BANDAI NAMCO Entertainment IncNotíciaPCPlaystationPlaystation 4PlayStation®4 ProReviewsXboxXbox One

Review – TEKKEN 7

tekken-7-header

Olá pessoal, hoje lhes trago o aguardado Tekken 7. A série de jogos de luta desenvolvida e distribuída pela Namco Bandai, após praticamente 5 anos do lançamento de Tag Tournament 2, ela volta a ativa para uma estreia triunfal no Playstation 4, Xbox One e nos PC’s.

Pela primeira vez (nessa indústria vital…) Tekken veio para trazer a seu jogadores um exclusivo modo história. Bem a Namco se esforçou para trazer para seu público ao parecido com o excelente trabalho da NetherRealm, trazendo o estilo de timeline única para games de luta em modo história, onde você controla forçosamente o personagem que faz aquela determinada luta naquela determina hora. Introduziram a história do ponto de vista de um melancólico narrador, que aliado a uma bela música de fundo, parece inicialmente envolver, e de fato o modo campanha tem alguns belos pontos que merecem ser destacados: boas cutscenes de ação, incríveis transições entre cutscenes e gameplay, como na parte que reconstrói a abertura de TK5, os diálogos e os sacados flashbacks que acontecem quando tem uma golpe forte (como os que acontecem na luta de Heihachi x Kasumi).

Mas aí você pergunta: puxa então a campanha é incrível né? Mée…….

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=hXolT5IQXwg”]

O grande pilar de problema do modo campanha de Tekken 7 é justamente o conteúdo, o enredo da história é fraco, batido, previsível e com diálogos clichês exagerados. Intitulado de a “A Saga Mishima” a campanha é mais do mesmo de sempre, ou seja, Heihachi vai jogar alguém penhasco abaixo pela milésima vez… Na verdade dessa vez ela é ainda mais centrada em Heihachi x Kazuya, se tem pouquíssimo amostra do acontece com outros personagens principais, aliás quase todos eles tem pouquíssima ou nenhuma relevância no enredo. Por falar nisso… Antes de qualquer coisa, o vou falar a partir daqui é SPOILER, e ao menos tempo não é, vou explicar o porque: TK7 tem uma campanha principal de aproximadamente 1H30M, dos quais praticamente 1 H de cutscenes. Sim aqui um pequenino problema para algumas pessoas: enormes cutscenes para que se aconteça 1 luta, que muitas vezes não demora 2 minutos. Bem já que não existe spoiler em game onde a campanha não dura nem 2 horas, vamos continuar ;). Eu sabia que Akuma seria personagem jogável normal e tudo mais (falaremos sobre sua jogabilidade daqui a pouco), mais não imaginava que ele participaria da história principal, e pior, tem participação forçada, com justificativa pífia, acaba aparecendo mais que qualquer outro personagem veterano da casa e ao mesmo tempo totalmente sua participação é dispensável e não mudaria em nada a história. Foi muita vontade de inseri-lo só pra fazer marketing… Por fim você vai só assistindo mesmo as belas (e exageradas) animações de ação e esperando o embate final Heihachi x Kazuya.

tekken-7tn

Após terminar “A Saga Mishima” o modo história passar a abrir uma espécie de álbum de fotos, onde você pode jogar novamente cada capítulo e fazer as sides histórias de cada personagem, mas não se empolgue muito. Cada side o personagem faz apenas 1 luta contra seu rival e depois você luta com o outro. Em cada luta existe um diálogo diferente no início e no fim. Alguns são sérios e vários deles são diálogos bem cômicos.

Quanto a jogabilidade temos aqui um velho time que está ganhando não se mexe. Ela está bastante parecida com a de outros TK’s, alguns ajustes aqui e ali, alguns golpes novos, alguns perdidos, pouquíssimos trocados de comando. Os veteranos da série agradecem nesse sentido, e rapidamente já estarão dominando o game, mesmo com personagens mais novos. Aqui de novidades temos o Rage Art, que quando a barra de energia está baixa e piscando no vermelho você pode soltar uma sequencia especial para causar um estrago no adversário. Temos também os movimentos de Power Crush, que podem “tankar” golpes alto e médios, mas são suscetíveis a golpes baixos e agarrões . A também um super legal “bullet time” que ocorre quando dois personagens estão com a vida baixa e um vai golpear o outro, gerando a tensão de quem vai levar o round.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=x-EAh0HSbqk”]

Bem por falar em jogabilidade de TK7, a grande curiosidade é de como ficaria Akuma personagem de jogo 2D no mundo 3D. Bem podemos dizer que sim a Namco fez um trabalho bastante competente aqui. É até estranho dizer isso, mas ao mesmo tempo que Akuma está bem adaptado ao mundo 3D, eles consegue jogar na mesma forma que consegue em Street Fighter. Ele consegue pular, usar magia, shoryuken,a corrida fantasma e até tem uma exclusiva barra de EX, pra fazer seus Exs moves ou soltar seu especial. Na verdade, na minha opinião, Akuma está até um pouco apelativo demais. Só ir em na TwichTV e ver a quantidade de Akumas que aparecem… Talvez possa até ocorrer o caso de Akuma ter banimento em campeonatos caso não seja balanceado (o que é raro de se acontecer em jogos de luta).

maxresdefault

Tekken 7 traz 7 novos personagens: Shaheen, Katarina Alves, Claudio Serafino, Lucky Chloe, Josie Rizal, Kasumi Mishima e Akuma, além das versões Devil de Kasumi e Kasuya que são Bosses não jogáveis (apenas Devil Jin é jogável). TK 7 também mantém uma base bem alta de personagens que são relativamente novos na série: Leo, Miguel, Alisa, Lars, Bob. Isso acabou dando margem para, na minha opinião, um ponto negativo: Com o destaque de tantos novatos, nomes de cascudos da série ficaram de fora da tela de seleção de personagem como Lee Chaolan, Ganryu, Baek, Julia Chang, Anna Wiilians, Bruce entre outros. Na verdade imagino que em tempos atuais, alguns desses nomes de peso foram deixados de fora mesmo para servir de apelo para a compra de futuras DLC’s …

Segue a lista de personagens:

Katarina Alves

Katarina é a brasileira de Tekken 7. Ela pratica a luta chamada Savate, que é uma espécie de boxe francês. Morena e esbelta, a lutadora foi feita justamente para ter controles e combos amigáveis a novatos, sem muitos mistérios. Katarina fala em português mesmo na versão japonesa do game de luta.

Claudio Serafino

Italiano, Claudio é membro de uma organização “anti-demônios”, que captura e elimina criaturas místicas com seu poder da magia Sirius.

Lucky Chloe

Lucky-chloe-tekken7-render-official

Lucky Chloe é uma otaku, ou seja, uma pessoa que é extremamente fã da cultura japonesa e de seus costumes, como cosplay – fantasia de personagens – além de anime e mangá. Sua luta mistura golpes com passos de dança.

Shaheen

Um homem árabe que luta com estilo de treinamento militar. É outro personagem que foi feito para ser amigável a novos jogadores, com combos fáceis e tranquilos.

Bob

Robert Richards, ou apenas “Bob”, é um lutador de artes marciais com uma trajetória curiosa pois treinou seu corpo para ganhar uma grande quantidade de peso. Apesar disso ele não perdeu sua velocidade e força, o que o torna um personagem muito poderoso na ofensiva, já que seu grande tamanho é uma desvantagem para receber golpes.

Josie Rizal

Josie é uma jovem filipina que pratica esgrima e kickboxe. Suas roupas chamativas podem enganar o oponente, para que ela dê um golpe fatal.

Gigas

Gigas é um monstro vermelho e humanoide que possui elementos cibernéticos ligados em seu corpo. Ele pratica uma arte de luta chamada apenas de “Pulso Destrutivo”.

Jack-7

Jack-7 é o novo modelo da série Jack, personagem recorrente na saga Tekken, que nada mais é que um robô militar com grande poder de combate e armas de fogo.

Kazumi Mishima

Kazumi é ninguém menos que a ex-esposa do vilão Heihachi e, por sua vez, mãe de Kazuya. Ela também pode se transformar em uma forma demoníaca, que adota o nome de Devil Kazumi.

Alisa Bosconovitch

A androide Alise, de origem russa, está de volta em Tekken 7 com novos golpes. Seu sobrenome Bosconovitch vem do homem que a criou.

Asuka Kazama

Asuka Kazama é uma jovem japonesa que usa uma luta baseada no Aikidô para vencer seus oponentes. Ela é considerada a rival da jovem Lili. Asuka também faz parte da família de Jun e Jin Kazama, ainda que indiretamente.

Bryan Fury

Bryan Fury já foi um detetive norte-americano a serviço da Interpol, mas morreu em serviço e logo depois revivido com implantes cibernéticos – o que o transformou em um maligno, e bizarro, zumbi ciborgue.

Devil Jin

Devil Jin é a forma demoníaca de Jin Kazama, um dos protagonistas da série. No game, ele é considerado um personagem extra.

Feng Wei

Tekken-7-Roster-17-1280x1462

Feng Wei, ou apenas Feng, é um lutador de artes marciais chinesas, que estreou em Tekken 5 e desde então tem sido personagem recorrente.

Heihachi Mishima

Um dos chefões originais de Tekken, Heihachi Mishima volta para dar mais trabalho à sua família renegada. Criando seu próprio estilo de karatê, Heihachi é poderoso e desafiador.

Hwoarang

Outro personagem clássico da série que retorna em Tekken 7, Hwoarang vem para mostrar novamente o poder de seu Taekwondo. O jovem de cabelos vermelhos também é rival de Jin Kazama.

Jin Kazama

O herói da saga, Jin é neto de Heihachi e foi treinado por ele no início de sua carreira como lutador. Porém, atualmente ele tem desejo de vingança, pela morte de sua mãe Jun. Jin utiliza diversas artes marciais tradicionais para combate, mas a principal delas é o Karatê.

Kazuya Mishima

Kazuya é mais um antagonista da série e filho de Heihachi. Ele também é organizador do torneio The King of Iron Fist e possui uma forma demoníaca, a Devil Kazuya, tão letal quanto sua forma padrão. Kazuya também luta Karatê, assim como Jin.

King

d21b77887d1926f7c1f47d676560cac3

Outro que é clássico na série, King retorna para Tekken 7 com suas clássicas máscaras. O lutador é mexicano e adepto da “lucha libre” para vencer seus adversários, sempre com a vestimenta que lembra um animal.

Lars Alexandersson

Lars Alexandersson foi o protagonista de Tekken 6 e retorna para mais uma parte da história. Ele é membro da força militar Tekken Force, que tem a missão de combater a organização Mishima Zaibatsu. Sueco, Lars usa roupa de super-herói e tem movimentos rápidos. Vale como curiosidade: ele também participou de um game da série Naruto, como convidado especial.

Eleonore “Leo” Kliesen

Leo é praticante da arte marcial chinesa Bajiquan, especializada em golpes rápidos e violentos a curto alcance. Ela tem um grande senso de justiça e combate as forças da Mishima Zaibatsu enquanto caça seus inimigos.

Lili

A doce jovem Lili vem de família rica, tanto que está sempre acompanhada de seu mordomo Sebastian em quase todas as lutas. Ela usa movimentos de lutas de rua, combinados com movimentos de ginástica rítmica, para vencer seus oponentes.

Ling Xiaoyu

51fc089706f59d0d345bfcb6fb0b81ff

Ling Xiaoyu é outra clássica personagem de Tekken que está de volta para o sétimo capítulo. Chinesa, ela luta dois estilos tradicionais de artes marciais e ainda é uma jovem estudante do ensino médio.

Nina Williams

Nina Williams é uma assassina profissional que está em Tekken desde o primeiro game da série. Ela tem uma irmã, Anna, que não está presente em Tekken 7. Altamente treinada em várias artes marciais para completar missões de assassinato, Nina é uma oponente mortal.

Paul Phoenix

Paul Phoenix é mais um personagem originário de Tekken 1 a dar as caras no novo game da série. O karateka norte-americano é conhecido pelo seu golpe especial de apenas um soco, que derruba os oponentes e suga boa parte de suas barras de energia.

Sergei Dragunov

Sergei Dragunov é um misterioso lutador que pratica a arte do sambo. Ele é russo e membro das forças Spetsnaz, altamente treinado para o combate. Porém, seu visual quase macabro dá a entender que ele é maléfico, quando na verdade seu objetivo é livrar o mundo da Mishima Zaibatsu.

Steve Fox

Steve Fox nasceu em Tekken 4 como um jovem britânico que luta boxe. Ele é filho de Nina Williams (e sobrinho de Anna), porém não sabia que sua mãe ainda estava viva até participar da história. Steve retorna para mais pancadaria em Tekken 7.

Marshall Law

Law-tekken7-render-official

Marshall Law eterna homenagem ao dragão chinês em Tekken. O lutador tem raízes chinesas, mas nasceu nos Estados Unidos. Além disso, seu estilo de luta é o Jeet Kune Do, desenvolvido por Bruce Lee.

Yoshimitsu

Yoshimitsu é um dos guerreiros originais do primeiro Tekken. Baseado em lendas urbanas sobre demônios japoneses, ele sempre aparece com um visual diferente em cada novo capítulo da saga. Seu verdadeiro visual nunca é conhecido, já que ele sempre se apresenta com uma pesada armadura e sua espada para ferir os inimigos.

Akuma

Akuma é lutador originário da série Street Fighter, que veio para fazer uma participação especial (e inusitada!) na saga Tekken.

Eddy Gordo

Um dos personagens mais pedidos entre os fãs brasileiro de Tekken, o capoeirista Eddy Gordo do Brasil marcou seu retorno no sétimo game com uma jornada por vingança contra o assassino de seu pai, Kazuya Mishima. Com uma jogabilidade bastante acessível, Eddy se tornou muito popular por seus combos fáceis e movimentos inusitados da capoeira, mas há também muito espaço para dominá-lo tecnicamente e aprender seus melhores truques.

Lee Chaolan / Violet

0f2fba14e2ec4dff83cac81ed6247a7c--game-concept-character-concept

Inicialmente um personagem clone de Law, com alguns toques de Paul, Lee Chaolan eventualmente se tornou um personagem próprio com um estilo de luta mais característico. Lee foi adotado por Heihachi Mishima para ser um rival para Kazuya, porém abandonou essa posição rapidamente. No entanto, em Tekken 7 ele se vê envolvido de novo com os negócios da família Mishima.

Eliza

A lutadora Eliza que foi escolhida pelos fãs no game grátis Tekken Revolution será um dos bônus de pré-venda de Tekken 7 e chegará em 2 de junho para jogadores que reservarem o game com antecedência. Trata-se de uma vampira que acordou antes do esperado e está a procura de alguém poderoso para se alimentar e recuperar seus poderes. Eliza tem um estilo de jogabilidade bem diferente, com golpes parecidos com os de Anna, ms com ataques especiais semelhantes aos de Akuma.

Master Raven

A mestra do personagem Raven de Tekken 5, Master Raven traz basicamente o mesmo estilo de luta, porém com alguns detalhes diferentes. A lutadora é uma mestra de ninjitsu com várias peças de armadura e uma espada como acessórios. Seus movimentos incluem vários chutes acrobáticos úteis para desviar de golpes enquanto contra-atacam, chutes no ar e agarrões que podem surpreender seus adversários.

Kuma

Apesar de muito semelhantes em seu jeito de lutar, Kuma e Panda têm histórias bastante diferentes. Kuma é um urso-pardo treinado por Heihachi e com inteligência muito acima do normal. Seus golpes incluem fortes patadas com suas garras e um especial o qual ele bate com uma truta em seu oponente como se fosse um taco de beisebol. Uma curiosidade é que este é o segundo Kuma, o primeiro presente em Tekken 1 e 2 morreu de velhice e um novo urso tomou seu lugar desde Tekken 3. Kuma é também apaixonado por Panda

Panda

Fiel parceira da lutadora Ling Xiaoyu, Panda tem um visual bem diferente de Kuma, porém seus golpes são basicamente os mesmos. Uma exceção é seu golpe especial, o qual o urso utiliza movimentos do vôlei como a manchete, toque e cortada. Panda se envolve na história de Tekken 7 quando Xiaoyu desaparece após sair em busca por Jin Kazama.

