Review – Star Wars Battlefront 2
Olá pessoal, hoje lhes trago o review do polêmico Battlefront 2. Desenvolvido pela DICE e CRITERION GAMES e distribuído pela Eletronic Arts (í ai, xiningames…) SWBF2 vem para mais um episódio, para aproveitar/ampliar todo seu conteúdo e consertar os pontos fracos de seu antecessor. Uma das maiores faltas e reclamações dos fãs foi prontamente atendida: Agora SWBF2 possui um modo campanha exclusivo, com uma história inédita:
Apresentando Iden Versio:
Como Star Wars voltou a “Star na moda” após a compra da Disney, Battlefront 2 tenta adicionar algo inédito na já intrincada cronologia da série, utilizando o famoso artifício do “universo expandido”. Agora o que temos é um modo campanha focado na novata Iden Versio. Mas quem é a moça? Não estranhe se mesmo fã da saga realmente não a conhecer, pois até então ela realmente nunca havia sido mencionada em nenhum tipo de mídia, se tratando de uma personagem inédita e criada especialmente para esta aventura no novo jogo da franquia.
Versio é uma agente especial do Esquadrão Inferno, grupo de elite de pilotos do Império, que tem a missão de retomar o poder, após a derrota sofrida no filme Star Wars O Retorno de Jedi (EP. 6). A campanha do game que se inicia no fim do EP.6 é focada na jovem, com a missão de restaurar as perdas do Império seguindo as ordens póstumas de Papatine e de auto afirmar com o Almirante da nave e seu próprio pai.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FNUTWw17rkM”]A campanha a princípio começa com ritmo muito lento é da aquela velha impressão de jogos FPS-Multiplayer: Está lá apenas para dizer que está. A história demora a engrenar. Utiliza em alguns artifícios positivos como a troca de personagens em alguns pontos para dar uma mudada no gameplay e mudar o ritmo, mas quando realmente engrena aparece seu 2° grande defeito: Sua durabilidade. Em cerca de 4 HS ou até menos a campanha já terminou. Possui um desfecho interessante, mas é muito curta. Resumidamente: Não chega ser ruim, mas fica aquele sentimento de que tá lá pra dizer que tem.
Gráficos e trilha sonora de cair o queixo
No quesito gráfico o jogo está ainda mais bonito que o primeiro, com um aumento drástico na quantidade e qualidade de partículas. Faíscas de lasers, explosões, poeira, neve, chuva, tudo em seu lugar com gráficos lindos e uma realidade física incrível. Os cenários imensos e cheios de vida, detalhes e referencias. No modo história os NPCS conversam quase o tempo todo sobre os mais diferentes assuntos, alguns interessantes até para enriquecer a história, vale a pena ouvir um pouco do que eles conversam antes de sair matando tudo.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Uvmx94cUVEY”]No quesito som, temos outra vez uma pequena obra prima. A sonoridade do game é incrível, realmente de dando a impressão de estar assistindo um filme. Os pew-pew-pew dos blasters, explosões de granadas de fusão, sons de animais, grunhidos dos Wookies, a comunicação das tropas avançando, tudo em seu lugar com perfeição. A dublagem em pt-BR é boa para os personagens principais e ok para os demais. Nesse quesito fica apenas a saudade dos dubladores originais para personagens da velha guarda. (Infelizmente a voz do Han Solo nessa franquia realmente não me agradou).
Jogabilidade
No quesito jogabilidade, os soldados têm basicamente toda a mesma mecânica de movimentação, como andar, correr, abaixar, pular, rolar para frente costas e lado, ficar e atirar em 1 ou 3 pessoa. Ainda não existe um movimento para pequenos parkours como subir em pequenas caixas ou muros baixos como na série BF. O que mais mudou em relação a jogabilidade foi divisão dos soldados em classes e balanceamento delas e a relação delas com as já conhecidas star cards.
Agora SWBF 2 possui 4 classes básicas: Assalto, Especialista, Oficial e Pesado.
Assalto:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=vWAnnzpnw9Q”]Essa é a classe mais versátil do jogo e consequentemente a mais indicada para os novatos. Seu dano é bem elevado, sua vida é mediana. É indicado principalmente para combates de curto e médio alcance, não sendo muito aproveitado a grandes distâncias. Com uma ótima variedade de armas e mobilidade muito elevada, a classe Assalto é ideal para invasões de território e aglomerações. Eles realmente são o “número” que faz a força dos combates. A classe Assalto de fato é uma das mais usadas usualmente no online.
Segue a lista das suas principais habilidades:
Detonador Térmico: As clássicas granadas. Essa habilidade permite ao jogador arremessar uma granada de grande arco de explosão e bastante dano. Ela é muito indicada para dispersar inimigos ou então causar um bom dano em vários deles juntos, principalmente em locais fechados onde a fuga pode não ser algo tão fácil assim.
Vanguarda: Essa habilidade faz com que o jogador de Assalto saque uma arma de curto alcance semelhante a uma escopeta de cano curto. Essa arma tem recarga rápida e pode acertar vários alvos ao mesmo tempo, contanto que estejam próximos. Ela é ideal para os momentos em que sua arma principal está sobrecarregada ou quando você é surpreendido por inimigos a uma curta distância, momento no qual ela causa mais danos.
Dardo Sensor: Um dardo que pode ser atirado em algum local para emitir ondas que informam você e os seus aliados sobre inimigos nas proximidades. Isso ajuda bastante na hora de explorar novos locais do mapa ou para organizar emboscadas. Além de marcar precisamente no mapa onde estão os inimigos, essa habilidade também recarrega bem rápido, fazendo com que seja ideal utilizá-la constantemente.
Especialista:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=glcpyciNWLc”]Uma classe difícil de se adaptar no início, basicamente funciona como os tradicionais snipers de outros jogos. A preferência é manter essa classe longe dos combates diretos, servindo como uma espécie de “suporte” para outros como o Pesado e o Assalto. Um Especialista tem como principal vantagem o maior alcance de alvo do jogo, com uma mira de longo alcance muito boa. Se posicionar em locais escuros, elevações ou então utilizar morros como barreiras são técnicas simples e óbvias, mas que ainda sim funcionam. Para a hora do sufoco, o Especialista possui uma arma secundária com três tiros ideal para o curto alcance. Para tanto alcance e visão ser balanceado, sua vida e defesa são bem pequenos. Com isso, granadas são os principais inimigos dessa classe. Uma vez descobertos por inimigos de curto alcance, granadas e escudos podem atrapalhar bastante a vida dos especialistas. O ideal em combates de curto alcance é fugir e reposicionar para conseguir o melhor ponto estratégico para voltar aos tiros. Jogadores de Especialista precisam ser rápidos e de mira precisa, pois cada tiro que ele perde pode custar a vida de um Assalto ou Pesado que está na frente.
Suas principais habilidades são:
Granada de Choque: Uma poderosa granada que paralisa os inimigos acertados por cinco segundos, mas tome cuidado, pois os inimigos ficam impossibilitados de andar somente. Com isso, você ainda pode sofrer danos de seus tiros. Além disso, um campo estático permanece no chão durante os segundos de paralisia, o que causa certo dano nos inimigos que passam por ele. O ideal é utilizar este tipo de grana para fugas rápidas ou então acertar rapidamente um ou dois inimigos que estejam próximos de você.
Infiltração: Essa é uma habilidade de scanner que revela a posição de todos os inimigos num raio de proximidade, ideal para se aproximar dos inimigos de forma estratégica e criar emboscadas. Importante notar que, quando esta habilidade é ativada, o jogador fica impossibilitado de usar sua arma secundária. Um ponto interessante dessa habilidade é que quando o Especialista mata um inimigo com ela ativada, seu timer reinicia. Com isso, jogadores mais habilidosos podem mantê-la ativada por bastante tempo.
Binóculos Térmicos: Um binóculo ideal para enxergar inimigos a grandes distâncias onde a iluminação ou os efeitos não ajudam a enxergá-lo. Além de poder ver no escuro com essa habilidade, o Especialista também consegue ver inimigos atrás de paredes. Essa habilidade é ilimitada, mas você não pode atirar enquanto a utiliza (pois está com as mãos no binóculo). Usar esses óculos é essencial para encontrar outros Especialistas de batalha.
Oficial:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=2lqNkav3q98″]Esta é a classe especializada em suporte. Oficiais possuem habilidades específicas que auxiliam todas as demais classes durante as batalhas, além de sua principal arma serem pistolas simples. Essa classe tem como principal vantagem ser bem variada, podendo se estabelecer a curtas, médias e longas distâncias da linha de combate. Sua quantidade de vida é mediana, bem como seu dano e seus status de defesa. Uma capacidade muito boa dessa classe é a facilidade de dar tiros diretos na cabeça, os famosos headshots. Mas claro que é necessária certa habilidade do jogador para isso. Com grandes habilidades de apoio ao resto da equipe, sua capacidade de se virar sozinho enquanto um Oficial acaba demasiadamente baixa. Dificilmente um oficial consegue vencer classes como Especialista ou Pesado sem auxílio de outros jogadores, isso por conta dos pontos mais elevados dessas classes. Seja na distância que for, o Oficial precisa prestar atenção em seu time e na movimentação dele, sempre ficando num segundo plano durante a batalha para garantir a sobrevivência dos aliados pela maior quantidade de tempo possível.
Suas habilidades mais importantes são:
Granada Atordoadora: Essas granadas causam temporariamente uma paralisia total em seus inimigos, além de cegá-los. Entretanto é preciso tomar bastante cuidado com a forma que elas são jogadas, pois, além de poder cegar aliados e você mesmo, essas granadas causam danos a todos que estiverem em seu raio de explosão. Utilize-a para dispersar inimigos ou então ganhar tempo para rearranjar seus aliados.
Comando de Batalha: Uma aura que inspira seus aliados próximos aumentando sua defesa e velocidade de movimentação. Essa é a principal habilidade dos Oficiais e ela explica o motivo dele se manter sempre numa posição de retaguarda em referência aos seus aliados, pois essa habilidade só funciona com os aliados que estiverem na frente do Oficial.
Torreta Blaster: Essa habilidade permite que o Oficial possa usar uma incrível torreta portátil que atira automaticamente tanto em inimigos como também em veículos. O jogador instala a pequena arma em algum local do mapa, ajudando as linhas de frente contra inimigos ou protegendo a retaguarda de Especialistas. Somente uma torreta pode ser instalado por vez, então posicione muito bem ele. Entretanto é preciso tomar bastante cuidado para não o colocar muito próximo a aliados, pois quando ele é destruído, causa uma pequena explosão que causa dano em quem estiver por perto.
Pesado:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=6QdsjencizA”]Essa é a classe com os maiores pontos de vida e defesa, além de ser também a mais indicada de todas para a linha de frente dos combates. Os tradicionais “tanques” possuem armas pesadíssimas e, em compensação, são a classe mais lenta do jogo. Os Pesados são ideais para tomarem o dano por seus amigos enquanto os demais tratam de matar tudo que está lhe causando danos. Suas habilidades são niveladas entre o suporte e o ataque, com uma facilidade muito grande de resistir a combates próximos. Encontrar um desses num corredor sozinho não é nada bom se você não for rápido o suficiente. Para compensar toda a capacidade de resistir a danos e também a facilidade em lidar com vários oponentes ao mesmo tempo, a classe Pesada não possui um dano tão alto quanto o de Especialistas ou Assaltos, por exemplo. Além disso, sua baixa mobilidade faz com que fugas sejam incrivelmente difíceis de ocorrerem com sucesso quando a coisa não está favorável para eles. Outra desvantagem é a facilidade com a qual essa classe recebe emboscadas por conta de sua baixa agilidade e mobilidade.
Suas habilidades principais são:
Granada de Impacto: Uma habilidade muito útil para uma classe tão pesada. Essas granadas, como o próprio nome sugere, explodem assim que entram em contato com algum inimigo, objeto ou superfície. Entretanto ela não causa tanto dano como as granadas térmicas ou de flash. Ela é ideal para momentos em que sua arma está sobrecarregada ou então que você não possui um ângulo favorável para acertar os inimigos distantes. Ótima para ser combinada com as demais granadas de outras classes também, fazendo uma chuva de dano, flash e confusão sobre os inimigos.
Sentinela: Uma incrível metralhadora giratória é utilizada pelo Pesado para causar grandes quantidades de dano em vários inimigos rapidamente. Entretanto uma habilidade tão poderosa assim tem suas limitações: não pode ser usada em primeira pessoa, reduz imensamente a locomoção do personagem e não possui mira melhorada. Entretanto, como um misto de ofensiva e suporte, essa habilidade abre um campo em volta do jogador que aumenta a defesa de todos os aliados dentro deste campo. Essa habilidade é excelente para invasões agressivas e também para controlar grandes quantidades de inimigos.
Escudo de Combate: De longe a habilidade mais útil dessa classe. O Pesado cria um pequeno escudo de força que protege a sua dianteira de ataques diretos. Essa habilidade reduz um pouco a sua velocidade de movimento e bloqueia o uso de outras habilidades como o Sentinela, mas permite usar livremente a sua arma principal. Uma dica muito importante sobre essa habilidade é de que as pernas do Pesado ficam completamente expostas, virando alvo de granadas e tiros de Especialistas, por exemplo. Entretanto ela é ideal para momentos de susto ao se deparar com um inimigo próximo ou então quando precisa invadir um lugar cheio de adversários.
Quando vamos jogando no mapa, vamos adquirindo Pontos de Batalha, para que possamos em um novo respaw, jogar com um soldado especial, como um trooper de mochila à jato, um droid de batalha pesado ou um guerreiro Wookie. Nesse mesmo formato de acumulo de pontos, é possível acumular mais pontos ainda para selecionar 1 herói para a próxima rodada. Mesmo com a restrição (obvia) de 1 unidade daquele herói no campo de batalha, ainda ficou muito mais fácil ter a presença de pelo menos 1 em quase todo momento do combate, e ficou mais fácil de escolher o herói com o qual você quer jogar. Vale lembrar que heróis e unidades especiais variam de acordo com o mapa e o lado que você joga.
Modo Single player
Quanto aos modos de jogo off-line, temos os já conhecidos do primeiro game: treinamento/tutorial, arcade e Cenários, além de lógico o já mencionado modo história.
Cenários de Disputa: Lute contra soldados controlados pela IA em vários cenários criados para ajudar você a dominar diferentes classes, armas e habilidades. Escolha o seu caminho e lute nos cenários disponíveis, vencendo cada grau para alcançar o domínio completo. É de longe o mais recomendado para preparar você para o multiplayer, caso não esteja muito acostumado com esse tipo de game.
Tutorial: Aprenda o básico sobre o combate com soldados e heróis, destruindo as forças da Resistência que atacam a Base Starkiller.
Disputa Personalizada: Escolha seu próprio modo de jogo, facção, local e configurações para criar o desafio perfeito e treinar suas habilidades contra inimigos controlados pela IA.
Quanto aos jogos multiplayer:
Ataque Galáctico: O carro chefe do multiplayer. Participe de batalhas em equipe de grande escala, com mapas baseados em objetivos que levarão você a alguns dos locais mais icônicos de Star Wars. Use os Pontos de Batalha que ganhar durante o jogo para aparecer como um reforço, um veículo, um caça estelar ou um herói.
Ataque com Caças Estelares: Leve a batalha para as estrelas, pilote seu próprio Caça Estelar e mantenha a mira no objetivo, lutando com a sua equipe em batalhas espaciais de múltiplos estágios. Consiga pontos de batalha para ter a chance de pilotar a Millenium Falcon ou a Escravo.
Heróis vs Vilões: Heróis e vilões de todas as eras de Star Wars lutam pela supremacia. Com uma intensa ação de 4 versus 4, você e seus amigos podem dar vida aos duelos épicos com que sempre sonharam utilizando apenas os mais poderosos da saga Star Wars. Que a força esteja ao seu lado
Ataque: Duas equipes com 8 jogadores competem em mapas baseados em objetivos que testam as habilidades, táticas e trabalho em equipe. Modo muito parecido com o modo Rush da série BF.
Batalha: O famoso death-match. Combate puro de infantaria a curta distância – traga o seu soldado e prepare-se para uma ação rápida e cheia de adrenalina.
Disputa: Se estiver jogando no PlayStation 4 ou Xbox One, você também pode jogar multiplayer em tela dividida no modo disputa. Usando a Disputa Personalizada, você e seus amigos podem criar seus próprios cenários e projetar uma experiência cooperativa ideal de Star Wars
Sistema de progressão:
Bem indo finalmente para a grande polemica do game, aliás o único assunto de vários reviews por aí… O sistema de progressão, baseado em créditos (dinheiro in-game) e cristais (dinheiro real). SWBF2 saiu com as malfadadas loot-boxes, que pelo fato de além de se contar muito da sorte, ainda trazem vários benefícios aos soldados, já que as reformuladas star-cards dão ao soldado menor tempo de recuperação, mais dano, mais resistência e etc. O problema é quem compra cristais (usando dinheiro real) tem muito mais acesso a comprar as caixas, que são bem caras comprando apenas com créditos ingame. Fora o fato também de que os heróis não estão desbloqueados de inicio e devem ser comprados com créditos. Inicialmente fizeram um cálculo de que se iria gastar algo em torno de 40 horas só para desbloquear todos os heróis.
Após pressão da comunidade e supostamente dá própria Disney, após basicamente 1 semana de lançamento do game a EA encerrou a venda de cristais de forma indefinida e diminuiu em muito o preço de em créditos de heróis, tornando tudo mais acessível. Especulasse que a EA talvez retorne com os cristais, agora apenas para a venda de itens cosméticos, sem nada que altere a gameplay.
Resumindo:
Star Wars Battlefront 2 conseguiu ampliar de forma muito descente seu conteúdo, balancear bastante seu gameplay com as novas classes e disposições de heróis. Infelizmente ainda possui um misterioso método de matchmanking para suas partidas online, o que faz com se tenha a sensação de que o game esta vazio, ou pelo menos em alguns modos. Apesar da velocidade com que a EA ouviu seus fãs em relação ao “pay-to-win” (na minha opinião um pouco exagerada, mas…) ela ainda terá um longo caminho para recuperar a confiança dos gamers em relação ao seu jogo. Muito conteúdo terá que ser adicionado para apagar as más impressões