Nesta semana a Konami veio atacar a Eletronic Arts, produtora de FIFA alegando plágio de seu jogo. A acusação veio do Diretor de produção de PES 2013, John Murphy, em entrevista ao site Eurogamer. Na entrevista Murphy fez várias acusações contra a produtora de FIFA além de ser bem afirmativos em relação as acusações.
Se você for lembrar do passado, verá que eles [FIFA] eram um jogo totalmente de PES e começou a se parecer com um jogo que copiava PES, pegando elementos e áreas para se transformar no produto que eles têm agora”, disse o produtor. “O que você quer dizer? Que a EA copiou PES?”, perguntou a Eurogamer. Jon respondeu que “Sim” bem rápido e sem sombra de dúvidas.
Murphy ainda comenta um fato que lhe veio a cabeça, lembrou que na propaganda de FIFA 13, o principal elemento é o novo sistema de inteligência artificial e mecânica. “Isso é exatamente o que nós estávamos trabalhando no ano passado como meta principal. Não é coincidência”.
Murphy também culpa os jogadores que trocaram o PES pelo FIFA, e destratam a franquia de futebol da Konami. “Eles esqueceram que o título foi o criador de muitas idéias utilizadas hoje na série FIFA”. Porém o Diretor de produção acredita que hoje a EA não está mais copiando a Konami. “Mas eles possuem um longo histórico de copiar PES até chegar ao resultado atual. Só não podemos esquecer que nosso jogo foi o pioneiro de todas as idéias que eles copiaram”, terminando a entrevista.
Confira o vídeo de PES 13 durante a E3 2012:
[youtube_sc url=www.youtube.com/watch?v=7ce2xc2apc8]