.NotíciaPCPlaystationPlaystation 4ReviewsXboxXbox One

Review Star Wars: Battlefront

1

Olá pessoal, hoje lhes trago a análise de Star Wars: Battlefront. Produzido pela DICE e distribuído pela EA ,volta a cena aclamada série de Star Wars em seu jogo de tiro espacial. Após 10 longos anos espera desde seu último game, Battlefront volta com tudo em um game com foco total no multiplayer online. Que FORÇA esteja com você!

“Faça ou não faça. Tentativa não há”

Começando pelo enredo… Er bem quero dizer… bem, não há enredo. Os produtores se apegaram ao ensinamento de mestre Yoda e o obedeceram. Eles nem tentaram, não existe enredo. Não existe no game um modo história. Talvez eles tivessem pensado: Hora bolas, quem não conhece a Star Wars? Não vamos perder tempo contando o que todo mundo já sabe e vamos logo para o que interessa.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ZwWLns7-xN8″]

No quesito jogabilidade, temos um FPS/TPS de mecânica bastante ágil e fluída, os comandos respondem bem a game que é muito rápido e dinâmico, se assemelhando muito a série Battlefield. Aqui o único problema realmente chato, é o fato de não haver um movimento de escalada ou de transposição de pequenos obstáculos. Caso o pulo não seja o suficiente para passar daquela caixa ou pedra, não haverá outro meio de passar, lhe resta dar a volta, mesmo ser for um pequeno objeto. Essa falha faz com que muitos players façam uso do jetpack como equipamento secundário, que serve para tomar um grande impulso para passar obstáculos, cruzar grandes distâncias, fugir e etc.

Em Battlefront como esperado temos os blasters como armas principais. Temos pistolas (leves e pesadas), rifles de assalto e de precisão e até uma shotgun de laser. Quase todas as classes de armas normais, adaptadas ao universo de SW. Em Battlefront, temos StarCards que fazem as vias dos equipamentos secundários. Podemos fazer vários SETS de 3 star cards, mas podemos levar apenas 2 sets para um determinado round. Entre star cards temos 2 que podem ser usadas indefinidamente, apenas aguardando o tempo de “cooldown” e outras, que é necessário acumular “cargas” que podem ser coletadas pelo cenário. Entre as star cards temos granadas comuns, granadas e torpedos de íons (para contra atracar eletrônicos e veículos em geral), rifles de carga, misseis teleguiados e até mesmo uma balestra wookie. Pelo cenário além das cargas e possível coletar power-ups, que funcionam igual as star cards normais, mas com apenas um único uso, porém com itens melhores, entre eles uma poderosa granada implosiva, drones de reconhecimento, disparos orbitais e até mesmo uma versão de R2D2 modificada para atacar seus inimigos.

2

E Battlefront contamos inicialmente com 6 heróis. Pelo lado dos Rebeldes temos: Luke Skywalker, Han Solo e Lea Organa. Pelo lado do Império temos: Darth Vader, Imperador Palpatine e Boba Feat. Eles ficam disponíveis em certos modos de jogo. A desenvolvedora prometeu em futuras expansões novos heróis, além de outros conteúdos. Vader e Luke são a força bruta jedi, Solo e Boba são especialistas em tiros e armas e Lea e Palpatine servem de apoio tático e suporte ao time. Cada um deles contam com armas e habilidades únicas e podem trazer vantagens enormes ao seu time.

O jogo trabalha com sistemas de rank e créditos, que são ganhos no final de cada partida, que são maiores conforme seu desempenho. Conforme avançamos o rank, vamos liberando novas armas, star cards, customização dos personagens e novos emotes. Os emotes são como poses de vitória ou provocação de combate. São bastantes variadas e divertidas.

Modos de jogo: Para o single player (que pode ser jogado também em COOP) temos o treinamento, o modo batalha e um modo surrival. Todos eles tendem a ser a mesma coisa que os modos multiplayer, só que contra bots.

3

No modo multiplayer temos:

  • SUPREMACIA: Funciona como um modo de captura de pontos de controle de forma progressiva. Ganha quem controlar todos os 5 pontos, ou a melhor pontuação acabar.
  • Ataque dos Walkers: O grande modo carro chefe de SWBF. Nesse modo os rebeldes têm que capturar 2 “sistemas de mira” enquanto o império tenta mantê-lo desativado. Quanto mais tempo ele fica ativado, maior é o bombardeio feito pelos Y-Wing nos AT-AT, e mais tempo os rebeldes tem para abate-lo. O império ganha se pelo menos 1 AT-AT chegar até o fim do mapa, e os rebeldes ganham abatendo todos eles.
  • Esquadrão de caças: Nesse modo o combate é feito exclusivamente por naves. Ganha quem fizer mais pontos.
  • Batalha: O famoso e simples mata-mata, mais pontos = vitória
  • Captura de carga: Este é o modo pega bandeira deste game.
  • Captura de drones: Esse modo é parecido com o modo conquista de Battlefield, porém os pontos de controle são drones que ficam se movimentando pelo mapa.
  • Caça ao Herói: Na modalidade, há um esquadrão de Stormtroopers formado por sete jogadores, que deve encarar um único herói controlado por outro usuário. O objetivo é eliminar o herói, ou seja, causar dano e dar o último tiro, para tomar a posição de Rebelde e pontuar. Apenas um dos oito jogadores sai com a vitória.
  • Heróis vs Vilões: Ne modo de 6vs6 3 personagens controlam os heróis de 3 cada time. Vence o round quem conseguir matar primeiro os 3 heróis do time inimigo.

