.NotíciaPCPlaystationPlaystation 4ReviewsSquare EnixXboxXbox One

Review- Deus EX – Mankind Divided

deus-ex-mankind-divided-breach-digiboot

Deus EX – Mankind Divided te coloca mais uma vez na pele de Adam Jensen, agente aprimorado da Força Tarefa 29 da INTERPOL, cuja tarefa é descobrir os pormenores de uma conspiração global em um mundo que fora dividido pela segreação entre seres humanos e aprimorados (pessoas que possuem implantes cibernéticos em seus corpos).

Criado pela Square Enix e a Eidos Montréal (Canadá), o jogo segue a história e a jogabilidade de seu antecessor: Deus EX – Human Revolution (2011 – PlayStation 3)

História    
O jogo se passa em Praga, na República Tcheca. Cidade na qual o clima entre os naturais e os aprimorados está extremamente tenso, por conta da catástrofe citada acima, que ocorreu no final do jogo anterior (que se passa dois anos antes deste). Desde então, a polícia e os cidadãos de Praga nutriram um forte preconceito com os aprimorados e grande parte destes foi segregada em favelas, como o enorme complexo Utulék, ao qual seus cidadãos chamam “carinhosamente” de Golem.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Y_PPQeIyJrI”]

Depois dos acontecimentos de Human Revolution, o mundo que conheciamos de seres humanos e aprimorados unidos não existe mais. Um vírus que assolou todos aqueles que eram aprimorados fez com que seus membros agissem descontroladamente e causou um desastre de proporções globais. Desde então, as pessoas que não possuem aprimoramentos (chamados de naturais) segregam e tem um fortíssimo preconceito contra todos aqueles que são aprimorados,sendo estes últimos marginalizados pela sociedade como um todo.

E é neste cenário caótico que você deve desvendar uma conspiração a nível global que pode mudar o destino de todos os seres humanos, aprimorados ou não, do planeta.

Jogabilidade

deus-ex
A série Deus EX é conhecida por misturar elementos de RPG junto a uma jogabilidade de FPS, semelhante ao que a série System Shock (Looking Glass Studios, 1994 / Irrational games, 1999) fez nos seus dois jogos. O jogador conta com um inventário de ítens e armas, o qual ele precisa gerenciar de modo que possa utilizar somente o que ele tem em mãos e não ficar acumulando ítens desnecessariamente. A movimentação é um pouco mais lenta se comparada a outros jogos do gênero, como Doom e Quake (Id Software) ou os jogos da série Call of Duty (Infinity Ward / Treyarch / Sledgehammer Games) e Battlefield (Electronic Arts), pois há um foco mais intenso na parte de diálogos e interações com outros personagens para decidir o curso da história.

dxmd_2015_10_08_1sthandson_screen_online_024-0

Por exemplo, se você assassinar um personagem chave na história, você perderá não só missões paralelas (chamaremos de side quests), como também auxílio futuro deste mesmo personagem e o rumo que a história tomará será um rumo totalmente diferente. Os controles são bem sólidos, a jogabilidade é bem fluida e a parte de upgrades nos aprimoramentos de Jensen são muito bem detalhados. Inclusive a interface do jogo, apesar de bem robusta, é bem intuitiva, fazendo com que você não demore muito tempo para se acostumar com a navegação entre os status.

Gráficos

deus-ex-mankind-divided

Não há como falar de Deus EX sem citar que seus gráficos são belíssimos. O visual do jogo não deixa nem um pouco a desejar, graças ao potencial da Dawn Engine. Há um pequeno problema com Slowdowns eventuais (o jogo as vezes dá umas pequenas travadas e fica um pouco mais lento), mas nada que um jogador Hardcore vá reclamar muito ou que efetivamente vá atrapalhar a jogabilidade deste, ao menos na versão do PlayStation 4.

Houveram alguns problemas mais técnicos quanto a versão do PC, pois parece que alguns jogadores reclamaram quanto a um problema de compatibilidade nas placas de vídeo mais recentes (mesmo com as melhores placas, o jogo estava com problemas de slowdown ao rodar no Ultra), mas o novo patch corrigiu estes problemas.

Defeitos

deus-ex-mankind-divided-capa

Como nem tudo são flores, o jogo infelizmente tem seus defeitos. Apesar de ser um jogo com uma história sensacional, gráficos lindos e recheado de ação e intrigas do começo ao fim, alguns defeitos fizeram com que este novo capítulo da saga deixasse alguns pontos de observação bem pertinentes.

Uma coisa bem interessante é que o jogo inteiro está dublado em Português do Brasil. A dublagem ficou bem feita, porém por várias vezes houveram problemas de sincronia na fala dos personagens (por exemplo, o personagem fica de boca completamente fechada e a sua voz sai mesmo assim, ou o exato contrário), legendas que não condizem com falas dos personagens (muitas vezes dando até um ar de estranheza a experiência) e até mesmo erros de áudio nos diálogos (por exemplo, falas que não deveriam ser ditas naquele instante ou são colocadas completamente fora de contexto). Fora os problemas de alguns Slowdowns que acontecem no meio do jogo, como citados acima.

Conclusão

Não deixe que estes defeitos de fala ou que alguns poucos slowdowns te impeçam de jogar um dos melhores híbridos de FPS / RPG da atualidade. Deus EX – Mankind Divided é um jogo excelente e que, apesar de suas falhas, merece ser jogado com toda a certeza. Com personagens profundos, história marcante, empolgante e intrigante, momentos de ação tensos e uma gama de opções para explorar, é um jogo que vale muito a pena ser jogado.

Nota: 8,5

Ficha Técnica:
Data de lançamento: 23/08/2016
Plataformas disponíveis: PC, PS4, XBOX ONE
Classificação etária: Para maiores de 18 anos
Desenvolvedora: Eidos Montréal
Distribuidora: Square Enix

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo