.Brasil Game ShowCobertura de EventosNotícia

Cobertura BGS 2014 – Toren: A espera valerá a pena?

1407247486-toren

Em desenvolvimento desde 2011 pela Swordtales, o jogo foi o primeiro a conseguir apoio da Lei Ruanet.  O projeto conseguiu uma arrecadação de imposto de empresas pela lei em um total de R$ 370 mil.

Foi muito animador quando pude experimentar pela primeira vez o jogo Toren, que tinha uma demo disponível rodando em um PC, aliás, é a grande promessa considerado “o grande jogo brasileiro”, premiado com uma Menção Honrosa no Independent Games Festival, “Melhor Jogo de PC” no E-Games Awards,  foi finalista na categoria Art Design no IndiePub e na premiação do Brasil Game Show.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=4u6VjOpTQyc”]

Todos os monitores que estavam rodando a demo estavam com brilho em excesso, achei que era o equipamento, mas ao perguntar para um representante da produtora, ele me informou que era uma das características do período diurno do jogo.  Caso seja isso mesmo, espero que corrijam até a versão final, pois certamente isso tirou um pouco da beleza do jogo.

Assim que os logotipos do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet se foram, a demo começava com uma breve introdução e logo em seguida pude controlar protagonista Moonchild, em suas várias versões bebê, criança/adolescente e adulta.

image_12

Comecei controlando a protagonista adulta e logo em seguida a Moochild bebê no qual você apenas movimenta a pequena criança inábil até determinado local. Já com a Moonchild criança/adolescente pude empunhar uma espada, correr, pular e explorar os ambientes.

E é aí que os problemas começaram… Quando tive que mover a personagem pelo ambiente, claramente pude perceber que o jogo precisa de muito polimento. A personagem parecia não encostar de fato no chão para caminhão, o pulo era desproporcional e sem previsão alguma sobre distância, dando a impressão que foi programado para que você conseguisse chegar do ponto A ao ponto B, não importasse a distância.

wallpaper_2_1680

Quando a espada de Moonchild atingia os pequenos monstros que rondavam a torre, não recebia nenhum feedback sobre o sucesso ou insucesso do meu ataque, nenhum som ou vibração no controle, nada.  Tudo que me restava era brandir a espada até os seres sumirem.

A direção artística do jogo tem características bem peculiares e interessantes, pois mesmo tendo cores vivas foi possível notar uma melancolia mística na construção dos cenários e na trilha sonora.  É uma pena que esse espírito não consiga ser transmitido em sua plenitude graças a uma modelagem 3D limitada, dando a impressão de falta de capricho.

Os puzzles apresentados durante a demo também não inspiram muito, parecem simples demais e a falta de orientação durante o jogo forma um vazio, tive explorar o ambiente sem motivos aparentes até que eu achasse uma coroa para que eu pudesse tirar o dragão do meu caminho.

toren2

Por ser um jogo tão esperado da cena indie brasileira, inspirado em Zelda e Shadow of the Colossus, em desenvolvimento há tanto tempo e que ainda contou com o apoio do Lei Ruanet, enfim, uma grande promessa, eu esperava mais de Toren a essa altura do campeonato.

Tudo ainda se trata de uma demo e muita coisa pode ser aperfeiçoada até o lançamento do jogo.

Os jogos indie brasileiros já chegaram em um patamar de excelência no qual temos mesmo que prestigiar. Jogos como TowerFall e Aritana estão buscando seu lugar ao sol e mesmo com dificuldades durante o desenvolvimento e a ausência de apoio da Lei Ruanet, se destacaram pela sua qualidade. Torço muito para que Toren tenha a mesma trajetória, porém, para que isso aconteça, algumas correções são imprescindíveis até o lançamento.

Toren deve sair no começo de 2015 para PC e PS4.

Por Jonathan B. Santos

 

Eduardo Lino

Eu sou o criador do Site Gamer Spoiler. Jogo video-games desde sempre, atualmente tenho um Nintendo 3DS, um Nintendo Switch e um Xbox One. Apaixonado por animes e Cachorros. Quem quiser me add na Live: EDU4RDO_H

Quer trocar uma ideia comente aqui

Botão Voltar ao topo