Nos modos de jogo em que é permitido o uso de veículos, temos o AT-ST, AT-AT que não pode ser conduzido, apenas controlado seu armamento e por um curto período no modo Walker Assault (senão era apelação demais!), Speedbike, Snowspeeder (que pode abater o AT-AT com o cabo de tração), os famosos X-Wing e a dupla do Império o TIE Fighter e Interceptor. No modo esquadrão de combate temos como nave heroica a Millennium Falcon para os rebeldes e o Slave 1 para o Império. No modo Walker Assault também é possível ver o Y-Wing durante o bombardeio as AT-AT, porém não é possível controla-lo de nenhuma forma.

5

No quesito som temos uma unanimidade. Os sons de efeitos são simplesmente magníficos e sempre bem encaixados e sincronizados com a ação. Ao fechar os olhos e só ouvir o game a sensação de estar dentro do filme é real. O PEW-PEW-PEW dos blasters são emoção pura! Não só eles, mas os sons de explosão (principalmente a granada implosiva) merecem destaque. Como é um jogo de tiro, a música é presente basicamente só nos menus, mas todas tiradas diretamente dos filmes, o que é muito bom. A dublagem PT-BR divide opiniões, a quem diga que está muito ruim, mas acredito que é mais pelo fato de não terem trazido os dubladores originais, que ainda estão na ativa, porém há sim qualidade na dublagem dos heróis. É logico que a nostalgia diminui (principalmente a voz de Vader, que poderia ter tido um pouco mais de impacto). As vozes das tropas normais são melhores e respondem muito bem ao calor da batalha e danos recebidos. Elas também são muito boas quando é usado os emotes.

No quesito gráfico outra unanimidade. Magnífico poderia ser usado para descrever esse quesito sem hesitação. Os efeitos, as texturas, a água, a luz, os lasers são realmente incríveis. O uso do motor Frostbite 3 foi incrivelmente bem aproveitado trazendo um jogo lindo e incrivelmente bem otimizado. Roda a 60 FPS em todas as plataformas, com raras quedas de quadros. A ambientação também é incrível. Todos os mapas se passam nas regiões dos cenários dos filmes, e são muitas as referencias nesses locais. Mesmo com a ambientação cinzenta dos filmes do início da década de 80 (o jogo conta apenas com elementos da primeira trilogia, já, já chegaremos a explicação dessa parte…) os gráficos são vivos e tenho que dar um destaque ainda maior a floresta de Endor, que está fantástica demais.

maxresdefault

Bugs são raríssimos, e eu sinceramente não presenciei nenhum que não tenha sido provocado por lags da internet e/ou server. Nesse ponto temos outro lado positivo. Durante o gameplay os servers tem mostrado bastante estabilidade, provocando pouquíssimo lago nos players.

Agora vamos aos principais problemas e reclamação dos fãs. O jogo foi lançado com preço alto no PC e muito alto nos consoles. Isso somente na versão básica. O jogo em seu lançamento já possui 5 expansões programadas. Com passe de temporada as versões de console estavam ultrapassando facilmente a casa de R$350,00!

Por falar nisso, o jogo foi lançado somente com conteúdos da primeira trilogia. Vai demorar muito tempo até que TODO o conteúdo esteja disponível. Provavelmente a comunidade já vai estar enjoada do game quando a ultima expansão sair.

Star-Wars-Battlefront-trailer-570918

Aliado ao fato de ter sido lançado um game caro, incompleto e sem modo história, temos outro grande problema, justamente no grande foco do game: O multiplayer não conta com um sistema de server browser, como o de Battlefield por exemplo. Isso nos leva há um sistema de matchmanking, que tem dificuldades ENORMES em se achar uma partida. Determinados modos de jogo então? Esqueça-os. Isso me deixou muito triste. Eu realmente gostei do jogo, mas já existem dias e horários específicos que já está praticamente injogável. Os desenvolvedores e a produtora têm que corrigir isso imediatamente, antes do game se tornar um novo Titanfall (muita hype, muito sucesso no lançamento, e esquecido em menos de 1 ano).

Resumindo SWBF, apesar de não ter inovado o gênero, de não ter um modo história, e ter seus grandes problemas a nível de servidor e pode não ser exatamente o que os fãs esperaram por tanto tempo, mas é um bom FPS/TPS. Teve bastante capricho na execução in-game. Os amantes de jogo de tiro e Star Wars iram gostar do jogo. Fico na torcida para que o jogo lance rápido todas as expansões e se resolva os problemas de servers vazios e dificuldade de achar salas para jogar.

Notas:

Gráficos = 10

Som = 10 (Dublagem = 8,5)

Jogabilidade = 9,5

Duração e replay = 7,0

Diversão = 9

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo