Brasil Game ShowNotícia

Editora WarpZone apresenta Sociedade Histórica de Videogames do Brasil na BGS 2017

unnamed

Nesta semana, durante a décima edição do evento Brasil Game Show, visitantes retrogamers e entusiastas (ou simplesmente curiosos) da história dos games terão mais uma ótima atração para conferir: a editora WarpZone apresentará oficialmente a Sociedade Histórica de Videogames do Brasil (SHVB), entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a preservação e difusão da memória nacional dos videogames.
O anúncio oficial deste projeto e suas propostas será feito no estande da WarpZone (B32-B33), em dois dias distintos: para a Imprensa, às 15 horas da quarta-feira (11 de Outubro), e no mesmo horário para o público geral, no dia 12, quinta-feira.

O que é a Sociedade Histórica de Videogames do Brasil

Fruto do trabalho e curadoria de profissionais que atuam cobrindo o mercado de games por anos, a entidade SHVB nasceu com o intuito de preservar a memória nacional dos videogames, buscando os itens, acontecimentos, e as pessoas que construíram essa história ou foram testemunhas dos eventos que moldaram a cena nacional de videogames. A ideia não é apenas criar um catálogo virtual com a reunião destes materiais, mas sim difundir essa história compartilhando publicamente um acervo digital para pesquisa e também criando conteúdo relevante como documentários e artigos a partir das descobertas feitas.
À frente do projeto estão: Fabio Santana (atualmente Relações Públicas de uma grande publisher de videogames, trabalhou no mercado editorial de games de 1995 a 2012, passando por publicações consagradas como Gamers, EGM Brasil e Edge), Gus Lanzetta (que cobre o mercado de games desde 2006 para diversas publicações, incluindo a Rolling Stone, e apresenta, ao lado de PC Siqueira, o podcast Papo Torto) e Pedro Falcão (editor da revista VICE e diretor de “Paralelos”, série da RedBull sobre a história da pirataria dos games no Brasil).

A tendência da preservação do mercado de games no exterior

Nos mais tradicionais mercados de jogos no mundo – Japão, Estados Unidos e Europa – já existem esforços nesse sentido de resgatar e preservar a memória da mídia de videogames e difundir esse conhecimento. A Game Preservation Society no Japão, a Video Game History Foundation nos EUA e o Computer Spiele Museum na Alemanha, por exemplo, são entidades que visam preservar a memória do entretenimento digital interativo e seus suportes físicos.
No Brasil, à exceção da editora WarpZone, dedicada exclusivamente aos videogames e com foco em jogos retrô, e de algumas reportagens pontuais e sazonais de alguns veículos jornalísticos, não há um esforço concentrado e coordenado para resgatar a rica história da indústria, do mercado e da cultura locais de videogame. A proposta da SHVB é justamente de preencher esta lacuna. Uma demonstração deste trabalho pode ser conferida no trailer da entrevista especial sobre a origem das maiores redes de locadoras de videogames do Brasil, a Dimensão Games e a Progames: https://youtu.be/J-A8y7nF2P0

Público Cativo

A cultura da apreciação de jogos e materiais relacionados a consoles das décadas de 1980 e 1990 – ou simplesmente retrogaming – não é novidade, e já foi estabelecida no exterior há muitos anos. No Brasil o cenário não é tão diferente, e conta com uma comunidade bastante ativa nos fóruns e redes sociais. As páginas oficias da WarpZone, por exemplo, já somam mais de 450 mil fãs, e o alcance estimado das mesmas é de pelo menos 6 milhões de visualizações mensais.  A consolidação da editora também demonstra a demanda constante pelo assunto. Fundada em 2015 com a publicação de um fanzine bimestral, a WarpZone em pouco tempo transformou o hobby em um negócio sério, e desde então já lançou mais de 27 livros voltados ao tema, incluindo o Mega Drive Definitivo, obra de luxo com mais de 360 páginas dedicadas ao querido representante da era 16-bit, produzida em parceria com a Tectoy, fabricante desse console no Brasil.

Com o trabalho da Sociedade Histórica de Videogames do Brasil, não só os aficionados pelo tema, mas também entusiastas, estudantes, ou mesmo curiosos, terão acesso a esta verdadeira máquina do tempo, e poderão viver (ou reviver) a saudosa origem do – hoje  consolidado e respeitado – mercado de games brasileiro. Mais detalhes sobre o funcionamento da entidade e seus planos futuros serão esclarecidos durante a apresentação que acontecerá no estande da WarpZone, durante a Brasil Game Show 2017.

Serviço
O que: Apresentação oficial da entidade Sociedade Histórica de Videogames do Brasil
Onde: Brasil Game Show 2017, no estande da WarpZone (B32-B33)
Quando: Dia 11 de Outubro (Imprensa) e 12 de Outubro (Público Geral)
Horário: Das 15 às 16 horas (ambas as datas)

Sobre a Sociedade Histórica de Videogames do Brasil
A Sociedade Histórica de Videogames do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos formada por profissionais da área que buscam preservar a produção nacional de videogames em todas as suas formas, e conscientizar todos os públicos sobre seu valor histórico/cultural e a necessidade de sua preservação. A entidade defende que videogames são produções culturais e que o Brasil contribuiu e contribui de maneira significativa e única na história desta mídia.

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo