.BANDAI NAMCO Entertainment IncNotíciaPCPlaystationPlaystation 4PS VitaReviewsXboxXbox One

Review – One Piece:Burning Blood

a1

Após uma longa espera de quase 10 anos, o título One Piece volta ao cenário de jogos de luta nos consoles. Desenvolvido pela Spike Chunsoft e publicado pela Bandai Namco , o jogo está disponível para o Playstation 4 , XboxOne, PSvita e PC. Contando com 42 dos personagens jogáveis e gráficos incríveis o jogo segue o sistema de luta que pode variar de 1-vs-1 à 3-vs-3 com até 3 personagens de apoio.

Modo História

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=szdfgoTwD5g”]

One Piece é um anime/mangá muito extenso contando atualmente com mais de 700 episódios e 800 capítulos então em One Piece :Burning Blood foi escolhido retratar no modo história um dos arcos mais amados e repleto de lutas em toda a história da série , Marineford , conhecida também como “ A Guerra dos Melhores” .

A história do arco começa quando o irmão de Luffy ,protagonista de One Piece , é capturado pelo pirata Barba Negra e entregue aos marinheiros para ser executado.Porém Luffy com o objetivo de resgatá-lo alia-se com antigos inimigos e novos amigos e vai para o Quartel General da Marinha aonde junta forças com o famoso pirata Barba Branca , capitão da tripulação de seu irmão Ace.

Apesar das cenas cinematográficas serem bem feitas , representando alguns dos momentos mais épicos da saga , a escolha deste arco para representar o jogo infelizmente não foi das melhores. Isso porque, para aqueles que nunca viram One Piece até pelo menos o ponto aonde começa esta história, ou seja, no mínimo ter assistido 457 episódios não entenderão o peso emocional deste acontecimento ou reconhecer muitos dos personagens presentes. Além disso, algum dos personagens jogava são participantes exclusivos de sagas passadas e/ou futuras gerando assim alguma confusão para quem não é familiarizado com a série.Logo, o jogo falha em tentar trazer novos fãs para o anime/mangá simplesmente por dá-la já na metade de seu desenvolvimento.

a2

O sistema do modo história é dado em capítulos representando os pontos de vista dos personagens Luffy, Barba Branca, Akainu e Ace sobre a Guerra.Em cada um seguimos uma linha de tempo contendo fases , nas quais são feitas uma introdução explicando o contexto da luta que se dará nela.Assim , luta após luta vai se contando um pouco mais sobre o arco até chegarmos a sua conclusão.

Entretanto, este formato o torna entediante por simplesmente representar apenas um momento de One Piece. Somos forçados ainda a ver vários momentos repetidos, pois os acontecimentos estão todos relacionados fazendo-se desnecessária a divisão em capítulos.

Modo “Versus Procurado”

a3

Nesta outra opção do jogo single player você se torna um caçador de recompensas e deve caçar a cabeça daqueles que estão nos cartazes de procurados. Basicamente são lutas com algumas condições especificas de combate e com dificuldade já determinada.Além disso algumas vezes aparecem cartazes especiais que apresentam alguma característica especifica como por exemplo , enfrentar os personagens aniversariantes do mês ou aqueles que pode se transformar em algum ser gigante .Ao final da luta você receberá uma nota pela sua performance baseada no tempo e na quantidade de vida que restou ao final da luta.

Apesar da proposta criativa, após ter completado alguns cartazes você se encontrará completamente saturado e fará isso apenas para conseguir mais alguns Berries para liberar personagens na Base Pirata .O único motivo para você jogar este modo é caso queira conquistar todos os troféus/conquistas do jogo , caso contrario é completamente descartável apesar de algumas referencias engraçadas para os fãs de One Piece em alguns cartazes.

Sistema de Batalha

a4

Em One Piece : Burning Blood temos como elementos principais presentes nas lutas os poderes das Akuma no Mi ( Frutas do Diabo) , tendo foco principal as habilidades dos usuários do tipo Logia ,que para quem não esta familiarizado com o anime/mangá são o tipo de poder relacionado com elementos ou coisas da natureza como gelo , fogo , fumaça , luz , etc , fazendo com que estes personagens sejam feitos completamente da substancia os tornando intangíveis por qualquer contato e o Haki ,que em One Piece é uma habilidade que pode ser despertada por qualquer pessoa e que está relacionada com sua determinação , dentre outras propriedades , o Haki garante uma muito interessante que é de tornar o lutador capaz de desferir golpes dos corpos antes intangíveis dos usuários de Logias sendo este uma elemento muito presente nas lutas do jogo.Alguns personagens apresentam uma versão do Haki melhorada , tais como Luffy , Shanks , Boa Hancook , Barba Branca e Don Flamingo conhecido como “Haki do Rei” que tem uma característica única no jogo que é a de você obrigar um oponente derrubado , que normalmente não poderia receber golpes , a se levantar permitindo a extensão de um combo.

Pelos personagens do One Piece apresentarem habilidades e estilos de luta dos mais variáveis vemos uma grande dinâmica e diversidade nas lutas e isto junto com os gráficos lindos do jogo gera experiências bem divertidas e gratificantes.Além disso para os fãs ,o jogo garante algumas interações que são referencias a alguns momentos da história nas cenas antes das lutas e a são bem épicas e engraçadas, vale a pena não pular direto para a pancadaria!

As lutas do jogo seguem comandos bem simples mas que se usados de maneira correta podem gerar combos incríveis.Os combos podem variar simplesmente a apertar o mesmo botão algumas vezes a algo mais complexo envolvendo mais de um personagem.Os elementos mais presentes durante as lutas do jogo são , o uso de habilidades , nas quais estão incluídas as Akuma no Mi’s e o Haki , que quando ativados geram um efeito visual incrível , o uso de quebra de guarda , que como o nome já diz é o único meio de fazer com que o oponente pare de defender permitindo começar ou continuar um combo , contudo sua ativação é mais lenta permitindo que o oponente possa desviar e use um contra golpe em você , o uso de ataques especiais que apresentam golpes famosos e poderosos dos personagens do anime/mangá como o RedHawk do Luffy ou o Hikken de Ace,a ativação de um modo Awakened (Deflagração),como no jogo do Naruto Ultimate Ninja Storm, no qual dependendo do personagem pode haver uma transformação como o caso do Luffy utilizando seu Gear 4th ou o Franky se transformando no Iron Pirate ( Suuuuper!!) permitindo também que ao apertar o mesmo botão da transformação o personagem utilize um ataque especial ultimate e por fim uso da mecânica Ataque Unido, Defesa Unida e Choque Unido que permitem respectivamente gastando uma porção da sua barra de ultimate estender um combo com um personagem aliado , interromper o combo do inimigo fazendo com que seu aliado o surpreenda com um ataque especial e finalmente interromper a Defesa Unida do seu oponente com um ataque especial do seu próprio aliado.(Ufa!)

Contudo no jogo há uma falta de balanceamento na força dos personagens, existe uma diferença clara de potencial entre alguns e temos golpes que alguns diriam que são quebrados ou apelões .E ainda os estágios parecem algumas vezes grande demais fazendo com que você possa ficar numa situação de perseguição atrás de seu oponente caso ele utilize alguma estratégia de longo alcance .Vamos esperar para que futuros patches vão melhorem isto até para que o jogo possa entrar em um cenário competitivo com torneios oficiais

Modo Online

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=nMW9O14SoGA”]

O modo online de One Piece : Burning Blood apresenta as opções de partida Rankeada ou Casual e ainda customização de emblemas e títulos que você vai adquirindo no decorrer das suas lutas usando determinados personagens , realizando alguns feitos e usando suas habilidades. Além disso temos outro modo no qual é necessário uma conexão com a internet que é o da “Batalha de Bandeira Piratas” no qual você escolhe uma das tripulações dos personagens do anime/mangá e parte numa espécie de batalha por conquista de território em que temos um grande mapa com diversas ilhas de One Piece e cada uma apresenta uma luta que pode ser tanto contra o computador ou contra alguma pessoa online. O objetivo deste modo é o de ganhar o maior numero de partidas em ilhas diferentes para garantir mais pontos para sua tripulação no mapa e ainda é o único meio de liberar alguns emblemas . Este modo se passa em temporadas e a tripulação vitoriosa recebe alguns prêmios em berries e um titulo para se gabar online de membro da tripulação campeã da temporada.

Conclusão

Apesar dos problemas com balanceamento e escolhas não muito satisfatórias para o single player One Piece : Burning Blood é um bom jogo de luta mesmo não dando muita estrutura para os marinheiros ( piratas!) de primeira viagem com o anime/mangá.O jogo tem potencial para ser o Naruto Ultimate Ninja Storm de One Piece , é apenas o começo de uma nova era para os jogos de luta da série.

Por Rodrigo Copello

Nota: 7.0

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo