c]

Um dos pontos fracos do jogo é o fato de você sofrer nas mãos dos adversários para subir de nível. Isto porque alguns inimigos de nível bem mais alto podem aparecer para atacar o seu personagem de nível bem inferior. Desta forma, você morrerá diversas vezes e isso torna o jogo cansativo e repetitivo. Esse fato ocorre com frequência no Deserto Remanescente. Também existe um outro ponto negativo bastante perceptível. A inteligência artificial dos seus aliados nas batalhas. Nos momentos mais críticos eles falham, ou seja, não espere muito apoio nas horas difíceis.

Sistema de PvP e PvE online

Fatal Bullet também conta com o sistema de PvP e PvE online. No primeiro modo, você e mais quatro amigos, ao lado de suas unidades ArFa-sys, lutam contra chefes poderosos em busca de medalhas, itens usados em troca com NPCs. No segundo, você vai à caça ao tesouro para encontrar peças raras de roupas. Durante a introdução ambos os modos são explicados aos jogadores.  

Conclusão

Fatal Bullet não é um jogo ruim, mas falha em diversos pontos. O ritmo da história poderia ser mais interessante, a  natureza repetitiva da exploração e a dificuldade em subir de nível são os pontos fraco.

Agora o fato de você pode interagir com os personagens do anime deixa qualquer fã da saga satisfeito. É divertido estar cercado por rostos familiares da série. O game também possui um gráfico bastante satisfatório, conforme dito anteriormente. Durante as batalhas é bem para os jogadores perceptível. Além disso, a cidade principal é bastante bonita e bem-feita.

Sword Art Online: Fatal Bullet já está disponível nas principais lojas do país para os consoles PlayStation®4, Xbox One, e PCs via STEAM®. O game conta com legendas em Português Brasileiro. 

Desenvolvedor: Dimps

Gêneros: Tiros em 3ª Pessoa / Ação / RPG

NOTA: 7

Felipe Villas

Editor do Gamer Spoiler. Gamertag do Xbox: FelipeVillas

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo