- A revista estima que os níveis, em sua maior parte, levarão cerca de 10 minutos para serem completados.
- 3-3 Frantic Field: furacão, pequenos tornados e raios como obstáculos; eventualmente você chegará ao olho da tempestade.
- 3-4: floresta, com chamas decorrentes dos raios do nível anterior. É necessário jogar frutas (cheias de água) nas chamas para prosseguir.
- Os barris serão identificados de acordo com o kong dentro dele, permitindo a troca de parceiro durante dos níveis.
- Múltiplas rotas em vários níveis.
- 3 níveis secretos por mundo.
- Time Attack está de volta. Nele, você pode selecionar qual personagem sairá dos barris. É possível fazer upload dos tempos e replays para os amigos e ajudar outros jogadores a melhorar o seu tempo.
- Há maior ênfase nos cenários de fundo, que estão se movendo constantemente, fazendo o mundo parecer vivo e, por vezes, dando dicas do que os jogadores encontrarão em seguida.
- Quando perguntado sobre o que gostaria de ter feito no jogo e não foi possível, Kensuke Tanabe, produtor, disse que gostaria de ter feito mais com os animais montáveis. Ele também menciona que o final de Link’s Awakening contém algo que ele gostaria de ter feito em A Link to the Past.
- Os níveis favoritos do presidente e CEO da Retro, Michael Kelbaugh, são: 6-6, 4-4 e 3-3. Ele gosta dos níveis 4-4 e 3-6 por conta da câmera dinâmica.
- Tanabe diz que o mundo 4 é feito só de níveis subaquáticos.
- Com David Wise, Kenji Yamamoto e Scott Petersen, eles têm uma trilha sonora e efeitos sonorse excelentes.
- Tanabe ficou surpreso o baixo número de jogadores que de fatou usou o Super Guide em Returns. Ele falou que a dificuldade não foi diminuída em Tropical Freeze, mas há algumas coisas que darão aos jogadores menos experientes uma experiência melhor, como novos itens e o Kong POW.
- Assim que a Retro começou a trabalhar em Returns, Miyamoto disse à Retro: “Esse é o meu bebê. Sem falhas”.
- Tanto Kelbaugh quanto Tanabe trabalharam em Donkey Kong Country, sendo que Tanabe trabalhou na localização japonesa, mas eles nunca se encontraram na época.
- Anos depois, eles começaram a trabalhar em Returns e Michael deu ao jogo o codinome F8 (“fate” – destino, em inglês).
- Caso ficassem presos na Kong Island, Kelbaugh se aliaria a Diddy e Tanabe a Donkey Kong – para que ele fosse carregado.