Recentemente surgiu um documento da Microsoft com 56 paginas com a data de 2010 contendo algumas informações próximo Xbox. Segundo o site “The Verge”, o novo console estaria chegando no ano que vem. O aparelho que teria gráficos superiores ao seu predecessor acompanha uma nova versão do Kinect, sensor de movimentos do X360, rodaria Blu-ray e teria óculos de realidade aumentada.
Segundo o documento que já foi retirado da internet, chamava o novo console de Xbox 720 e seria vendido por US$ 300, teria um ciclo de vida de 10 anos e a expectativa é que ele venda 100 milhões de unidades. O console também teria suporte à imagens 3D com resolução Full HD (1080p), performance gráfica seis vezes melhor do que o Xbox 360, e ficaria “permanentemente ligado” para baixar conteúdo da internet.
O documento apresenta algumas imagens de como seria os modos de interação com o Kinect, além de afirmar que a Microsoft está pensando em usar o processador com entre seis e oito núcleos de 2 GHZ com 4 GB de memória RAM DDR4, além de três núcleos PPC com 2,2 GHZ para que o novo videogame rode jogos do Xbox 360.
Segundo os documentos, o “Xbox720” , é citado pela própria Microsoft como o “único aparelho necessário para entretenimento na sala de estar”, podendo ainda gravar programas de TV e seria unificado com o Windows 8, com o Windows Phone e com aplicativos da PC.
Já o novo Kinect ou Kinect 2 estaria recebendo melhorias da sua versão atual, com uma leitura de seus movimentos bem mais precisa do que temos atualmente, um reconhecimento por voz melhor e uma qualidade gráfica superior, suporte a acessórios e compatibilidade com até quatro jogadores ao mesmo tempo. Ao contrário do Kinect que é um acessório para o Xbox, o novo sensor de movimentos já viria integrado ao console.
Outra novidade citada no documento seria o Kinect Glasses, que recebe o nome de Project Fortaleza. Pode ser coincidência mas antes do Kinect ser lançado, ele era chamado de Project Natal e foi desenvolvido por um brasileiro, Alex Kipman, que fez referência a uma cidade brasileira. Não há informações concretas mas há indícios que o brasileiro possa estar envolvido no Project Fortaleza.
Os óculos teriam realidade aumentada e outros recursos como o Project Glass, os “óculos do futuro” apresentados pelo Google, e teria conexão Wi-Fi e 4G. Segundo os documentos, ele chegaria às lojas em 2014, um ano depois do Xbox 720.