Valiant Hearts: The Great War é um jogo produzido pela Ubisoft e é recheado de História, ação e muitos quebra-cabeças. O game foi lançado para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC.Valiant Hearts: The Great War se passa durante os acontecimentos da primeira grande Guerra Mundial, e é nesse cenário onde as histórias dos quatro protagonistas vão se encontrar.
Valiant Hearts e sua história…
Valiant Hearts conta como era a vida das pessoas que eram retiradas de suas casas e forçadas a lutar na guerra. A história do game se passa durante os eventos da Primeira Guerra Mundial, que teve início há 100 anos atrás, em 1914. No game temos quatro diferentes protagonistas, são eles a enfermeira belga Anna que está a procura de seu pai, o americano Freddie que teve sua esposa morta pelo exercito alemão, o Fazendeiro francês Emile e seu genro, o alemão Karl, além de contar com a ajuda de Walt, um cachorro bem simpático que ajuda bastante na resolução de puzzles.
Aprendendo história com a Ubisoft…
Os produtores do game queriam que Valiant Hearts fosse algo mais do que apenas um jogo de guerra. A Ubisoft em parceria com os criadores do documentário Apocalypse, World War I e da Mission Centenaire 14-18 (missão organizada pelo governo francês em celebração ao centenário da guerra), colocaram no game diversas fotos reais tiradas durante o período da grande guerra.
E junto dessas fotos, vem sempre um texto explicando o porque daquela foto e o periodo em que foi tirada. Além das fotos, o game conta com um acervo de 119 objetos históricos da época que são colocados escondidos dentro do jogo, cada objeto tem uma história e foi usado para alguma coisa importante durante a Guerra.
Para quem está estudando sobre a Primeira Guerra Mundial ou apenas quer saber o que aconteceu entre 1914 a 1918, vale a pena dar uma conferida no game, pois é uma ótima aula de história. E parabéns novamente a Ubisoft que apesar de não estar dublado, o game conta com uma localização impecável.
A Guerra e quebra-cabeças…
Se você veio atrás de Valiant Hearts com o intuito de sacar sua metralhadora e lançar granadas em exércitos inimigos, você está no lugar errado! Valiant Hearts tem seu próprio estilo de jogo, personagens que não são soldados treinados para se tornar um exercito de um homem só e você não irá matar ninguém no decorrer do jogo. Os elementos em destaque aqui são dois, sua história incrível e a jogabilidade simples recheada de quebra-cabeças que te fazem pensar bastante para alcançar a próxima fase.
A Guerra em forma de Arte…
Valiant Hearts foi feito pela excelente equipe de arte dos estúdios da Ubisoft, o que torna o jogo menos pesado, apesar da forte temática da guerra ao fundo. Como em Rayman Legends e Child of Light, você se sente assistindo um desenho animado, pois os gráficos ao estilo cartoons estão realmente bonitos assim como o design dos personagens. Outro elemento que é bastante interessante em seu visual, são os balões de diálogos, que sempre mostra alguma item ou ação que um personagem está pensando.
A Guerra sem armas…
[youtube_sc url=”www.youtube.com/watch?v=Nvd435vUaJU”]
A jogabilidade de Valiant Hearts é bastante simples e é um game que não requer muita experiência, sendo que sua dificuldade não é das maiores. Os puzzles são bem simples de se resolver e os puzzles mais complicados também não são bichos de sete cabeças, mesmo porque existe uma tela dentro do game que te dá algumas dicas do que deve ser feito para avançar na campanha.
Ao todo temos quatro personagens, cada um com habilidades próprias. Mas não há muitos momentos você poderá alternar entre eles para realizar algum puzzle.
Resumindo…
Valiant Hearts: The Great War é um ótimo jogo, tem uma narrativa incrível, usa um tema que é bastante abordado por outros jogos, só que de maneira totalmente diferente, como muito dizem, a Ubisoft pensou mais uma vez fora da caixa e está de parabéns. Sua jogablidade simples e a baixa dificuldade pode não agradar jogadores mais experientes que estão em busca de maiores desafios mas pode atrair novos jogadores o que é um bom fator.
Nota:8,0
Prós: Gráficos, história e Extras
Contra: Pouco desafio