Quanto as modos do game, Além da campanha principal já falada, em offline temos a Batalha Arcade, tradicional série de lutas onde você enfrenta Heichachi como sub-chefe, e como chefe final Kasumi (esposa de Heihachi) em sua forma normal no 1° round e em sua forma demoníaca no 2° (isso foi muito TK3 ;). A batalha por Tesouro que é uma série de lutas onde o personagem vai ganhando ranking e lutando com advrsários de ranking cada vez maiores (e essa foi de TK5) e além disso no final da luta vai ganhando baús, com itens de personalização aleatórios. Batalha VS, tradicional versus local e modo treino, agora reformulado, com muitas opções de treino é possível escolher golpes e sequências e deixa-las estampadas na tela pra você ir segundo e praticando e possível escolher o comando do bot de treino e etc.

tekken-7-akuma

No modo galeria, algo que geralmente não me prende em games, tive uma agradável surpresa: Além dos movies de TK7, estão presentes TODOS os movies de TODA série Tekken. Estão lá aberturas e finais de todos os personagens desde Tekken 1 até o Tag Tournament 2!

No modo de personalização e possível personalizar seu cartão de jogador pra partida online e personagens, ambos com dinheiro e itens que você vai coletando no modo Batalha por Tesouro. Na personalização de personagens se tem até 10 slots para diferentes customizações, e tem é muito conteúdo para personalizar. Pórem na minha opinião não são muitos o de bom gosto. A maioria dos acessórios é exagerado nos estilo “zueira nevere ends”. Se você gosta de personalizações mais sérias, a poucas opções boas. Agora se você gosta de jogar bem fantasiando você literalmente pode jogar com uma melancia em cima da cabeça!

kuma-3840x2160-panda-tekken-7-4k-5956

No modo online temos as partidas normais e Ranked, em ambos os casos podemos buscar diretamente um adversário, ou escolher a partir de um lobby. Também é possível entrar e organizar torneios de até 8 jogadores. A reports de jogadores, principalmente nos PC’s de demora em achar partidas, tive pouquíssimos problemas para achar partidas e quando achei não tive problemas de conexão ou lag, minha experiência online de um modo geral muito boa.

No quesito gráficos Tekken 7 traz o Unreal Engine 4, que flui bem, super otimizado em todas as plataformas, rodando liso com raríssimas quedas de quadros. Os gráficos são bastantes bonitos e limpos, mas ao mesmo tempo nada surpreendente para os dias de hoje. Parece um pequeno polimento dos gráficos de Tag Tournament 2. Acho que o que peca mesmo nesse detalhe é que a Namco poderia ter dado mais detalhe a expressão facial dos personagens nessa edição de TK, muitas vezes ela não condiz, não tem convicção ou mesmo é exagerada ou ausente em relação ao golpe que se está executando ou recebendo. Os cenários são bonitos com bastantes efeitos alguns são de rolagem infinita, outros limitados a paredes e algumas dessas podem ser quebradas, liberando acesso a uma nova área da arena.

No som temos outro bom trabalho da empresa japonesa. Boa trilha sonora, a batida rock/eletronica em sua maioria combina bem com o ritmo frenético das lutas, enquanto que no menu temos músicas um pouco mais relaxantes, sem te deixar com sono. Os efeitos dos golpes e sons do cenário também são muito bons e respondem muito bem ao que se acontece na luta. Nesse quesito a parte mais peculiar de todas, com certeza, foi a decisão da Namco de fazer com que cada personagem falasse seu pr´prio idoma. E não estou falando da qualidade da dublagem, no geral ela está bem legal. As vozes dos brasileiros Eddy e Katarina estão bem dubladas e combinam muito bem. O estranho é que no diálogo da história cada personagem fala seu próprio idioma, tem uma hora que Heihachi tá falando japones com Claudio que tá falando em Italiano e chega nem sei quem pra interromper a conversa falando em inglês e todo mundo se entende numa boa! Bizarro!

Resumindo: Tekken 7 traz praticamente de volta a receita de sucesso da série, com boa jogabilidade e um jogo rodado liso em todas as plataformas, inclusive no estreante PC. Deve agradar tanto fãns da saga quanto novos jogadores. Poderia talvez ter dado mais destaque a velha guarda de personagens, algo que futuras DLC’s devam sanar

Notas:

Gráficos = 9.0

Som = 9,5

Desafio = 8,5

Jogabilidade = 10

Duração e replay = 10

Custo/benefício = 9

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo